Você sabe como acontece o processo de fabricação do iPhone? O aparelho é, hoje, um dos produtos mais valorizados e cobiçados pelas pessoas que prezam uma boa tecnologia aliada a um belo design!

Já ouviu falar sobre o que acontece na linha de produção desse produto e o motivo de ser fabricado na China? Se você quer saber um pouco mais sobre essas e outras curiosidades sobre o iPhone, acompanhe este texto!

Como é o processo de fabricação do iPhone?

O iPhone é, sem sombra de dúvidas, um produto que representa status. Isso ocorre devido ao seu valor, mas, principalmente, pela qualidade e conforto que essa tecnologia oferece no dia a dia.

Grande parte do seu processo de fabricação ocorre na China. O que mais surpreende as pessoas, de modo geral, é a eficiência dos trabalhadores, que são treinados a partir de técnicas e disciplina específica!

O salário desses trabalhadores nem sempre é alto. Muitas reportagens revelam que eles precisam realizar muitas horas extras e que, inclusive, criaram, há pouco tempo, um modo de controlar essa questão.

Embora isso ocorra, o processo, realmente, faz parte de um dos mais interessantes modos de fabricação. A produção de um iPhone passa por 141 estagiários, se considerarmos desde a produção das peças até o despacho. Os funcionários são submetidos a um treinamento que dura muitos dias e grande parte do processo de fabricação é feito à mão.

Porque o processo de fabricação do iPhone acontece na China?

Bem, você pode estar pensando que a fabricação do iPhone ocorre na China apenas por uma questão de custo, não é? Mas não é só isso. Há várias questões envolvidas.

Primeiramente, por uma questão de praticidade. Não seria compensatório que a fabricação dos aparelhos ocorresse nos Estados Unidos, se grande parte dos fornecedores da empresa fundada por Steve Jobs estão na China. O processo seria muito demorado e dificultado pela distância. Além disso, os funcionários das fábricas chinesas são muito mais ágeis e possuem uma disciplina muito mais eficiente para esse processo do que os norte-americanos.

Outra razão seriam as várias vantagens, subsídios e incentivos que o governo chinês ofereceu. A Foxccnn, por exemplo, foi construída dentro de uma zona que elimina a necessidade de pagar imposto ou taxas em importação. Dentro dessa faixa, chamada Bonded Zone, que é um local de livre circulação de mercadorias, os produtos podem ser importados e exportados sem nenhum custo. Isso é uma grande vantagem!

Considerando essas questões, se torna claro porque o volume de produção na China é muito mais alto. Devido a todas essas características, o processo de fabricação do iPhone custaria US$ 65 a mais nos Estados Unidos do que na China.

Custos e curiosidades sobre o iPhone

Os iPhones ficaram muito conhecidos pelo seu alto custo. Algumas pessoas até viajam para a China para comprar peças e fazer seu próprio aparelho. Acreditam que, com isso, terão um custo baixo e compensatório, mas não imaginam que podem encontrar muitas dificuldades para montar o produto. Esse vídeo relata bem essa experiência. A conclusão é que, se você quer adquirir um iPhone por um bom preço, o mais adequado é buscar por um aparelho usado.

Entre essas e outras curiosidades, o iPhone também é conhecido por ostentar modelos bastante luxuosos. Uma joalheria britânica, por exemplo, criou alguns modelos regados a ouro, cristais e diamantes. Os preços desses aparelhos podem chegar a US$ 7 milhões, acredite!

E aí, o que achou dessas curiosidades sobre o processo de fabricação do iPhone? Gostou do post? Assine nossa newsletter e fique atento aos novos conteúdos do blog!