Otimizar iPhone: aprenda técnicas para melhorar a performance do seu aparelho

Algumas queixas são recorrentes entre usuários da Apple. Se você precisa de ajuda com o seu celular, descubra como otimizar o seu iPhone.

Publicado em: , por Lucas Eliel

É normal que, ao longo do tempo, alguns problemas possam se tornar companheiros do usuário no dia a dia com o seu iPhone. Mas a boa notícia é que algumas reclamações recorrentes, como a duração da bateria e problemas nos aplicativos, podem ser facilmente minimizadas se você otimizar o seu iPhone.

Pensando nisso, nós da iCaiu, Assistência Técnica Apple Especializada — que lidamos com iPhones como o seu todos os dias — preparamos as melhores dicas para você melhorar a performance do seu aparelho. 

Atualize (sempre) o iOS

Fique atento à cada nova versão do iOS Mais do que uma simples atualização, recursos inéditos são incorporados. Longe de tornar os aparelhos mais lentos, a maioria das atualizações incluem aspectos muito importantes, como correções de erros e otimização do desempenho.

O que você está esperando? Verifique agora mesmo se o seu iPhone está atualizado. Basta acessar: Configurações do iOS > Geral > Atualizações de software.

Além de consertar bugs, os updates colaboram para a segurança do seu dispositivo.

Atualização do iOS pode colaborar para a otimização do seu iPhone. Fonte: Pixabay
Atualização do iOS pode colaborar para a otimização do seu iPhone. Fonte: Pixabay

Desabilite atualizações automáticas em segundo plano

Você já deve ter percebido que os iOs, desde o iPhone 6S, são configurados para que suas atualizações sejam automáticas, o que dispensa a preocupação do usuário. Por outro lado, não podemos negar que todas essas modificações, que acontecem de tempos em tempos, podem sobrecarregar o uso da internet e de recursos do dispositivo. Você sabe por quê?

É simples: aplicativos que rodam em segundo plano demandam mais bateria para manter as atividades constantes. Resultado disso: rodar uma série de processos paralelamente pode sobrecarregar até o aparelho mais veloz, causando lentidão.

Apps em segundo plano pode deixar iPhone lento. Fonte: Giphy
Apps em segundo plano pode deixar iPhone lento. Fonte: Giphy

Por isso, considerando que a sincronização automática — com os chamados “dados push”, também drenam a bateria — vale a pena tirar a opção que sincroniza com o servidor de forma automática, concorda?

Bem, chegamos à conclusão que, fazer as modificações manualmente é a forma ideal para otimizar o seu iPhone. Entretanto, não podemos esquecer que o modo automático é “uma mão na roda” para não perder nenhuma atualização, então fique atento.

Feche ou remova aplicativos

O brasileiro é viciado em aplicativos. Ao menos, é o que sugerem os dados da consultoria App Annie. Segundo a edição 2020, divulgada em janeiro, o Brasil ocupa a terceira colocação no ranking dos países em termos de tempo gasto em apps. Ainda de acordo com o estudo, os usuários utilizam apps, em média, 3 horas e 45 minutos ao dia.

Já outro levantamento — este da Relatório de Tendências de Apps para Dispositivos Móveis de 2019, da Liftoff —, aponta que, apenas em 2019, foram feitos 143 bilhões de downloads de aplicativos.

Apps podem sobrecarregar iPhone. Fonte: Pixabay
Apps podem sobrecarregar iPhone. Fonte: Pixabay

Talvez os números não sejam uma surpresa para você, que tem uma série de aplicativos na tela do seu celular. Correto? Mas, você já parou para pensar quantos apps você, de fato utiliza? 

É possível que dezenas de aplicativos estejam, literalmente, apenas ocupando espaço no seu aparelho, consumindo memória e bateria. Por isso, que tal verificar os seus ícones e remover os widgets desnecessários?

Além disso, fique atento aos aplicativos abertos em segundo plano. A tendência é que, com apps abertos ao mesmo tempo, seu dispositivo deva consumir mais e mais memória RAM. Em consequência, seu celular pode ficar mais lento, além de gastar bateria de forma desnecessária. O que vai contra a ideia de otimizar o seu iPhone, não é mesmo?

Então, a regra é simples: terminou de usar um aplicativo? Feche. E, se você não usa um determinado aplicativo com frequência, desinstale. Menos é mais: dê prioridade aos aplicativos essenciais!

Limpe cache e dados

Você já deve ter ouvido falar no “cache do browser”, recurso que permite que os navegadores de internet façam o armazenamento das páginas visitadas. Você conhece “o outro lado da moeda”? Pois é, quando cheio, este armazenamento pode fazer com que o seu aparelho fique mais lento.

Em geral, o browser padrão da Apple é o Safari. Então, para otimizar o seu iPhone, limpe periodicamente o cache e exclua históricos e rastros de navegação. O caminho é simples: Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Limpar Cookies e Dados.

