A iTunes Store é um serviço multimídia que permite que você compre filmes e músicas on-line. Ele é responsável por mais de 80% das vendas de músicas nesse formato no mundo.

No Brasil, a iTunes Store foi lançada em 2011, já com um catálogo de 20 milhões de músicas. Em 2013, a ferramenta bateu o recorde de 25 bilhões de músicas vendidas.

O que é e como funciona

Compatível com iPhone, iPad, iPod, Mac e outros computadores, a loja de música on-line da Apple é um excelente canal para baixar arquivos com alta qualidade de áudio.

Você pode usar o iTunes na Nuvem para baixar suas músicas. Assim, é possível adicionar esses arquivos a outros dispositivos sem custo adicional.

É possível, também, configurar para que as novas músicas sejam baixadas automaticamente nos seus dispositivos iOS.

Usando o ID Apple, você sincroniza as músicas através do Apple Music. Assim, pode passar os arquivos para iPhone, iPad, iPod Touch, Mac, Apple TV, Apple Watch e computadores.

A iTunes Store é diferente do Apple Music. O Music, que é um serviço de streaming, tem dificuldade de disponibilizar álbuns que não possuem licença para esse tipo de tecnologia.

A discografia dos Beatles, por exemplo, não está disponível para streaming, mas pode ser comprada no formato digital pela iTunes Store.

Os usuários conseguem ter uma prévia de 1 minuto e meio de todas as músicas, basta procurá-las nos álbuns, organizados pelos nomes dos artistas.

São mais de 50 milhões de músicas em alta qualidade. Independentemente do dispositivo pelo qual você compre as músicas, elas ficarão disponíveis, na hora, na biblioteca.

Você pode baixar tudo para ouvir offline ou pode optar pelo streaming, que não tem propagandas. É possível experimentá-lo por um mês gratuitamente e cancelar a qualquer momento.

E não são só músicas não, viu? A iTunes Store disponibiliza mais de 100 mil filmes para baixar. Se você tiver uma Apple TV 4K , pode assistir em resolução HDR.

Como usar a iTunes Store

Vamos te mostrar agora como usar sua iTunes Store. Veja só:

  • Baixe o aplicativo

Antes de tudo, é preciso baixar o aplicativo no siteda Apple. O download é gratuito e leva apenas alguns minutos.

Depois de abrir o programa, aparecerá a iTunes Store, na barra à esquerda, logo abaixo de loja. Cadastre um cartão de crédito válido , com endereço de cobrança no Brasil.

Para terminar a configuração, abra o aplicativo da iTunes Store, role a tela para baixo e clique em Iniciar Sessão.

Toque na opção Usar ID Apple Existente e insira sua senha. Lembre-se de que, ao iniciar a sessão na iTunes Store, você também fica logado automaticamente na App Store e no Apple Books.

  • Sincronize os arquivos na biblioteca

Com o aplicativo iTunes Store baixado e instalado, adicione os arquivos na Biblioteca.Dessa forma, os arquivos são adicionados automaticamente em uma pasta compartilhada com todos os seus aparelhos cadastrados.

Para adicionar esses diretórios, vá em Arquivo > Adicionar Arquivo à Biblioteca ou Arquivo > Adicionar Pasta à Biblioteca. Para apagar algum arquivo, basta selecioná-lo e clicar na opção Deletar.

Você pode criar listas de reprodução e salvar músicas e vídeos clicando em Arquivo > Nova Lista. Selecione os arquivos e, com o botão direito, aperte Adicionar à lista.

Crie quantas listas você quiser e organize da maneira que achar melhor. A opção Listas Inteligentes cria pastas de reprodução com base nas suas buscas.

Vale lembrar que, se os aparelhos estiverem sincronizados com o iTunes da versão mais recente, a versão mais antiga (anterior à 12.7) não consegue ler a biblioteca.

Você pode permitir que o aparelho crie uma biblioteca automaticamente quando você estiver conectado à versão mais antiga.

  • Acompanhe o iTunes Charts

A página do iTunes Charts mostra as principais novidades presentes na iTunes Store. Você fica por dentro dos lançamentos de músicas, álbuns, filmes, videoclipes e livros.

O aplicativo gratuito é um dos mais populares da Apple Store. Ele mostra as top 100 músicas e você pode escutar a prévia de 30 segundos de cada uma.

  • Se preciso, utilize as soluções de acessibilidade

A iTunes Store oferece alguns recursos para facilitar o uso da ferramenta por pessoas com deficiência.

Além de filmes legendados, a iTunes Store também disponibiliza vários podcasts com legendas. No iPod nano e no iPod Shuffle, há a opção de falar os nomes dos menus, dos artistas e das músicas para ajudar o usuário a escolher os arquivos.

O Window-Eyese o NVDA são leitores de tela de terceiros, que, conectados ao iTunes, conseguem ler a tela do aparelho.

Os atalhos de teclado também possuem configurações avançadas que facilitam a interação das pessoas com a plataforma.

  • Experimente a rádio on-line

O iTunes possui, além das rádios convencionais , um serviço de rádios on-line que divide as estações por gênero musical.

É muito simples! Para conectar, basta clicar na seta ao lado do nome do gênero de música para que apareça a lista de estações disponíveis.

Todas as rádios podem ser acessadas gratuitamente. É uma ótima opção para quem gosta de surpresas na hora de ouvir uma playlist.

Como publicar sua música na iTunes Store

Você pode vender o seu conteúdo no iTunes e, assim, alcançar milhões de pessoas. Para comercializaraplicativos, você deve estar cadastrado no iOS Developer Program ou no Mac Developer Program.

Para vender músicas ou filmes, você deve preencher uma candidatura on-line. Nesse documento, você vai especificar qual o seu estilo musical e em qual mídia você se encaixa.

Já para a venda de livros, é preciso que você se cadastre no Apple Books, através da iTunes Store. Você vai precisar, também, mostrar os direitos digitais dos livros que você gostaria de enviar.

Alguns cuidados a serem tomados

Algumas medidas podem ser tomadas para otimizar o funcionamento da iTunes Store e evitar que alguns erros aconteçam no sistema.

  • Baixe sempre a versão mais recente

No seu computador, faça o download do iTunes. Se o seu aparelho for um Mac, atualize o sistema operacional do computador.

É importante que a ferramenta esteja sempre atualizada , pois cada versão mais nova desenvolve algum elemento da anterior. Isso ajuda a evitar bugs.

  • Mantenha os dados atualizados

Como já vimos, o cadastro do iTunes precisa que você insira um cartão de crédito válido no sistema. É muito importante que você mantenha esses dados atualizadospara não ter problemas com cobranças e invalidar suas compras.

  • Gerencie a privacidade

Para configurar a iTunes Store, é preciso utilizar o ID Apple. Por isso, é preciso garantir que seus dados e suas informações pessoais estejam seguros.

Além de criar uma senha forte , procure personalizar as ferramentas específicas na aba de Dados e privacidade.

Ao iniciar uma sessão em um dispositivo pela primeira vez ou fazer alterações na conta, a Apple envia um e-mail de confirmação. Se você não fez as ações, mude imediatamente sua senha ou entre em contato com o Suporte Apple.

Agora você já sabe como funciona a iTunes Store e como a ferramenta pode facilitar o acesso à música on-line. Acompanhe as postagens do blogiCaiu e fique por dentro das novidades da Apple! E para saber mais sobre o assunto, leia: Tire aqui suas principais dúvidas sobre como configurar o iTunes!