A versão oficial do iOS 12, lançada no último dia 17, promete melhorar o desempenho dos aparelhos a partir do iPhone 5S, do iPad Air e do iPod Touch 6ª geração.

O software é mais rápido e responsivo. Os aplicativos são 40% mais ágeis, a performance do teclado melhorou em 50% e a câmera chega a ser 70% mais rápida.

A promessa é de que o funcionamento do sistema se mantenha igual, mesmo quando estiver sobrecarregado. Isso porque o iOS 12 atinge a velocidade máxima duas vezes mais rápido.

Conheça as principais mudanças e os recursos do novo sistema operacional.

Atualização

Os iPhones, a partir da geração 5S, os iPads, após o iPad Air, e os iPods superiores ao da 6ª geração podem ser atualizados para a versão do iOS 12.

A atualização de todos esses dispositivos pode ser feita de modo manual, através da opção "Atualizar o software". Existe, também, a nova função de update automático. Quando esse ajuste é ativado, as atualizações são instaladas durante a noite.

O sistema pergunta com frequência, desde o iOS 11, se você deseja atualização automática. Caso não queira, basta desligar a função em "Atualização do sistema".

A Apple destaca que cada sistema operacional possui suas especificidades e que nem todos os recursos estão disponíveis em todos os idiomas e localidades.

Realidade aumentada

O ARKit 2, plataforma criada para integrar experiências compartilhadas, permite que objetos de realidade aumentada sejam enviados pelo Mensagens ou Mail e possam ser vistos no mundo real.

Agora, é possível a detecção de objetos 3D e o rastreamento facial melhorado. Existe, também, a possibilidade do jogo multiplayer , em que duas pessoas com dispositivos iOS diferentes podem interagir com os mesmos objetos de realidade aumentada. Os conteúdos 3D são otimizados pelo formato usdz, utilizado pela Pixar. Enquanto isso, o App Medida detecta dimensões de objetos retangulares usando a câmera do iPhone ou do iPad.

Dentro dessa realidade aumentada, entra uma das novidades do iOS 12: o Memoji. Ele permite criar emojis em 3D através do mesmo mecanismo utilizado no App Medidas.

Os animojis foram atualizados e foram criados quatro personagens: tigre, coala, fantasma e T-Rex. Também foi produzida uma forma mais longa, podendo gravar clipes de até 30 segundos.

Tempo de Uso

O Tempo de Uso é um recurso que mostra o tempo gasto em cada aplicativo ou site. Dessa forma, é possível usar o tempo no aparelho de forma mais consciente.

O Screen Time mostra quantas vezes você desbloqueou o celular e quais apps mandaram mais notificações, sendo possível limitar esses aplicativos. O aparelho avisa quando o tempo pré-determinado para utilização do app estiver acabando.

Com relação às crianças, o uso dos IDs da família permite configurar o Tempo de Uso. Seus filhos podem pedir mais tempo de acesso e você pode aprovar ou não.

Notificações

O iOS 12 permite, através dos ajustes instantâneos, que você gerencie suas notificações direto na tela bloqueada. A Siri, assistente virtual da Apple, também faz sugestões baseadas nas suas atividades anteriores para agrupar mensagens semelhantes.

O usuário pode desativar as interrupções, usando o Não Perturbe.A ferramenta pode ser ativada em situações ou locais específicos e é desativada automaticamente, se desejado.

O Não Perturbe Durante Hora de Dormir ,quando ativo,silencia as notificações durante a noite até que você desbloqueie a tela do iPhone. Ele também reduz o brilho da tela.

As configurações permitem os alertas prioritários. As informações importantes de determinada pessoa ou veículo serão recebidas mesmo que o Não Perturbe esteja ativado.

FaceTime

O novo recurso do iOS 12 disponibiliza o FaceTime com até 32 pessoas ao mesmo tempo, seja em áudio ou vídeo. Até quatro pessoas ficam em destaque na tela, simultaneamente.

