Quando os nossos aparelhos sofrem alguma pancada, costumamos nos preocupar e procurar a melhor forma de arrumá-los. Por esse motivo, ao recorrermos a pessoas próximas, ou à própria Internet, chegamos à seguinte questão: devemos procurar uma assistência autorizada ou especializada?

Primeiro, é importante que você saiba qual a principal diferença entre elas, considerando que uma assistência própria da Apple é composta por profissionais da própria empresa para realizar os procedimentos, cobrando um valor estabelecido de acordo com o problema. Entenda:

  • autorizadas: são empresas terceiras que realizam reparos nos equipamentos, de modo que os funcionários recebem treinamentos próprios da Apple. Por esse motivo, devem seguir as regras exigidas pela empresa;
  • especializadas: são assistências que contam com profissionais especializados no assunto e, apesar de não terem uma autorização oficial, podem oferecer o mesmo serviço por um preço mais acessível, além de não comprometerem a garantia em alguns casos.

Em algumas situações, a busca pelo reparo feito por uma assistência oficial pode fugir do orçamento da pessoa, dessa forma, qual a melhor escolha a se fazer? Especializada ou autorizada? Veja abaixo mais algumas diferenças! Boa leitura!

Custo-benefício maior nas especializadas

Uma das preocupações dos usuários é em relação ao custo para fazer o serviço. Dentro das autorizadas, o valor é maior por conta da exigência das empresas dos celulares. Como eles precisam seguir o preço de tabela e fazer reparos apenas com peças genuínas, o orçamento costuma ser elevado.

Já nas especializadas, os profissionais não precisam cumprir as exigências das grandes empresas, por esse motivo, o serviço tem um custo-benefício bem maior. No entanto, apesar de não precisarem seguir exigências, as empresas especializadas contam, sim, com profissionais bastante eficientes, capazes de entregar um resultado semelhante ao da autorizada.

Um detalhe importante é verificar, no site oficial da Apple, para consultar o preço de conserto em uma autorizada. Caso ele esteja categorizado em “Outros danos”, que vão além da tela quebrada, o valor do reparo pode ser semelhante ao de um aparelho seminovo.

Serviços realizados em menor tempo

Uma das exigências de uma assistência autorizada é fazer uma análise do problema ocorrido. Porém, o tempo pode ser muito maior para fazer o reparo. Isso ocorre porque a empresa precisa verificar as condições do aparelho, e o processo costuma ser bastante burocrático.

A vantagem de uma assistência especializada, nesse caso, é que o processo para reparo é “ir direto ao ponto”. Os testes para identificar os problemas são mais práticos e rápidos, não tomando tempo do profissional responsável pelo reparo.

Possibilidade de não anular a garantia oficial da Apple

A preocupação por parte dos usuários que precisam levar o seu aparelho para o conserto é a anulação da garantia do equipamento. Até um tempo atrás, era fato: caso você levasse o seu aparelho para realizar a troca do display, por exemplo, automaticamente, perdia a garantia.

Nos últimos tempos, a Apple mudou a sua estratégia, permitindo que os seus clientes procurem tanto uma especializada quanto uma autorizada para trocar a sua tela, sem prejudicar a garantia.

No entanto, se você precisar ativar o benefício, eles fazem uma inspeção no aparelho, para ver se o problema de fabricação foi forjado ou foi causado pelo mau serviço da assistência. Por esse motivo, fique atento e escolha apenas profissionais de confiança.

Suporte a aparelhos mais antigos

Com o passar dos anos, para se manterem fortes diante da concorrência, a fim de atrair mais clientes, grandes empresas, como a Apple, buscam lançar um novo smartphone ano após ano. Seguindo o modelo, é comum as empresas autorizadas criarem um limite para dar suporte ao seu aparelho, afinal, a intenção é a de que você adquira um novo.

Caso você tenha um aparelho mais antigo, como um iPhone 3GS, pode sentir dificuldades para encontrar alguém que possa arrumar o seu antigo gadget. Para uma autorizada, a melhor solução seria trocar para um modelo mais novo. Porém, você está certo de que não quer se desfazer do celular tão cedo, pois o modelo ainda lhe serve muito bem, independentemente da defasagem.

A solução é procurar um atendimento especializado. Como eles não precisam seguir as regras passadas pelas grandes empresas, têm a liberdade de dar suporte a uma quantidade maior de pessoas.

Depois de saber um pouco mais das diferenças entre buscar uma assistência autorizada ou especializada, ao optar pela segunda, saiba que a iCaiu oferece serviços que podem resolver o seu problema. Quer saber mais detalhes? Entre em contato conosco!