Imagina um dia cheio de tarefas, reuniões de trabalho e encontro marcado com os amigos. Você precisa muito do celular, mas seu iPhone não carrega. O que fazer?

Hoje em dia, não conseguimos mais ficar sem celular, não é mesmo? Segundo pesquisa, os brasileiros lideram a lista dos mais viciados em telefone no mundo.

Quando o iPhone não carrega, tentamos imediatamente procurar a razão para resolvermos a questão o mais rápido possível.

A primeira coisa que passa pela cabeça é a bateria. Porém nem sempre será esse o problema. Alguns defeitos não dão sinais de aviso, mas, neste texto, mostraremos como identificá-los.

Por que o iPhone não carrega e como identificar o problema?

O diagnóstico dos danos que estão impedindo que seu telefone receba carga pode levar um tempinho, já que são muitas as possibilidades que podem ocasionar o defeito.

Existem diversos motivos pelos quais seu iPhone não carrega. Vamos conhecer as principais razões agora.

Carregador com defeito

É mais fácil perceber os desgastes dos cabos Lightning, pois os danos ficam mais visíveis. Se alguma das extremidades do cabo USB estiver desgastada , seu carregador pode perder a função.

Se não houver danos aparentes no exterior do cabo, tente conectá-lo a uma porta USB do computador , em vez do adaptador de parede do iPhone. Se o Lightning funcionar, significa que o problema não é o cabo.

Outra maneira fácil é pedir um cabo emprestado para um amigo. É interessante testar mais de um carregador, caso nem o do amigo faça o celular carregar.

Se o iPhone carregar, o problema pode ser com o seu cabo ou com o adaptador de parede. Para verificar o adaptador, basta conectar o Lightning a outra fonte de energia.

Ah! Vale testar a própria tomada mesmo, viu? Às vezes, as tomadas de parede não estão funcionando como deveriam. Você pode testá-la conectando outro produto eletrônico.

Cabos não originais

A Apple é uma das empresas que mais sofre com falsificações no mundo, principalmente no setor de tecnologia.

Os acessórios falsificados são mais baratos, mas a conta pode vir mais cara no fim. Isso porque eles não possuem garantia e a vida útil deles costuma ser menor que a de um cabo original.

Os produtos não homologados , ou seja, sem a certificação da Apple, não cortam a energia quando o aparelho está totalmente carregado. Isso sobrecarrega a bateria e pode causar descargas elétricas.

Essas descargas de energia, causadas pelo superaquecimento , podem causar danos irreversíveis ao seu iPhone e à sua saúde.

Já foram noticiados casos de pessoas que se feriram com explosões de aparelhos e carregadores não originais. Por isso, opte sempre por materiais certificados.

Porta de carregamento suja

É comum colocarmos o iPhone no bolso da calça jeans, jogado na bolsa que estava cheia de farelo de biscoito… Sabia que essas sujeirinhas podem comprometer o carregamento do celular?

Isso porque algum resíduo, como pelos ou fiapos de roupa, pode estar atrapalhando a entrada do cabo e impedindo uma conexão sólida entre carregador e aparelho.

Nesse caso, com uma escova de dente nova e seca, escove suavemente a porta de carregamento. Teste carregar o iPhone para conferir se o problema era mesmo esse.

Pode ser que a porta de carregamento ainda esteja obstruída, mas por um resíduo que não sai com a escovinha, como os líquidos ,sobre os quais falaremos a seguir.

  1. Danos causados por líquidos

Os líquidos, quando em contato com o aparelho, podem causar curto nas conexões. Para facilitar a descoberta do problema, desde 2006 a Apple tem a tecnologia LCI.

LCI é a abreviatura, em inglês, de Indicadores de Contato com Líquido. O dispositivo é ativado se houver contato com elementos que contenham água.

Naturalmente, o LCI é branco ou prata, mas, se o líquido for detectado, ele muda para a cor vermelha. O dispositivo é encontrado na lateral do iPhone.

Os danos provocados por líquidos não são cobertos pela garantia Apple. Isso quer dizer que, se for esse o problema, será inevitável enviar o aparelho para o conserto.

  1. Problemas no software

Às vezes, o iPhone não carrega porque o software fica em segundo plano e a tela desliga. Neste caso, basta resetaro aparelho para que ele volte a funcionar.

Para começar, deixe o celular carregando durante meia hora. Depois, realize a reiniciação. Ela pode ser diferente para os modelos de iPhone:

  • Até a geração 6S: pressione o botão de início e o botão lateral, ao mesmo tempo, por 10 segundos até aparecer o logotipo da Apple.
  • iPhone 7 ou iPhone 7 Plus: segure o botão lateral e o botão de diminuir volume por 10 segundos.
  • iPhone 8 ou posterior: pressione o botão de aumentar volume por alguns segundos e solte. Repita a ação com o botão de diminuir volume e, depois, mantenha pressionado o botão lateral até aparecer o símbolo da Apple.

Se o problema não for resolvido, consulte uma assistência técnica especializada ou verifique suas condições degarantia na Apple.

A bateria

Os defeitos causados pela bateria vão além do carregamento. Com o passar do tempo, é normal que ela comece a durar menos.

Se o iPhone não carrega por causa da bateria, o aparelho provavelmente dará alguns sinais antes de parar de carregar, por exemplo, desligando sozinho sem estar com a bateria zerada.

O sistema costuma avisar que você deve trocar a bateria. Se ela estiver inchada ou esquentando demais , procure um profissional para verificar e, se necessário, fazer a substituição dessa bateria.

Como resolver

Você pode deixar seu iPhone em modo DFU (Device Firmware Update, em inglês). Como ele reseta o telefone todo, faça um backup antes e salve em um lugar seguro.

Esse modo é uma medida interessante para quando o modo mais simples de resetar não funciona. Pressione os botões de início e repouso por 7 segundos. Solte um dos botões e segure o outro por mais 10 segundos. Clique na opção Restaurar quando esta aparecer na tela. Se não detectar problema no software, o defeito é outro.

Assim que entender o motivo pelo qual seu iPhone não carrega, procure, primeiro, saber se o problema é coberto pela garantia Apple. Se não for, procure profissionais capacitados.

Se for a hora de trocar a bateria do seu iPhone, procure uma loja que possua garantia e escolha sempre uma assistência técnica especializada, uma autorizada ou a Apple Store.

A mesma dica vale para o caso de você ter que comprar outro carregador. Compre em algum local confiável e procure os certificados da Anatel e da Apple.

E você já sabe: se seu iPhone não carrega, traga aqui na iCaiu! Fazemos troca de bateria, trocamos tela, prestamos assistência de qualidade em iPhones e iPads. Venha nos fazer uma visita!

Leia também o artigo Bateria do iPhone: qual o momento certo para trocar?