Você já parou para pensar que o seu iPhone pode estar lento por que ele está com a memória cheia? Todos os vídeos e fotos que você recebe pelo Whatsapp, por exemplo, ficam armazenados no aparelho e é necessário limpar essa memória regularmente para liberar espaço no iPhone.

O ideal é que você mantenha somente o que for necessário, removendo todos aqueles memes que recebe dos amigos e desinstalando os aplicativos que não usa.

Pensando em ajuda-lo nessa, listamos abaixo algumas maneiras de liberar espaço na memória do seu celular:

Desative o compartilhamento automático

Se você deixar essa função ativada em sua iCloud, todas as fotos que você tirar de outros dispositivos acabarão na memória do seu aparelho. Se o compartilhamento com outros usuários também estiver ativado, você recebe todas as fotos tiradas pelos seus contatos que também estão conectados.

Haja memória para tudo isso, não acha? Para liberar espaço no iPhone, vá em “Configurações  — Fotos e câmera” e desative essas duas opções.

Apague os aplicativos que não usa

Pode ser que você ainda conserve em seu aparelho alguns aplicativos que nunca usou. Muitos deles você nunca vai usar.

Portanto, verifique em “Configurações — Geral — Uso — Gerenciar armazenamento” e veja o quanto de memória cada aplicativo ocupa. Libere espaço no iPhone desinstalando aqueles que você não usa, mesmo que sejam da Apple.

Apague vídeos, arquivos e mensagens

Se você assiste a filmes e séries a partir do seu celular, esses vídeos podem ficar armazenados. Para que manter todos eles se você já assistiu?

Além disso, as suas mensagens em aplicativos de conversa ou SMS ficam todas lá, até você apagá-las. É por isso que você precisa fazer essa verificação periodicamente.

Alguns aplicativos, inclusive, permitem que você programe por quanto tempo deseja manter os históricos.

Utilize o iCloud ou Google Fotos

Se os seus vídeos e fotos ficarem armazenados na nuvem, você não vai precisar mantê-los na memória do seu celular. Vale lembrar que o Google Fotos conta com uma versão gratuita para armazenamento otimizado.

Imagine se você tivesse somente a memória do aparelho para guardar tudo isso? Ainda bem que a tecnologia permite outras opções.

Apague o cache do navegador

O seu histórico de navegação é gravado no aparelho e, com o passar do tempo, isso acaba consumindo mais memória do que você imagina.

Para liberar espaço no iPhone, entre no menu “Ajustes” , selecione o seu navegador e escolha a opção “Limpar histórico e dados dos sites”.

Inscreva-se em um serviço de streaming de música

Músicas ocupam um espaço significativo na memória do seu aparelho. Já imaginou o que seria dele com todas as suas playlists armazenadas? Não ia sobrar espaço para mais nada, não é?

Inscrever-se em um serviço de streaming permite que você faça um upload das suas playlists na nuvem, sem ocupar a memória.

Não baixe automaticamente o conteúdo do Whatsapp

Existe uma opção que não permite que as fotos, vídeos e gifs recebidos pelo Whatsapp sejam automaticamente baixados para o seu aparelho. Você tem noção do conteúdo diário que costuma receber?

Pode ter certeza de que ele é suficiente para que, em poucos dias, a sua memória fique abarrotada. Com essa opção, você só baixa o que realmente quiser ver. Para ativá-la, entre no aplicativo e vá em Menu-Configurações-Uso de dados.

Além disso, é importante sempre fazer uma “limpeza” nesses conteúdos, mantendo somente o necessário. Para isso, entre nas pastas de imagens e fotos e delete todo o conteúdo desnecessário.

E você, tem outras dicas para liberar espaço no iPhone? Deixe o seu comentário abaixo.