Rachado na tela, botão estragado, bateria que não carrega. São vários os motivos que levam você a precisar fazer um conserto de iPhone. A quem recorrer nesse momento?
Apesar de o iPhone ser conhecido pela durabilidade, podem ocorrer defeitos de fábrica ou problemas com o tempo de uso. Em caso de algum dano, é necessário levar o aparelho para conserto em local apropriado.
Além de buscar um serviço adequado e de qualidade , é importante escolher uma empresa com profissionais de confiança, seja ela a própria Apple ou uma assistência autorizada ou especializada.
O iPhone guarda fotos, arquivos e uma série de informações pessoais que você não quer que sejam divulgadas por aí nem perdidas, não é?
Separamos alguns cuidados que você deve ter antes, durante e depois do seu conserto de iPhone para evitar dor de cabeça. Confira a seguir.
Antes do conserto de iPhone
Antes de enviar o seu iPhone para consertar, é importante garantir que o problema não vai se agravar devido a um mau uso do aparelho.
Não tente arrumar o aparelho em casa. Mesmo com vários tutoriais na internet, o conserto em casa é muito arriscado. Além de correr o risco de perder a garantia do produto, você pode causar danos irreversíveis ao seu iPhone. Busque ajuda de um profissional.
- Faça o backup do iOS. Mesmo com as imagens e os arquivos salvos no iCloud, é importante arquivá-los também fora do aparelho, pois, dependendo dos danos, será necessário fazer uma formatação do equipamento.
- Anote a senha do ID da Apple e do IMEI, que é o código de identificação único de cada iPhone. Para acessar o número, procure na caixa do aparelho ou acesse Ajuste > Geral > Sobre.
- Escolha um local adequado para realizar o conserto de iPhone. Uma manutenção incorreta pode causar prejuízos ainda maiores. Por isso, procure um profissional de confiança e agende um horário. O agendamento da Apple é feito pelo Suporte, através do telefone 0800 761 0880, ou pelo site da empresa.
- Se ainda tiver a nota fiscal do produto, leve-a na loja escolhida, junto com o aparelho e com um documento de identidade com foto. Alguns estabelecimentos costumam pedir a identificação como medida de segurança, para comprovar que o iPhone é realmente seu.
- Leve o aparelho e, se for o caso, os acessórios que podem ter sido afetados. Se o iPhone tiver um cartão SIM, guarde-o com você.
Manutenção dentro da garantia
A partir da data da compra, durante um ano, a Apple cobre possíveis defeitos de fabricação no iPhone e nos acessórios que vêm junto com o aparelho.
Se o problema estiver coberto pela garantia ou estiver na lista de problemas do Código de Defesa do Consumidor, o conserto será gratuito. Sendo assim, basta seguir os passos abaixo:
- Procure a loja da Apple mais próxima e entre contato com a empresa para verificar as condições da garantia.
- Com o número de série do iPhone, o ID Apple e a senha do telefone, agende um horário com um especialista do Suporte da Apple.
- Envie o produto para a empresa ou leve o celular para fazer o conserto de iPhone em um Centro de Serviço autorizado Apple.
- Dependendo da sua localização, é possível acompanhar seu pedido online. Se você enviar direto para a Apple, o prazo para conserto de iPhone costuma ser de 9 dias.
O preço varia de acordo com a cobertura de danos do produto e com o nível do problema. A garantia da empresa não cobre defeitos causados por acidentes.
Mesmo fora da garantia , alguns serviços são realizados pela Apple. Por sempre utilizar peças originais, essa opção costuma sair um pouco mais cara.
A taxa paga para serviços fora da garantia varia de acordo com o problema e o modelo do iPhone.
Entram nessa modalidade os reparos feitos em baterias com desgaste normal de uso, reparos de telas rachadas por mau uso e aparelhos com mais de um ano de compra.
Fora da garantia ou dependendo do tipo de serviço que o conserto de iPhone irá demandar, é necessário enviar o aparelho para uma assistência autorizada ou uma especializada.Você sabe a diferença entre elas? É o que vamos explicar agora.
A escolha da assistência
É muito importante pesquisar bem a empresa que vai realizar o conserto de iPhone. Rapidez, segurança do aparelho e comunicação entre profissional e cliente são pontos essenciais.
As empresas profissionais costumam oferecer horário marcado e possuem boa comunicação e transparência. Além disso, ainda oferecem garantia dos serviços prestados.
Tanto a assistência autorizada quando a assistência técnica especializada possuem vantagens e desvantagens. Vamos ver os principais pontos.
- Assistência autorizada: É realizada por uma empresa parceira da matriz. Isso quer dizer, nesse caso, que os funcionários da parceira são treinados pela Apple.
As peças das lojas autorizadas são originais , o que pode refletir nos custos do serviço. Os preços são tabelados e variam de acordo com o problema e com o modelo.
Dependendo do modelo do seu aparelho, se for muito antigo, o conserto de iPhone pela autorizada pode ser mais difícil, pois as peças antigas são tiradas de circulação. Isso acontece porque, tanto para a Apple quanto para a autorizada, é interessante que você troque o seu celular por um modelo mais novo, seguindo as tendências da marca Apple.
Se você tiver um aparelho mais antigo ou estiver procurando um serviço mais em conta, vale a pena conferir o que a assistência técnica especializada pode oferecer.
- Assistência técnica especializada: Esse tipo de assistência é feito por profissionais especialistas. Mesmo não sendo oficiais, eles prestam um serviço de qualidade e com preço menor.
Além da vantagem econômica, a empresa especializada entrega o produto mais rapidamente, pois a burocracia para a troca de peças é menor em relação às autorizadas.
No caso de você trabalhar em uma empresa onde existam muitos iPhones, é recomendado que a empresa tenha uma parceria com uma assistência especializada para garantir a manutenção correta de todos os aparelhos com um preço melhor e maior garantia. Se esta é a sua situação, converse internamente e recomende um parceiro que possa cuidar de todos os devices do time de forma profissional com um programa para empresas.
Desde o início da proposta do “Ato do Direito de Reparo” (Right to Repair, em inglês), de 2017, a Apple tem flexibilizado as garantias da empresa com relação a consertos feitos por outros profissionais. Isso quer dizer que é possível fazer um conserto de iPhone em uma assistência especializada e não perder a garantia Apple, dependendo da situação.
Depois de escolher onde levar seu iPhone e consertá-lo, é hora de finalizar o procedimento.
Após o serviço
Depois do conserto do iPhone, é preciso tomar algumas medidas para finalizar o trabalho. Se você tirou o seu cartão SIM, é necessário colocá-lo de volta.
Além disso, você precisa, depois de terminar a configuração, restaurar os dados do backup. Pode ser que o iPhone esteja com um novo sistema operacional.
Confirme as condições de garantia com a empresa que você contratou para conserto de iPhone. Aqui na iCaiu, por exemplo, nós garantimos o serviço!
Então, que tal agendar um horário e fazer um orçamento com a gente? Fazemos conserto de iPhone , manutenção do aparelho, troca de bateria e muito mais! Venha conhecer as nossas lojas no Rio de Janeiro e em São Paulo!
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