Os aparelhos celulares da Apple, além de serem conhecidos como os mais tecnológicos, possuem uma grande vantagem em relação aos outros: a câmera iPhone.

Na DxOMark, empresa que se dedica a fazer testes avaliando câmeras de iOS e smartphones, é possível comprovar a liderança do da câmera iPhone no mercado. Os testes avaliam características como flash, zoom, cores, saturação, modo retrato e outras funções.

Reconhecida por sua alta resolução, a câmera presente no iPhone é um grande atrativo. Com as novas atualizações do iOS, as funções de fotografia e vídeo estão cada vez mais modernas.

Uma tecnologia da Apple, por exemplo, é a leitura de QR Code. Com ela, não é preciso baixar um aplicativo para realizar a leitura, basta posicionar a lente para escanear o código.

Alguns recursos ajudam (e muito) na hora de gravar uma boa recordação. Separamos alguns deles abaixo.

Atalhos para câmera

A maneira mais rápida de abrir a sua câmera iPhone é através do ícone que fica no canto inferior direito. Basta tocar na tela e deslizar o dedo para cima, sem precisar desbloquear o aparelho.

É possível, também, acioná-la através do fone de ouvido, quando conectado ao iPhone, ou pelos botões de volume laterais. Assim, você tem mais firmeza nas mãos para tirar sua foto.

Nos iOS mais novos, você pode usar o botão de início e a central de controle para gerir suas preferências da câmera iPhone. As configurações podem ser estabelecidas em Ajustes.

A maneira mais rápida de abrir a sua câmera iPhone é através do ícone que fica no canto inferior direito. Basta tocar na tela e deslizar o dedo para cima, sem precisar desbloquear o aparelho.

É possível, também, acioná-la através do fone de ouvido, quando conectado ao iPhone, ou pelos botões de volume laterais. Assim, você tem mais firmeza nas mãos para tirar sua foto.

Nos iOS mais novos, você pode usar o botão de início e a central de controle para gerir suas preferências da câmera iPhone. As configurações podem ser estabelecidas em Ajustes.

Tire várias fotos seguidas

Tirar fotos de objetos e cenas em movimento pode ser uma tarefa difícil. Para facilitar, a câmera iPhone tem um dispositivo que permite tirar até 10 fotos por segundo.

Segurando o botão de tirar foto, você ativa o Burst Mode. Dessa forma, é possível registrar várias imagens seguidas e escolher as melhores fotografias armazenadas no álbum.

Utilize a grade de apoio

O recurso chamado Viewfinder, mais conhecido apenas como "grade", faz com que as fotos saiam com enquadramento melhor e com um nivelamento correto.

A ferramenta segue a "regra dos terços" da fotografia, que define o enquadramento através de linhas retas na tela da câmera, o que permite o posicionamento ideal dos elementos na imagem.

Foco

Ao clicar no ponto desejado para foco, a câmera iPhone consegue um clique mais nítido. Quanto mais iluminada a cena, maior será a facilidade para focalizar o objeto.

Depois de fazer o foco, ainda é possível aumentar ou diminuir a luminosidade manualmente, rolando o ícone para cima ou para baixo, o que contribui para uma foto mais bonita.

Lentes engorduradas podem dificultar o foco e, principalmente, atrapalhar a nitidez. Por isso, é interessante sempre limpar a lente antes de fotografar.

Para uma foto perfeita, evite usar o zoom. O recurso, apesar de muito útil, tira o foco e a resolução da imagem. O ideal é, se possível, aproximar-se mais do objeto.

Timer

A opção de programar um timer é ideal para tirar fotos em grupo, pois permite que todos os componentes apareçam na imagem. O recurso permite tirar uma foto sem precisar utilizar as mãos, aumentando o ângulo da câmera.

Para isso, com a câmera iPhone aberta, pressione o ícone do relógio no canto superior da tela. Escolha o tempo entre 3 e 10 segundos e faça sua foto.

Modos da câmera iPhone

Os iPhones, a partir da geração 7 Plus, vêm com o modo Retrato instalado. A ferramenta usa as duas câmeras do iPhone, criando efeito de profundidade de campo.

O Retrato cria uma foto que prioriza a nitidez do objeto e produz um fundo desfocado. Você ainda pode colocar efeitos de iluminação, adicionando luzes de estúdio e de contorno.

No modo Panor , você pode tirar uma foto com um ângulo incrivelmente amplo. As fotos panorâmicas são perfeitas para captar paisagens e objetos 360°.

Para fotos em redes sociais , o modo Quadrado é uma boa opção. Ele limita o quadro da câmera iPhone para a mesma medida usada em apps de compartilhamento de fotos.

Vídeo

A câmera iPhone permite que você faça vídeos com qualidade profissional , com efeitos como zoom e flash, que também estão disponíveis para vídeo. A diferença é que o botão do obturador é alterado de branco para vermelho.

Se você quiser cortar o tamanho do seu vídeo, toque em "Editar" e ajuste os tempos de início e fim ou, se quiser uma edição mais detalhada, baixe aplicativos específicos.

A Câmera Lenta é uma ferramenta utilizada para mudar a velocidade das imagens. Os vídeos são gravados normalmente, mas, ao reproduzi-los, eles aparecem com o efeito.

Enquanto isso, o Time-lapse grava vídeos em intervalos de tempo selecionados. Quando você usa a função, basta tocar no obturador e ele tirará fotos até você tocar no botão novamente.

Você ainda pode tirar fotos enquanto grava vídeos. Isso é possível na câmera iPhone através do botão branco que aparece do lado esquerdo da tela durante a gravação de um vídeo. Basta clicar nele para fotografar enquanto continua gravando o vídeo normalmente.

Separamos, também, uma lista com 6 aplicativos para usar com sua câmera iPhone

  1. Photo Mirror: O app possui o recurso de duplicar fotos, espelhando na vertical ou na horizontal. Existem mais de 10 efeitos em 2D u 3D, incluindo molduras especializadas.
  2. Facetune: Ideal para quem gosta de selfies, o aplicativo ajusta ou remove imperfeições. Além dos filtros personalizados, ele permite clarear dentes e ofuscar marcas e espinhas.
  3. Lightroom: Parte do pacote Adobe, o Lightroom foi criado para edição rápida e para o armazenamento de fotos digitais. Ele permite salvar configurações para fotos futuras, podendo organizá-las por pastas.
  4. Huji Cam: O nome da ferramenta faz referência à Fujifilm, a primeira câmera descartável do mercado. Criando um efeito vintage próximo do analógico, o Huji remete à nostalgia através dos efeitos.
  5. VSCO: O VSCO permite que o usuário tire fotos diretamente do app. Você pode editar as imagens, ajustar luz e sombra e, ainda, usar filtros próprios.
  6. Afterlight: O app traz várias ferramentas manuais que deixam as imagens mais naturais. Ao mesmo tempo, possui molduras e filtros artísticos para personalizar suas imagens.
  7. Além de aplicativos, você também pode utilizar acessórios para sua câmera. Os mais utilizados, geralmente, são a GoPro, que permite maior ângulo da foto, e o Fish Eye, que tira fotos divertidas em formato redondo.

Agora que você já sabe algumas dicas para usar sua câmera iPhone da melhor maneira, tire fotos de momentos inesquecíveis e compartilhe com seus amigos!

Leia também: 5 melhores aplicativos para editar fotos no iPhone