Perder ou ter um iPhone roubado é algo que ninguém deseja. Porém, caso esse tipo de situação aconteça com você, a Apple possui os recursos necessários para manter os seus dados protegidos e até mesmo rastrear o aparelho em tempo real.

Graças ao iCloud, usuários de aparelhos iOS podem ter acesso a recursos diversos que mantém o dispositivo rastreável e livre do acesso de terceiros. Confira abaixo como ativar e efetuar o rastreamento do iPhone!

Como ativar o rastreamento do iPhone no iCloud?

O rastreamento do iPhone via iCloud é a única forma de encontrar um aparelho da Apple. Portanto, faça a sua ativação assim que comprar o dispositivo. Se isso não ocorreu ainda, o processo é feito da seguinte forma:

  1. Vá até Ajustes>[seu nome]>iCloud ou Ajustes>iCloud, caso o aparelho tenha o iOS 10.2 ou qualquer versão anterior.
  2. Selecione a opção Buscar iPhone.
  3. Acione a opção Buscar iPhone e Enviar Última Localização. Em alguns casos, pode ser necessário iniciar a sessão com o seu ID Apple.

Como rastrear iPhone no iCloud?

Buscar um iPhone com o iCloud é algo simples. Confira abaixo!

  1. Inicie uma sessão no icloud.com/find em qualquer computador ou abra o app Buscar iPhone em outro dispositivo iOS.
  2. Procure pelo seu aparelho. Na sessão Buscar iPhone, selecione o aparelho que você procura e verifique a sua localização no mapa. Se ele estiver próximo a você, faça-o reproduzir um som para que ele possa ser localizado mais rapidamente.

Quais as outras opções do iCloud para aparelhos perdidos?

Se o iPhone não estiver ligado ou conectado à web, o aparelho não poderá ser rastreado em tempo real. Mas, ainda assim, existem outras opções para que o dispositivo seja encontrado novamente e as suas informações protegidas contra terceiros. Confira abaixo!

  1. Ative o Modo Perdido. Essa opção bloqueia o aparelho remotamente com um código, exibe uma mensagem personalizada na tela com o seu número de telefone e ativa o rastreamento no momento em que ele conectar-se à web novamente. E caso você tenha o Apple Pay ativado, o recurso ficará indisponível enquanto o Modo Perdido estiver ativo.
  2. Apague o seu aparelho. Selecionando essa opção, o dispositivo receberá um comando para remover todos os dados internos, incluindo imagens, contas cadastradas, contatos e cartões cadastrados no Apple Pay. Mas lembre-se: uma vez que essa opção for selecionada, não haverá como rastrear o iPhone novamente. Além disso, o Bloqueio de Ativação será ativado, permitindo que terceiros usem o telefone.
  3. Informe às autoridades locais e à sua operadora sobre a perda do aparelho. Faça isso com o número de série e IMEI do iPhone, o que aumenta as chances do seu smartphone ser recuperado.

Não possuo o Buscar iPhone ativo. O que faço?

Se o recurso Buscar iPhone não estiver ativo, algumas medidas ainda devem ser tomadas, ainda que o aparelho não possa ser rastreado. Confira abaixo!

  1. Troque a senha da sua ID Apple e de outras contas cadastradas no aparelho. Isso impede que terceiros acessem os seus dados do iCloud ou utilize serviços como o iMessage no aparelho perdido.
  2. Se possível, faça o logout remoto das contas conectadas no seu aparelho. Serviços como Gmail e Twitter permitem remover o login remotamente de um aparelho nas suas páginas de configurações, reduzindo as chances de alguém acessar os seus dados.
  3. Não se esqueça de informar à sua operadora e às autoridades locais sobre a perda do telefone. Eles poderão tomar medidas que permitem o bloqueio do aparelho e, ao mesmo tempo, auxiliar na recuperação do mesmo.

Gostou das nossas instruções para fazer o rastreamento do iPhone e quer receber outras dicas para aparelhos da Apple? Então curta a nossa página do Facebook!