Conserto de iPhone: dicas para realizar sem dor de cabeça

Rachado na tela, botão estragado, bateria que não carrega. São vários os motivos que levam você a precisar fazer um conserto de iPhone. Quem procurar?

Publicado em: , por icaiu

Rachado na tela, botão estragado, bateria que não carrega. São vários os motivos que levam você a precisar fazer um conserto de iPhone. A quem recorrer nesse momento?

Apesar de o iPhone ser conhecido pela durabilidade, podem ocorrer defeitos de fábrica ou problemas com o tempo de uso. Em caso de algum dano, é necessário levar o aparelho para conserto em local apropriado.

Além de buscar um serviço adequado e de qualidade , é importante escolher uma empresa com profissionais de confiança, seja ela a própria Apple ou uma assistência autorizada ou especializada.

O iPhone guarda fotos, arquivos e uma série de informações pessoais que você não quer que sejam divulgadas por aí nem perdidas, não é?

Separamos alguns cuidados que você deve ter antes, durante e depois do seu conserto de iPhone para evitar dor de cabeça. Confira a seguir.

Antes do conserto de iPhone

Antes de enviar o seu iPhone para consertar, é importante garantir que o problema não vai se agravar devido a um mau uso do aparelho.

Não tente arrumar o aparelho em casa. Mesmo com vários tutoriais na internet, o conserto em casa é muito arriscado. Além de correr o risco de perder a garantia do produto, você pode causar danos irreversíveis ao seu iPhone. Busque ajuda de um profissional.

  1. Faça o backup do iOS. Mesmo com as imagens e os arquivos salvos no iCloud, é importante arquivá-los também fora do aparelho, pois, dependendo dos danos, será necessário fazer uma formatação do equipamento.
  2. Anote a senha do ID da Apple e do IMEI, que é o código de identificação único de cada iPhone. Para acessar o número, procure na caixa do aparelho ou acesse Ajuste > Geral > Sobre.
  3. Escolha um local adequado para realizar o conserto de iPhone. Uma manutenção incorreta pode causar prejuízos ainda maiores. Por isso, procure um profissional de confiança e agende um horário. O agendamento da Apple é feito pelo Suporte, através do telefone 0800 761 0880, ou pelo site da empresa.
  4. Se ainda tiver a nota fiscal do produto, leve-a na loja escolhida, junto com o aparelho e com um documento de identidade com foto. Alguns estabelecimentos costumam pedir a identificação como medida de segurança, para comprovar que o iPhone é realmente seu.
  5. Leve o aparelho e, se for o caso, os acessórios que podem ter sido afetados. Se o iPhone tiver um cartão SIM, guarde-o com você.

Manutenção dentro da garantia

A partir da data da compra, durante um ano, a Apple cobre possíveis defeitos de fabricação no iPhone e nos acessórios que vêm junto com o aparelho.

Se o problema estiver coberto pela garantia ou estiver na lista de problemas do Código de Defesa do Consumidor, o conserto será gratuito. Sendo assim, basta seguir os passos abaixo:

  1. Procure a loja da Apple mais próxima e entre contato com a empresa para verificar as condições da garantia.
  2. Com o número de série do iPhone, o ID Apple e a senha do telefone, agende um horário com um especialista do Suporte da Apple.
  3. Envie o produto para a empresa ou leve o celular para fazer o conserto de iPhone em um Centro de Serviço autorizado Apple.
  4. Dependendo da sua localização, é possível acompanhar seu pedido online. Se você enviar direto para a Apple, o prazo para conserto de iPhone costuma ser de 9 dias.

preço varia de acordo com a cobertura de danos do produto e com o nível do problema. A garantia da empresa não cobre defeitos causados por acidentes.

Mesmo fora da garantia , alguns serviços são realizados pela Apple. Por sempre utilizar peças originais, essa opção costuma sair um pouco mais cara.

taxa paga para serviços fora da garantia varia de acordo com o problema e o modelo do iPhone.

