Rachado na tela, botão estragado, bateria que não carrega. São vários os motivos que levam você a precisar fazer um conserto de iPhone. A quem recorrer nesse momento?

Apesar de o iPhone ser conhecido pela durabilidade, podem ocorrer defeitos de fábrica ou problemas com o tempo de uso. Em caso de algum dano, é necessário levar o aparelho para conserto em local apropriado.

Além de buscar um serviço adequado e de qualidade , é importante escolher uma empresa com profissionais de confiança, seja ela a própria Apple ou uma assistência autorizada ou especializada.

O iPhone guarda fotos, arquivos e uma série de informações pessoais que você não quer que sejam divulgadas por aí nem perdidas, não é?

paramos alguns cuidados que você deve ter antes, durante e depois do seu conserto de iPhone para evitar dor de cabeça. Confira a seguir.

Antes do conserto de iPhone

Antes de enviar o seu iPhone para consertar, é importante garantir que o problema não vai se agravar devido a um mau uso do aparelho.

Não tente arrumar o aparelho em casa. Mesmo com vários tutoriais na internet, o conserto em casa é muito arriscado. Além de correr o risco de perder a garantia do produto, você pode causar danos irreversíveis ao seu iPhone. Busque ajuda de um profissional.

  1. Faça o backup do iOS. Mesmo com as imagens e os arquivos salvos no iCloud, é importante arquivá-los também fora do aparelho, pois, dependendo dos danos, será necessário fazer uma formatação do equipamento.
  2. Anote a senha do ID da Apple e do IMEI, que é o código de identificação único de cada iPhone. Para acessar o número, procure na caixa do aparelho ou acesse Ajuste > Geral > Sobre.
  3. Escolha um local adequado para realizar o conserto de iPhone. Uma manutenção incorreta pode causar prejuízos ainda maiores. Por isso, procure um profissional de confiança e agende um horário. O agendamento da Apple é feito pelo Suporte, através do telefone 0800 761 0880, ou pelo site da empresa.
  4. Se ainda tiver a nota fiscal do produto, leve-a na loja escolhida, junto com o aparelho e com um documento de identidade com foto. Alguns estabelecimentos costumam pedir a identificação como medida de segurança, para comprovar que o iPhone é realmente seu.
  5. Leve o aparelho e, se for o caso, os acessórios que podem ter sido afetados. Se o iPhone tiver um cartão SIM, guarde-o com você.

Manutenção dentro da garantia

A partir da data da compra, durante um ano, a Apple cobre possíveis defeitos de fabricação no iPhone e nos acessórios que vêm junto com o aparelho.

Se o problema estiver coberto pela garantia ou estiver na lista de problemas do Código de Defesa do Consumidor, o conserto será gratuito. Sendo assim, basta seguir os passos abaixo:

  1. Procure a loja da Apple mais próxima u entre contato com a empresa para verificar as condições da garantia.
  2. Com o número de série do iPhone, o ID Apple e a senha do telefone, agende um horário com um especialista do Suporte da Apple.
  3. Envie o produto para a empresa ou leve o celular para fazer o conserto de iPhone em um Centro de Serviço autorizado Apple.
  4. Dependendo da sua localização, é possível acompanhar seu pedidoon-line. Se você enviar direto para a Apple, o prazo para conserto de iPhone costuma ser de 9 dias.

O preço varia de acordo com a cobertura de danos do produto e com o nível do problema. A garantia da empresa não cobre defeitos causados por acidentes.

Mesmo fora da garantia , alguns serviços são realizados pela Apple. Por sempre utilizar peças originais, essa opção costuma sair um pouco mais cara.

A taxa paga para serviços fora da garantia varia de acordo com o problema e o modelo do iPhone.

Entram nessa modalidade os reparos feitos em baterias com desgaste normal de uso, reparos de telas rachadas por mau uso e aparelhos com mais de um ano de compra.

Fora da garantia ou dependendo do tipo de serviço que o conserto de iPhone irá demandar, é necessário enviar o aparelho para uma assistência autorizada ou uma especializada.Você sabe a diferença entre elas? É o que vamos explicar agora.

A escolha da assistência

É muito importante pesquisar bem a empresa que vai realizar o conserto de iPhone. Rapidez, segurança do aparelho e comunicação entre profissional e cliente são pontos essenciais.

As empresas profissionais costumam oferecer horário marcado e possuem boa comunicação e transparência. Além disso, ainda oferecem garantia dos serviços prestados.

Tanto a assistência autorizada quando a assistência técnica especializada possuem vantagens e desvantagens. Vamos ver os principais pontos.

  • Assistência autorizada: É realizada por uma empresa parceira da matriz. Isso quer dizer, nesse caso, que os funcionários da parceira são treinados pela Apple.

As peças das lojas autorizadas são originais , o que pode refletir nos custos do serviço. Os preços são tabelados e variam de acordo com o problema e com o modelo.

Dependendo do modelo do seu aparelho, se for muito antigo, o conserto de iPhone pela autorizada pode ser mais difícil, pois as peças antigas são tiradas de circulação. Isso acontece porque, tanto para a Apple quanto para a autorizada, é interessante que você troque o seu celular por um modelo mais novo, seguindo as tendências da marca Apple.

Se você tiver um aparelho mais antigo ou estiver procurando um serviço mais em conta, vale a pena conferir o que a assistência técnica especializada pode oferecer.

  • Assistência técnica especializada: Esse tipo de assistência é feito por profissionais especialistas. Mesmo não sendo oficiais, eles prestam um serviço de qualidade e com preço menor.

Além da vantagem econômica, a empresa especializada entrega o produto mais rapidamente, pois a burocracia para a troca de peças é menor em relação às autorizadas.

Desde o início da proposta do "Ato do Direito de Reparo" (Right to Repair, em inglês), de 2017, a Apple tem flexibilizado as garantias da empresa com relação a consertos feitos por outros profissionais. Nos Estados Unidos é possível fazer um conserto de iPhone em uma assistência especializada e não perder a garantia Apple, dependendo da situação.

Depois de escolher onde levar seu iPhone e consertá-lo, é hora de finalizar o procedimento.

Após o serviço

Depois do conserto do iPhone, é preciso tomar algumas medidas para finalizar o trabalho. Se você tirou o seu cartão SIM, é necessário colocá-lo de volta.

Além disso, você precisa, depois de terminar a configuração, restaurar os dados do backup. Pode ser que o iPhone esteja com um novo sistema operacional.

Confirme as condições de garantia com a empresa que você contratou para conserto de iPhone. Aqui na iCaiu, por exemplo, nós garantimos o serviço!

Então, que tal agendar um horário e fazer um orçamento com a gente? Fazemos conserto de iPhone , manutenção do aparelho, troca de bateria e muito mais! Venha conhecer as nossas lojas no Rio de Janeiro e em São Paulo!

Leia também: Conheça os 4 problemas mais comuns no iPhone e como consertá-los.