Apesar de os aparelhos da Apple serem conhecidos por sua durabilidade, alguns acessórios são alvo de reclamações constantes dos usuários, dentre eles os cabos. Por isso, neste post, vamos mostrar a você como proteger o cabo do iPhone.

Esses acessórios estão entre os campeões de reclamação, pois os materiais utilizados na fabricação dos fios são mais frágeis. Além disso, o mau uso potencializa a chance de danos.

O cabo Lightning, lançado em 2012, promete diminuir as reclamações, pois garante uma maior durabilidade ao cabos do iPhone.

Lightning

Saber como o fio Lightning funciona ajuda a entender como proteger o cabo do iPhone. Nesta versão, foram feitas algumas melhorias em relação aos cabos antigos.

Ele é menor do que os anteriores, com conector de oito pinos ao invés de 30, o que faz com que se encaixe melhor nos aparelhos.

Um pouco maior que o micro USB Conector, o Lightning conecta nos dois lados do conector. Ele processa corretamente em qual deles você se conectou e envia os sinais elétricos para que essa parte funcione normalmente.

Além de ter 100% de compatibilidade com qualquer aparelho da Apple, o cabo possui um metro de tamanho e um design compacto e leve , permitindo que ele seja facilmente enrolado.

Entretanto, vale lembrar que, se enrolado de maneira errada ou manuseado sem cuidado, o Lightning pode ser danificado.

Alguns problemas são comuns, como quebra dos cabos e falha na hora de carregar o aparelho. Para evitar que os fios percam sua função, separamos 5 dicas simples e importantes. Veja a seguir.

Como proteger o cabo do iPhone

  1. Enrole e prenda o fio de forma correta

Muitas vezes, cometemos erros na hora de enrolar o cabo do carregador depois de usar e acabamos danificando o acessório.

Uma das principaisfalhas é enrolar os fios em torno do adaptador, pois isso pode quebrar os cabos internamente. O mais indicado é enroscá-lo em torno da mão.

Para não dobrar os fios, utilize um velcro ou um arame para prendê-lo. Pode ser aqueles vendidos em lojas especializadas ou até mesmo aqueles lacres usados para amarrar saco de pão.

Você também pode comprar protetores de cabo. É possível encontrá-los em diversas lojas on-line e em lojas físicas de celulares. Conhecidos também como os Tudia Klips, basta deslizar a peça até o fim do cabo para protegê-lo.

2.     Proteja todo o cabo

Sabe aquelas canetas que você ganha de brinde e que você tem aos montes em casa? Elas podem ser muito úteis para proteger o cabo do iPhone.

É importante que ela tenha aquela mola interna.Dessa forma, basta abrir a caneta, retirar a mola que tem dentro e prender no fio.

Para isso, prenda a parte superior da mola bem no início do cabo e vá enrolando essa mola até o fim.

Com o mesmo efeito, você pode usar, ainda, arames de fechar saco de pão, fios de telefone fixo que você não utiliza mais ou até espirais de caderno, dependendo do tamanho.

Outra dica muito importante: não puxe o carregador pelo fio , independentemente de estar ou não com proteção. Para tirar da tomada, puxe sempre pelo adaptador.

3.    Encape o fio

Encapar os cabos prolonga a vida útil dos fios. Além de decorar, as fitas e as linhas utilizadas para encapar evitam que o cabo se quebre.

O material mais prático para isso é a fita isolante. Além de ser acessível ,ela é encontrada facilmente em qualquer loja de materiais de construção ou até mesmo em papelaria.

O procedimento dura poucos minutos e é uma maneira excelente de prevenir danos maiores. Ah! As fitas e linhas não interferem no funcionamento do aparelho. Você pode usá-lo normalmente.

Apesar de não durar para sempre, essa técnica é bastante eficaz. Além da fita isolante, existem outros materiais que você pode usar, por exemplo, .

Hoje em dia, vemos vários memes que mostram avós fazendo roupas e acessórios de lã para tudo. Isso seria muito útil para o seu iPhone!

O material desempenha a mesma função da fita isolante. A maior diferença é que a lã não possui propriedades antichamas, o que seria prejudicial em caso de superaquecimento.

Tente encapar os fios antes que eles sofram algum dano. Se o cabo já estiver desgastado em alguma parte, tome mais cuidado na hora de envolver o material.

4.   Use um suporte quando for carregar o iPhone

O suporte é importante para evitar acidentes enquanto o celular estiver carregando. Com o iPhone suspenso, é possível evitar possíveis danos causados por pisões ou outras eventualidades que possam acontecer se ele estiver no chão.

Existem diversos modelos no mercado e o preço varia muito de acordo com o material e a marca.Mas, às vezes, vale a pena gastar um pouquinho a mais com soluções simples para evitar problemas maiores, não é mesmo?

5.   Guarde o cabo em um lugar protegido

Quem nunca, na pressa, jogou o carregador do celular de qualquer jeito na bolsa ou na mochila? Quando você faz isso, há um grande risco de, ao pegar outro objeto, puxar o cabo junto, danificando-o.

Se você tiver um necessaire, guarde seu carregador dentro dela, evitando que ele amasse, quebre ou seja puxado com força.

Outra alternativa é a capinha de óculos (sem os óculos dentro, claro!). A base e o cabo ficam protegidos, garantindo a segurança do carregador.

Caso precise substituir o cabo

Se o cabo estiver estragado e não tiver conserto, talvez seja a hora de comprar um novo. Alguns cuidados devem ser tomados na hora da compra.

É muito importante que você compre acessórios originais para o seu aparelho. Os cabos falsificados podem até ser baratos, mas não possuem qualquer garantia e podem danificar permanentemente seu iPhone.

Já aconteceram casos de explosões, com pessoas feridas, por causa do uso de carregadores falsificados. Além de sobrecarregar a bateria do aparelho, esses cabos podem se romper facilmente.

Para saber se um carregador é falsificado , preste atenção ao material, à logomarca , ao lote de fabricação inscrito na descrição e a possíveis erros de português. Em caso de dúvida, pergunte para um profissional.

Agora que você já viu algumas dicas de como proteger o cabo do iPhone, comece a utilizar essas técnicas para evitar problemas futuros. Se precisar de uma assistência técnica, entre em contato com a iCaiu!

Leia também: Aprenda boas práticas para conservar seu iPhone