Se um iPhone fosse uma pessoa, a placa-mãe seria o seu cérebro. E, assim como nos humanos, se o cérebro não vai bem, todas as outras funcionalidades são perdidas.
Como o iPhone não é uma pessoa, ao invés de apresentar dificuldades ao falar, se locomover ou raciocinar, um problema em seu “cérebro” causará lentidão, superaquecimento, problemas de carregamento e, na pior das hipóteses, a morte de seu companheiro de todas as horas.
Por conta disso, problemas na placa são o terror de qualquer dono de iPhone. Nesse texto, vamos comentar os 5 sinais que indicam que a placa de seu celular está falhando, bem como dicas de como evitar que isso aconteça; além de, é claro, orientar como proceder caso isso ocorra.
Prepare seu cérebro e boa leitura!
O que é a placa mãe?
Como já foi mencionado, a placa mãe é um dos principais componentes do iPhone e de eletrônicos de uma forma geral. É responsável por permitir a comunicação entre a memória, HD, fonte de energia, processador, cooler e todos os outros componentes.
Daí a gente consegue perceber o quanto uma placa mãe danificada pode significar para o seu aparelho. Sem ela, seu celular se transforma apenas em um amontoado de peças inúteis para o uso.
O que faz a placa apresentar problemas?
Os motivos para que a placa mãe apresente problemas são inúmeros. Alguns deles, mais simples de resolver, como o acúmulo de sujeiras. Outras, nem tanto, como a exposição diária a umidade (tire seu aparelho do banheiro!) e contato com água ou outro líquido.
Apesar dos produtos da Apple serem conhecidos por terem um longo tempo de vida, com o passar dos anos até mesmo a placa de um iPhone poderá apresentar problemas, ainda que você tome todos os cuidados.
Quando a placa-mãe do iPhone começa a apresentar algum defeito, o usuário rapidamente irá perceber. Afinal, isso reflete em suas funcionalidades.
Como identificar se a placa de seu iPhone precisa de reparos?
Há alguns sinais que indicam problemas na placa de seu iPhone. Vamos conferir os 5 principais:
1 – Celular não liga: um dos principais problemas quando o assunto é placa-mãe com defeito, e também um dos sinais mais claros.
2- Carga de celular não dura: esta já é uma das principais reclamações de donos de iPhone; a duração da carga do aparelho fica ainda mais prejudicada com uma placa defeituosa. Se a carga de seu iPhone não dura quase nada, muita atenção.
3 – Touchscreen com problemas: quando o touchscreen deixa de funcionar ou apresenta problemas, uma das razões talvez seja defeitos na placa.
4 – Tela inicial travada: o seu aparelho liga, mas só até a tela inicial. A partir daí, nada mais acontece. É provável que isso seja causado por conta de um defeito na placa. Afinal, como já foi dito, a placa mãe é o canal por onde todos os componentes do celular se comunicam. Sem ela funcionando plenamente, não é possível iniciá-lo.
5 – iPhone sem conexão Wi-Fi ou com conexão muito ruim: sinal de que seu aparelho não está conseguindo “conversar” com o sinal de internet.
Esses são os cinco problemas mais comuns quando a placa não está funcionando plenamente.
Como proceder?
Em primeiro lugar, sem gambiarras. Se você não for um técnico especializado em reparos de iPhone, não tente fazer isso em casa. Qualquer erro pode decretar a morte de seu celular.
Leve o aparelho em uma assistência técnica Apple especializada, como a iCaiu. Só assim você terá a garantia de que todo o possível será feito para salvar seu aparelho e de que, caso seja necessário repor algum componente, que este terá a qualidade esperada.
Afinal de contas, nosso iPhone não é um ser humano, mas é como se fosse da família!
E você, o que achou deste conteúdo? Compartilhe com os seus amigos e amigas e se inscreva agora mesmo na newsletter da iCaiu.
Não espere mais, faça parte da maior comunidade do Brasil que recebe, toda semana, o melhor conteúdo em língua portuguesa com todas as notícias e conteúdos sobre o Universo Apple.
Até mais!