Empresas enfrentam desafios em tempos de pandemia de COVID-19, mas soluções simples podem ajudar

O novo Coronavírus afetou empresas do Brasil e do mundo. Confira agora dicas simples para a sua empresa vencer a crise de COVID-19

Publicado em: , por Lucas Eliel

A pandemia do novo Coronavírus afetou a economia global

O novo Coronavírus afetou empresas do Brasil e do mundo. Confira agora dicas simples para a sua empresa vencer a crise de COVID-19

Em todo o mundo, muita coisa mudou desde o anúncio dos primeiros casos de infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19) em dezembro de 2019 em Wuhan, na China. A pandemia, que já ultrapassa o número de 26.198.095 pessoas infectadas em todo o mundo — além de vidas humanas — contaminou uma série de negócios e foi responsável por falências e perdas de emprego.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em média 45% das 2,8 milhões de empresas em funcionamento no País (na primeira quinzena de julho) informaram que foram impactadas pela pandemia de Covid-19.

Nós, da iCaiu, sabemos bem como a pandemia de COVID-19 pode ser prejudicial para a saúde dos negócios, mas temos uma boa notícia: soluções simples podem ajudar a sua empresa a vencer a crise do novo Coronavírus. Vamos lá!

1 – Aposte no Home Office

Não podíamos começar esta série de dicas para a sua empresa em tempos de pandemia de outra forma, senão pelo home office.

Não à toa, esta modalidade de trabalho também ocupa grande espaço deste conteúdo: no Brasil, devido às medidas de isolamento social em função da COVID-19, já em março grande parte das empresas tiveram que se adaptar para o trabalho remoto. E a sua empresa pode ser uma delas.

Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 30% das empresas nacionais devem manter o trabalho remoto em suas jornadas de trabalho mesmo quando tudo isso passar.

Uma Pesquisa da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) demonstrou que os colaboradores também estão curtindo a experiência do trabalho remoto. Ao menos 70% dos profissionais declararam que querem continuar em home-office mesmo após a pandemia.

Home Office pode ser positivo para empresas e colaboradores.

Conforme a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), se bem planejado, home office pode reduzir custos do funcionário e da empresa.

E você, o que acha de implementar o home-office de vez em sua empresa? A seguir, confira algumas dicas para mandar bem com o trabalho remoto:

  • Ponto Online: quem disse que não é possível ter controle sobre os horários dos colaboradores no trabalho à distância? Com aplicativos como Mywork, Marcação de Ponto e MarQPonto — disponíveis para Android e iOS — acompanhar as atividades da equipe em home-office é simples e prático;
  • Segurança da Informação: mesmo trabalhando de casa, os funcionários terão acesso a informações sigilosas da sua empresa. Além do mais, vale redobrar os cuidados se o seu time for utilizar computadores ou celulares da empresa;
  • Plataforma de comunicação interna: aposte na comunicação entre os membros da sua equipe. Neste sentido, Skype, Slack e Hangouts são boas pedidas. E não se esqueça que videoconferências são indispensáveis tanto para reuniões importantes, como também para manter uma boa interação entre todos no dia a dia;
  • Supervisão de desempenho: é importante que os líderes acompanhem o fluxo de trabalho de cada membro da equipe. Assim, ferramentas como o Trello podem ser úteis para identificar o responsável por cada projeto e o andamento de cada tarefa.

2 – Invista em Presença Online

Não é segredo para ninguém que as medidas de isolamento social por conta da pandemia do novo Coronavírus mudaram tudo.

A quarentena alterou, inclusive, os hábitos de consumo dos brasileiros, que deixaram de se locomover e passaram a consumir — literalmente — mais do que nunca, pela internet.

E-commerce ganha força em tempos de quarentena.

Segundo informações do Compre Confie, o e-commerce teve um crescimento de 71% entre 24 de fevereiro a 24 de maio deste ano em comparação com o mesmo intervalo em 2019. Ainda de acordo o estudo, o e-commerce no País alcançou um faturamento de, nada menos, que R$ 27,3 bilhões.

E, se todo o mundo está online, sem sombra de dúvida a internet é o lugar onde a sua empresa deve estar. Isso quer dizer que, ainda que o seu negócio, em particular, não se adapte bem ao e-commerce, você precisa ter presença online para sobreviver à crise. E, mais do que isso, aproveitar grandes oportunidades!

Veja as nossas dicas para ter visibilidade online e triunfar em tempos de pandemia:

  • A sua empresa precisa de um site; um site profissional possibilita que sua empresa tenha maior credibilidade perante o seu público-alvo. Além disso, com um site você pode oferecer os produtos ou serviços da sua empresa em um ambiente virtual para o Brasil e para o mundo; 
  • Esteja presente nas redes sociais: LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube… estes são apenas alguns dos ambientes onde o seu cliente está. Por isso mesmo, vale à pena trabalhar em uma boa estratégia empresarial para as redes sociais digitais;
  • Transforme o seu negócio em notícia: mais do que estar na internet, a sua empresa precisa construir autoridade online. Uma das melhores formas de conseguir isto é por meio do trabalho de profissionais de marketing e assessoria de imprensa. Além disso, vale apostar em agências de notícias corporativas, como a DINO.

3 – Benefícios iCaiu para Empresas

Quando se está gerenciando um negócio, você precisa que os celulares de seus colaboradores estejam em perfeito estado de funcionamento, não é mesmo? É fundamental que tudo esteja funcionando da melhor forma para manter a produtividade alta.

E foi pensando nisto que esta solução da iCaiu surgiu. Afinal, com os serviços da mais alta qualidade de uma Assistência Técnica Especializada Apple para empresas, você pode ficar tranquilo.

A iCaiu criou uma série de benefícios voltados para Pessoa Jurídica. Foto: iCaiu

Com a solução da iCaiu para Empresas você tem a segurança de que os problemas dos aparelhos do seu time ganharão uma nova vida com garantia, os melhores preços do mercado e um atendimento profissional de primeira.

A seguir, confira alguns benefícios iCaiu para Empresas:

  • Preços especiais para empresas e seus colaboradores;
  • Técnicos qualificados e extremamente profissionais;
  • Assistência Apple com serviço premium;
  • Serviço Leva e Traz para a sua comodidade;
  • 14 lojas em São Paulo e Rio de Janeiro;
  • Garantia de até 1 ano nos serviços.

E aí, está esperando quê? Fale com a gente agora mesmo e aproveite os benefícios iCaiu para Empresas!

Agora que você já está por dentro das melhores soluções para ajudar a sua empresa a vencer a crise do novo Coronavírus, que tal compartilhar este conteúdo com os seus amigos e amigas?

Aproveite também para assinar a nossa newsletter e receba em primeira mão todas as nossas atualizações e o melhor conteúdo sobre o Universo Apple!

Mais Notícias

Todos os posts carregados