É muito chato quanto temos um iPhone lento, não é mesmo? Afinal, precisamos usar o smartphone para as tarefas cotidianas e isso é prejudicado quando ele apresenta problemas em seu desempenho.

O fato é que a lentidão do iPhone é normal e isso pode acontecer por uma série de fatores, que fazem com que o aparelho sofra com uma queda de desempenho após algum tempo de uso. Isso acontece principalmente quando alguns aplicativos têm versões novas e mais pesadas lançadas.

Para que você conheça os motivos que costumam deixar o iPhone lento e possa identificar se é um desses problemas que está causando o baixo desempenho do seu aparelho, elaboramos uma lista. Siga a leitura e confira agora mesmo!

Excesso de aplicativos instalados

Um dos principais fatores que fazem com que os smartphones fiquem lentos é o excesso de aplicativos instalados, ocupando praticamente toda a memória disponível no equipamento.

O ideal é que você mantenha instalado, no iPhone, apenas os aplicativos que você realmente usa em seu dia a dia, excluindo aqueleapp de um portal de notícias que você nunca acompanha, aqueles joguinhos de que você já enjoou etc.

Muitos aplicativos abertos em segundo plano

É muito comum que algumas pessoas, por desconhecimento ou simples descuido, não fechem os aplicativos após o uso, deixando-os em segundo plano. O problema é que, quando estão em segundo plano, os apps permanecem atualizando as informações automaticamente.

Como a memória RAM do sistema iOS é limitada, é normal que o iPhone comece a travar ou fique mais lento quando muitos aplicativos estiverem abertos. Para que isso não aconteça, o ideal é sempre fechá-los logo após o uso.

Armazenamento do aparelho cheio com músicas e imagens

Muitas pessoas têm o hábito de baixar músicas da Internet e também de fazer muitas fotos ou selfies, de modo que esses arquivos ocupam muito espaço na memória do celular.

Além disso, é comum recebermos muitas mensagens em formato de áudio, vídeo ou imagem em aplicativos de conversa, como o WhatsApp. Aquelas mensagens de “bom dia” que você recebe de familiares e amigos, por exemplo, podem estar enchendo a memória do seu equipamento.

Para reverter esse problema, basta fazer uma limpeza em todos os arquivos que você não precisa mais utilizar. Além disso, é possível armazenar as suas fotos e vídeos pessoais em nuvem, não ocupando, assim, a memória do iPhone.

Versão antiga do iOS instalada

Os modelos mais antigos do iPhone, como o 6, o 5S, o 5C, o 4S, o 4 e o 3GS ainda são comuns entre muitos usuários, e é natural que eles fiquem mais lentos com o passar dos anos.

As versões mais novas do iOS são sempre melhoradas, de modo que é comum que os equipamentos mais novos funcionem melhor do que os mais antigos.

Bateria antiga

Ter uma bateria antiga também pode prejudicar o desempenho de um iPhone. Uma pesquisa realizada pela Reddit comprovou que as baterias mais antigas fazem com que os aparelhos fiquem mais lentos, de modo que uma troca, após alguns anos de uso, pode ser uma boa solução para esse problema.

Agora que você já sabe os motivos que deixam um iPhone lento, já pode diagnosticar aquilo que está causando esse problema e buscar uma solução.

Para que mais pessoas tenham acesso a este conteúdo, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Assim, você ajuda seus amigos a também deixarem os seus iPhones mais potentes. Vamos lá!