SuperVia, empresa que administra os trilhos da cidade, libera pagamento por aproximação diretamente pelas catracas
Agora, passageiros das linhas de trem do Rio de Janeiro poderão substituir o bilhete pelo pagamento contactless, quando não há interação física entre o cliente com a maquininha de cartão. Isso significa que usuários do Apple Pay conseguem liberar o acesso ao embarque aproximando o smartphone (no caso de carteiras digitais) da catraca.
A novidade foi anunciada no final do mês de agosto pela SuperVia, empresa que administra as linhas de trem do Rio de Janeiro. Outros métodos de pagamento sem contato, como o Samsung Pay, Android Pay e cartões habilitados com a função contactless podem ser usados para o pagamento.
Neste primeiro momento, só cartões com a bandeira Visa cadastrados no Apple Pay conseguem substituir bilhetes. A tecnologia de pagamento por aproximação está presente em algumas estações da SuperVia desde 2018, mas, até então, usuários não podiam usar carteiras digitais. Eram aceitos apenas cartões de crédito, débito e pré-pago com a função contactless da bandeira Mastercard.
Com o recurso, usuários ganham mais agilidade e conveniência na rotina. Afinal, quem nunca esqueceu o cartão de embarque em casa ou correu para procurar um caixa eletrônico e sacar o dinheiro da passagem?
Quando chegar na estação de trem, o usuário só precisa aproximar o smartphone ou cartão de crédito da catraca. Em dispositivos móveis, a transação precisa ser confirmada com a impressão digital ou Face ID. O valor da tarifa é debitado automaticamente do limite de crédito ou da conta-corrente e não há cobranças de taxas adicionais.
A tecnologia tem potencial para diminuir filas, ao simplificar o embarque nas estações, e diminuir o contato das pessoas — num momento de distanciamento social. O pagamento por aproximação está presente em 36 estações de trem da SuperVia. Confira a lista:
- Ramal Deodoro: Central do Brasil, Praça da Bandeira, São Cristóvão, Maracanã, Méier, Olímpica de Engenho de Dentro, Piedade, Cascadura, Madureira, Marechal Hermes e Deodoro;
- Ramal Santa Cruz: Realengo, Mocidade/Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Campo Grande, Paciência e Santa Cruz;
- Ramal Japeri: Ricardo de Albuquerque, Nilópolis, Edson Passos, Mesquita, Nova Iguaçu, Comendador Soares, Austin, Queimados e Engenheiro Pedreira;
- Ramal Saracuruna: Bonsucesso, Penha Circular, Duque de Caxias, Gramacho, Jardim Primavera e Saracuruna;
- Ramal Belford Roxo: Triagem, Coelho da Rocha e Belford Roxo.
No Rio de Janeiro, o preço do bilhete de trem é de R$ 4,70. Se quiser transitar entre trem, metrô ou ônibus, o usuário pode economizar com a integração, no valor de R$ 8,55.
Desde abril do ano passado, passageiros do MetrôRio também podem pagar a passagem com soluções de pagamento por aproximação. Caso seu cartão de crédito não tenha a função contactless, a dica é entrar em contato com o seu banco e solicitar uma nova via.
Dicas para usar o Apple Pay
Para configurar a carteira digital, o dispositivo precisa estar rodando a versão mais atual do sistema operacional. O Apple Pay pode ser habilitado no iPhone, iPad, Apple Watch ou Mac (para pagamentos online).
Se quiser usar o cartão em mais de um dispositivo, vai precisar adicionar os dados em cada um deles. Atualmente, o Apple Pay suporta cartões do Banco do Brasil (múltiplos e crédito Visa), Bradesco (crédito e débito Visa), Itaú e Porto Seguro.
Para usar a tecnologia no iPhone ou iPad, o usuário deve abrir o app Wallet e clicar no botão “Adicionar”. O próximo passo é o preenchimento de dados. Não se preocupe, o aplicativo sinaliza as informações necessárias.
Se quiser facilitar o processo, uma dica é “scannear” o cartão com a câmera do iPhone. Assim, as informações são preenchidas automaticamente e você só precisa confirmar a validade e o código de segurança. Quem preferir, pode escolher a opção “Inserir Cartão Manualmente”.
Toque no botão “Seguinte”, localizado no canto superior direito, e selecione como quer verificar o cartão de crédito. Para o Itaú, por exemplo, a confirmação acontece por aplicativo. Já o Banco do Brasil e Bradesco ativam o uso do cartão no Apple Pay por SMS.
Pronto! Comece a usar a sua carteira virtual. De acordo com a Apple, mais de 1 milhão de estabelecimentos no Brasil aceitam o pagamento por aproximação. Na hora de pagar, procure pelo adesivo NFC (Near Field Communication), tanto para compras físicas quanto onlines.
No caso do Apple Watch, as coisas mudam um pouco. Abra o app do relógio inteligente pelo iPhone e acesse a aba Meu Relógio. Em seguida, vá em Wallet e Apple Pay. Agora, adicione as informações do cartão — seguindo os mesmos passos do iPhone e iPad.
Para adicionar um cartão em modelos de Mac sem Touch ID integrado, o usuário deve acessar pelo iPhone o app Ajustes > Wallet, Apple Pay e ativar a opção “Permitir Pagamentos no Mac”.
Já em Macs com Touch ID, acesse Preferências do Sistema > Wallet e Apple Pay. Toque em “Adicionar Cartão” e siga o passo a passo. Quando estiver pronto pra comprar, procure pelo ícone do Apple Pay no site de vendas e, para confirmar a transação, coloque o dedo sob o Touch ID. Se o pagamento for confirmado, um “OK” aparecerá na tela.
Entre os sites que aceitam o Apple Pay estão Petlove, Evino, Ingresso.com e Hotel Urbano.