E por falar em aplicativos, alguns widgets podem te ajudar a manter tudo em ordem, como o Clean Doctor. Faça isso e invista na limpeza de dados armazenados que são dispensáveis.

Configure o GPS

O GPS veio para facilitar a nossa vida e isso é fato. Mas, infelizmente, a busca automática pelo GPS torna o sistema lento.

Não configurado, GPS pode causar lentidão no iPhone. Fonte: Giphy
Não configurado, GPS pode causar lentidão no iPhone. Fonte: Giphy

Tendo isso em vista, você sabia que pode escolher os apps específicos que você quer que usem o GPS de forma automática e desabilitar a função nos demais?

Para fazer esta configuração, basta acessar:

Ajustes > Privacidade > Serviço de Localização. Neste item, escolha os apps que você não deseja que usem o GPS e desative o modo automático.

Desative efeitos visuais

Os efeitos visuais do iOS, apesar de divertidos e interessantes, podem deixar o aparelho mais lento. Você sabia que os feitos de transparência e movimentos 3D são os que consomem mais espaço e bateria?

Papéis de parede animados também ajudam a drenar a bateria. Para desativar os efeitos, vá nas configurações de acessibilidade do iOS e ative as opções ” Reduzir Movimento” e ” Aumentar Contraste“.

Efeitos visuais podem comprometer o desempenho do seu iPhone. Fonte: Pexels
Efeitos visuais podem comprometer o desempenho do seu iPhone. Fonte: Pexels

Redefina todos os ajustes de vez em quando

Você sabia que a redefinição na seção de ajustes é uma grande aliada para otimizar iPhone? Pois é, de tempos em tempos, vale a pena restaurar os ajustes do aparelho para o modo original de fábrica.

Entenda: ao usar o iOS com muitas preferências definidas o aparelho pode se tornar sobrecarregado. Ao redefinir os ajustes, serão restauradas algumas definições de fábrica para melhorar o desempenho. E, fique tranquilo: as redefinições não apagam nada da memória nem alteram os arquivos armazenados.

Mande suas fotos e vídeos para o iCloud

Com uma memória “de fazer inveja” a muitos smartphones, o iPhone não está ileso a uma sobrecarrega com fotos e vídeos. Sobrecarregado, o sistema do seu dispositivo pode funcionar vagarosamente.

Por isso, o backup de arquivos, como fotos, músicas e demais conteúdos no iCloud, por exemplo, pode te ajudar a limpar a memória do seu celular, deixando apenas as imagens mais importantes no aparelho.

Com o iCloud, além de liberar espaço no dispositivo, você ainda pode acessar seus arquivos, como imagens e vídeos, em qualquer lugar. Simples assim.

Mande suas fotos para o iCloud e acesse de qualquer lugar. Fonte: Pexels
Mande suas fotos para o iCloud e acesse de qualquer lugar. Fonte: Pexels

Otimize o seu iPhone economizando bateria

A bateria do seu iPhone não é mais como era antes? Então, você não está sozinho, já que a pouca duração da bateria é uma das reclamações mais recorrentes entre os usuários do sistema iOS. Mas fique sabendo que sim, é possível otimizar iPhone economizando bateria. 

A seguir, algumas dicas:

  • Deixe a porcentagem ativa no topo da tela – O ícone da bateria pode ser visto com a porcentagem da carga, e não só com a imagem gráfica. A habilitação do recurso “Nivel de batería” permite ao usuário gerenciar a bateria durante todo o dia. Pode parecer simples, mas assim você fica sabendo, com maior precisão, o quanto de bateria deve economizar ; )
  • Verifique o uso da bateria – Confira os dados de desempenho da sua bateria ao longo do dia. Essa é uma ferramenta indispensável para otimizar iPhone: com ela, fica bem mais fácil analisar como você pode melhorar o desempenho de cada app.
  • Na opção “Uso de bateria” , é possível ver exatamente a proporção usada por cada aplicativo nas últimas 24 horas e, acredite se quiser, na última semana.
  • Habilite a função “Modo de pouca energia”: assim, o seu celular usa menos recursos e reserva menos energia para apps em segundo plano.
  • Reinicie seu celular – Reiniciar o seu iPhone algumas vezes pode aumentar a expectativa de uso da bateria; além de fechar os aplicativos que não estão sendo utilizados, é claro, o que aumenta a velocidade do sistema.
  • Deixe o iPhone virado para baixo – A partir do iOS 9, um recurso especial faz com que o iPhone reconheça quando há ou não luz no ambiente. Quando o sistema acredita que não há muita luz, ele subentende que é menos provável que você use o aparelho, e, então, diminui uso de recursos.

Não perca mais tempo: coloque em prática as dicas da iCaiu e otimize o seu iPhone hoje mesmo! Aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos e amigas.

Por último, mas não menos importante: assine agora a newsletter da iCaiu e receba, de forma totalmente gratuita, todas as atualizações e o melhor conteúdo sobre o Universo Apple. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Notícias

Todos os posts carregados