Com a grande quantidade de aplicativos de saúde disponibilizados na loja virtual, é comum ficarmos em dúvida sobre qual escolher, não é mesmo?

O problema é ainda maior quando não conseguimos decidir qual aplicativo devemos usar em nosso dia a dia. Pensando nisso, na versão iOS 8.0, a Apple implementou um aplicativo nativo chamado HealthKit em seu sistema.

Por esse motivo, neste artigo listamos alguns aplicativos que ajudam desde a monitoramento da sua caminhada até a ter uma noite de sono mais controlada, o que pode ajudar a cuidar melhor da sua saúde. Veja alguns exemplos abaixo!

1. Strava GPS Correr Ciclismo

Esse é um dos aplicativos referência para quem gosta de registrar as suas atividades, seja corredores ou ciclistas.

O aplicativo conta com um monitoramento de atividades em que é possível saber qual a distância percorrida, ritmo, velocidade e calorias queimadas durante a utilização do aplicativo, permitindo observar o mapa interativo para mais detalhes do percurso.

Para manter o usuário motivado, o software conta com o desafio pessoal. Nele, você participa de desafios mensais feitos especialmente para que a pessoa não perca o ritmo das atividades.

Outro ponto bastante interessante é a possibilidade de interagir com os mais usuários, seja pela competição em obter melhores resultados que o seu amigo ou simplesmente acompanhando as atividades dele, podendo interagir com comentários dentro da própria plataforma.

O aplicativo é grátis para testar e é possível obter planos Premium para liberar novas funções.

2. MyFitnessPal

Partindo para a parte nutricional, podemos utilizar o MyFitnessPal. O aplicativo tem um banco de dados bastante completo em relação a calorias (a plataforma conta com mais de 5 milhões de alimentos registrados). Desse modo, facilita a consulta pelo usuário para encontrar a melhor dieta para ficar em boa forma e manter a saúde em dia.

Com um pequeno registro, o aplicativo cria um programa de dieta específico para o usuário, tendo acesso também aos exercícios correspondentes à alimentação.

Um ponto muito comentado pelos usuários é em relação à interface completa, em que é possível inserir metas recomendadas pelos próprios nutricionistas para ter um acompanhamento ainda mais exclusivo. Posteriormente pode-se acessar gráficos do seu progresso ao longo do tempo, um detalhe que pode ajudar na motivação.

O aplicativo é totalmente gratuito.

3. Sleep Cycle alarm clock

Em algum dia você se sentiu ainda mais cansado no momento em que acorda, mesmo depois de uma noite longa de sono?

Isso ocorre porque o nosso sono é dividido em diferentes etapas, que variam do sono profundo ao sono leve. Quando temos a sensação descrita acima, é muito provável que você tenha acordado no meio do sono profundo.

Por meio de sensores, como o próprio microfone ou o acelerômetro do seu iPhone, o aplicativo tem a possibilidade de monitorar os seus movimentos, sabendo de forma precisa em qual fase do sono está no momento.

Com o monitoramento, o aplicativo consegue encontrar o momento ideal para despertar você, dentro de uma janela de 30 minutos, período em que está em sono leve, proporcionando um despertar mais descansado e relaxado. Para ter o efeito, você deve posicionar o seu iPhone perto da cama, em cima de um criado-mudo próximo.

O aplicativo possui um plano gratuito, com funções mais básicas, e uma assinatura Premium de US$29,99 ao ano.

4. iHealthKit

Por fim, o aplicativo nativo presente no iOS 8.0 integra todos os dados coletados dos aplicativos citados acima. O app em si não promete fazer muita coisa, porém, com a grande quantidade de aplicativos compatíveis, é possível monitorar facilmente os dados coletados em apenas um lugar, desde as atividades praticadas (pelo Strava, por exemplo) até verificar o quanto dormiu na noite anterior (utilizando o Sleep Cycle alarm clock).

Para trazer uma experiência ainda mais completa o aplicativo conta com o suporte do Apple Watch. O acessório permite monitorar exercícios praticados durante o dia e sincronizar com o aplicativo do HealthKit posteriormente.

Podemos contar com a ajuda de aplicativos de saúde para uma vida mais equilibrada. Afinal, por meio dos apps podemos ter maior controle do quanto nos exercitamos durante a semana, inclusive em nossa dieta! E você, achou interessante algum recurso do aplicativo? Então compartilhe o artigo nas redes sociais!