Entram nessa modalidade os reparos feitos em baterias com desgaste normal de uso, reparos de telas rachadas por mau uso e aparelhos com mais de um ano de compra.

Fora da garantia ou dependendo do tipo de serviço que o conserto de iPhone irá demandar, é necessário enviar o aparelho para uma assistência autorizada ou uma especializada.Você sabe a diferença entre elas? É o que vamos explicar agora.

A escolha da assistência

É muito importante pesquisar bem a empresa que vai realizar o conserto de iPhone. Rapidez, segurança do aparelho e comunicação entre profissional e cliente são pontos essenciais.

As empresas profissionais costumam oferecer horário marcado e possuem boa comunicação e transparência. Além disso, ainda oferecem garantia dos serviços prestados.

Tanto a assistência autorizada quando a assistência técnica especializada possuem vantagens e desvantagens. Vamos ver os principais pontos.

  • Assistência autorizada: É realizada por uma empresa parceira da matriz. Isso quer dizer, nesse caso, que os funcionários da parceira são treinados pela Apple.

As peças das lojas autorizadas são originais , o que pode refletir nos custos do serviço. Os preços são tabelados e variam de acordo com o problema e com o modelo.

Dependendo do modelo do seu aparelho, se for muito antigo, o conserto de iPhone pela autorizada pode ser mais difícil, pois as peças antigas são tiradas de circulação. Isso acontece porque, tanto para a Apple quanto para a autorizada, é interessante que você troque o seu celular por um modelo mais novo, seguindo as tendências da marca Apple.

Se você tiver um aparelho mais antigo ou estiver procurando um serviço mais em conta, vale a pena conferir o que a assistência técnica especializada pode oferecer.

  • Assistência técnica especializada: Esse tipo de assistência é feito por profissionais especialistas. Mesmo não sendo oficiais, eles prestam um serviço de qualidade e com preço menor.

Além da vantagem econômica, a empresa especializada entrega o produto mais rapidamente, pois a burocracia para a troca de peças é menor em relação às autorizadas.

No caso de você trabalhar em uma empresa onde existam muitos iPhones, é recomendado que a empresa tenha uma parceria com uma assistência especializada para garantir a manutenção correta de todos os aparelhos com um preço melhor e maior garantia. Se esta é a sua situação, converse internamente e recomende um parceiro que possa cuidar de todos os devices do time de forma profissional com um programa para empresas.

Desde o início da proposta do “Ato do Direito de Reparo” (Right to Repair, em inglês), de 2017, a Apple tem flexibilizado as garantias da empresa com relação a consertos feitos por outros profissionais. Isso quer dizer que é possível fazer um conserto de iPhone em uma assistência especializada e não perder a garantia Apple, dependendo da situação.

Depois de escolher onde levar seu iPhone e consertá-lo, é hora de finalizar o procedimento.

Após o serviço

Depois do conserto do iPhone, é preciso tomar algumas medidas para finalizar o trabalho. Se você tirou o seu cartão SIM, é necessário colocá-lo de volta.

Além disso, você precisa, depois de terminar a configuração, restaurar os dados do backup. Pode ser que o iPhone esteja com um novo sistema operacional.

Confirme as condições de garantia com a empresa que você contratou para conserto de iPhone. Aqui na iCaiu, por exemplo, nós garantimos o serviço!

Então, que tal agendar um horário e fazer um orçamento com a gente? Fazemos conserto de iPhone , manutenção do aparelho, troca de bateria e muito mais! Venha conhecer as nossas lojas no Rio de Janeiro e em São Paulo!

Cansado de ter problemas com seu iPhone ou caso deseje se sentir mais seguro com seu aparelho, faça um plano de proteção para iPhones contra todos os tipos de danos no celular.

Leia também: Conheça os 4 problemas mais comuns no iPhone e como consertá-los.

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