Não é de hoje que vemos aquela velha batalha de iPhone vs celulares com Android, mas, afinal, qual é a melhor escolha?

Com os impostos pagos aqui no país, está cada vez mais difícil adquirir um iPhone, mas quem faz parte do time da Apple defende com todas as forças o aparelho, e não abre mão por nenhuma outra marca. Os pontos mais defendidos em relação ao produto da Apple são o design, a segurança e a facilidade de navegação, mas reunimos, além desses, outros motivos para você avaliar se realmente vale a pena comprar um iPhone.

Prós

Aplicativos exclusivos

Grande parte dos aplicativos são lançados primeiro na plataforma iOS, e só depois para Android. Isso acontece pelo fato de o público da Apple ter maior poder aquisitivo. Existem ainda os aplicativos que são exclusivos para iOS, ou seja, não existe nenhuma outra versão para as demais plataformas.

Design

O design oferecido pela Apple é um assunto que não precisa nem de defesa, tanto é que as outras marcas sempre acabam adotando alguma característica do aparelho. Fino, elegante e com o acabamento impecável, o iPhone é sinônimo de status e bom gosto.

Segurança

O controle de qualidade da Apple é muito mais rígido e cada aplicativo passa por um processo de análise rigoroso antes de ser enviado para a App Store. Com isso, as chances de um usuário da marca cair nas armadilhas de um aplicativo malicioso é muito menor. Além disso, o iPhone oferece algumas ferramentas para aumentar a sua segurança em casos de perda ou furto do aparelho, como o “Buscar iPhone”, por exemplo.

Contras

Preço

Infelizmente, o preço do produto acaba sendo um dos maiores contras quando se trata da Apple, ainda mais se o consumidor não tiver a condição de adquirir o produto fora do país. Além de já ter o seu preço muito elevado, os impostos aplicados aqui no Brasil dificultam ainda mais a aquisição do aparelho.

Uma alternativa é comprar um aparelho seminovo ou, se você já é cliente da Apple, pode ainda dar o seu antigo aparelho como parte do pagamento de um novo em algumas lojas.

Memória

Por não oferecer a opção de cartão de memória, a escolha da capacidade de armazenamento do aparelho tem que ser muito bem pensada antes da compra para que não cause dor de cabeça posteriormente. Quanto mais memória, maior o valor do produto, mas boa parte dos arquivos podem ser salvos na nuvem, o que libera mais espaço no dispositivo.

Acessórios exclusivos

Em muitos pontos isso é algo positivo, pois a qualidade e design dos acessórios da Apple são indiscutíveis, mas a obrigatoriedade de comprar os produtos exclusivos pode causar dor de cabeça, pois os preços não são muito acessíveis, e no caso do cabo de energia, por exemplo, que é algo essencial para o funcionamento do aparelho, pode se tornar um problema.

Agora que você já conhece os principais prós e contras do aparelho, está na hora de decidir se vale a pena comprar um iPhone. O aparelho continua sendo uma das melhores opções do mercado, pois além de todas as vantagens comentadas no artigo, a assistência também é um dos maiores pontos positivos na hora da escolha.

Já está convencido a comprar um iPhone ou está querendo trocar o seu aparelho por uma versão mais nova, mas precisa economizar? Confira essas 7 dicas para comprar iPhone mais barato.