Quem estiver falando aparece automaticamente em tela maior e ainda é possível escolher, com apenas dois toques na Visualização, quem aparece em destaque.

Essa ferramenta funciona nas duas funções para iPhone, iPad e Mac, e somente para áudio no Apple Watch. É possível colocar animojis, stickers e filtros em tempo real.

Você pode, também, iniciar um FaceTime a partir do aplicativo Mensagens. A segurança da conversa permanece a mesma, com criptografia de ponta a ponta.

Câmera e fotos

O aplicativo de fotos do iOS envolve o uso da inteligência artificial. As sugestões de busca ajudam a encontrar a foto que você procura, relacionando com eventos, pessoas e lugares.

As buscas estão mais inteligentes e contam com o apoio da Siri. Se você foi a um evento e um amigo seu, que aparece na foto, também, ela vai identificá-lo e sugerir que as imagens sejam compartilhadas com ele.

Sobre os upgrades da câmera, o destaque é para o modo Retrato. A câmera cria uma espécie de máscara no rosto identificado, criando uma separação inteligente entre pessoa e ambiente.

A iluminação e uma nova API permitem a diferenciação de camadas em uma foto, separando-a em planos. Isso faz com que a foto fique mais perto do real.

Siri

A assistente pessoal da Apple agora sugere, mesmo com a tela bloqueada, atalhos baseados em sua rotina e suas preferências. O Editor de Atalhos ajuda você a criar rotinas manualmente.

É possível pular algumas etapas de uma só vez, personalizando os diferentes apps. Os atalhos no iOS 12 podem ser ativados com a voz no iPhone, iPad ou Apple Watch.

Na versão do iOS 12, a Siri consegue captar maiores variedade de sons , incluindo sotaques irlandês e sul-africano e aumentou para 50 o número de idiomas que podem ser traduzidos.

Com ela, você pode ligar e desligar a lanterna, localizar senhas rapidamente e procurar as memórias favoritas. A Siri encontra fotos com base em palavras-chave referentes ao conteúdo da imagem.

Segurança

O iOS 12 vem com criptografia integrada , ou seja, você escolhe quando, como e o que quer compartilhar. A atualização do Safari impede que os widgets rastreiem você sem autorização.

Essa configuração também evita que os anúncios sejam direcionados para você pela internet, pois, sem acesso a características únicas do aparelho, os algoritmos funcionam de forma diferente.

Senhas fortes são criadas automaticamente no iOS 12. Elas são únicas para cada app e site e ficam salvas no Safari. Você usa com mais segurança, sem precisar lembrá-las.

As senhas passam por um controle de repetição. Aquelas usadas mais de uma vez são sinalizadas para que você possa trocá-las por outra mais forte, gerada pelo aparelho.

Os códigos de segurança , recebidos via SMS, passam a aparecer como sugestão de preenchimento automático, evitando que você tenha que memorizá-los.

Outras facilidades do iOS 12

A nova tabela de uso da bateria mostra o consumo das últimas 24 horas ou 10 dias. Os relatórios mostram, com precisão, o que foi gasto em cada função. Quando o aparelho está sem sinal, o iOS 12 mostra o que foi gasto procurando sinal.

Além de novos filtros, efeitos de texto e stickers para iMessage, a câmera também foi atualizada com um leitor de QR Code aprimorado, o que facilita a leitura.

No iPad, uma das grandes novidades é o gravador de áudio. Através do iCloud, dá para acessar todas as gravações de qualquer lugar.

Foram incluídos três novos dicionários : hebraico, árabe-inglês e hindi-inglês. E, para quem quer outro tipo de leitura, o Apple Books chega de cara nova. Dá para organizar a biblioteca com a tag Lendo Agora.

Também estão disponíveis outras opções de cor, espessura e opacidade para marcações em PDF, imagens e desenhos.

Atualize agora para a versão iOS 12 e comece a desfrutar das vantagens do mais novo software do mercado! Leia: iOS 12 x iPhone 5S.