Todos os anos o Google e a Apple apresentam as atualizações de seus sistemas operacionais. Este ano, o Google anunciou suas novidades em maio, enquanto a Apple, em sua conferência global para desenvolvedores, o WWDC, no começo de junho.
A iCaiu fez uma seleção com as novas funcionalidades do iOS 15, disponível na versão beta para desenvolvedores, e do Android 12, disponível na versão tester para alguns usuários.
Ícones
A versão final do iOS deve ser liberada para todos os usuários entre setembro e dezembro. Não há mudanças bruscas e nem muitas funcionalidades novas. As notificações foram redesenhadas e agora exibirão a foto de quem enviou a mensagem. Os ícones dos aplicativos também ficaram maiores e alinhados à esquerda.
Foco no que interessa
A nova versão do iOS também traz uma função muito útil para os distraídos, especialmente àqueles que precisam se concentrar no trabalho e deixar o celular em standby. É a função Foco! Como o próprio nome entrega, a ferramenta te ajuda a focar no que é prioridade no momento, separando lazer e obrigação.
A função será habilitada como um perfil de uso e o usuário poderá alternar para modo trabalho ou pessoal. Assim, o aparelho entenderá o que é e o que não é prioridade e não verão mais todas as notificações.
FaceTime
Em um período pandêmico e de agendas lotadas de calls, a Apple repensou as restrições do FaceTime para torná-lo mais competitivo. A atualização do iOS trará a opção de fazer chamadas de vídeo com usuários do Windows ou Android. Isso é um marco para a gigante, já que as videochamadas via FaceTime sempre foram restritas aos usuários de aparelhos da Apple.
A inclusão ocorrerá de forma similar às outras ferramentas, com um link de acesso, que poderá ser compartilhado com quem não utiliza nenhum device da Apple.
iPhones compatíveis com iOS 15
- iPhone 6s e 6s Plus;
- iPhone SE e SE 2ª geração;
- iPhone 7 e 7 Plus;
- iPhone 8 e 8 Plus;
- iPhone X;
- iPhone XR
- iPhone XS e XS Max;
- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max;
- iPhone 12, 12 mini, 12 Pro, 12 Pro Max.
Design
A versão final do Adroid 12 deve chegar aos usuários até setembro. A atualização será um divisor de águas para o Google, que afirmou que a interface será repaginada e mais personalizável. Para deixar mais agradável aos usuários, as cores das telas devem seguir a mesma cartela de cortes do papel de parede utilizado pelo usuário. Isso dará uma aparência minimalista e mais clean ao smartphone.
Privacidade
Garantir a segurança e a privacidade dos usuários tem se tornado prioridade para toda a indústria de tecnologia. Por isso, o Android 12 vai exibir uma lista em que os usuários poderão verificar quais aplicativos têm acesso ao microfone, câmera e localização. Será possível conceder ou remover permissões aos apps.
Um recurso semelhante de transparência foi adotado pela Apple recentemente. O objetivo de ambas companhias é que o usuário esteja ciente quando um aplicativo acessa seu microfone ou sua câmera. Para sinalizar isso, o smartphone exibirá ícones de microfone ou câmera no canto superior direito da tela.
Nos iPhones, a função foi implementada no ano passado, com indicativos em laranja e verde.
Smartphones compatíveis com o Android 12
- Asus Zenfone 8;
- Google Pixel 3, 3 XL, 3a, 3a XL, 4, 4 XL, 4a, 4a (5G) e 5;
- OnePlus 9 e 9 Pro;
- Oppo Find X3 Pro;
- Realme GT;
- Aquos Sense 5G;
- Tecno Camon 17;
- TCL 20 Pro 5G;
- Vivo iQOO7 Legend;
- Xiaomi Mi 11, Mi 11 Ultra, Mi 11i e Mi 11x Pro;
- ZTE Axon 30 Ultra 5G.