Segundo pesquisa realizada, 72% dos brasileiros sofrem de distúrbios na hora de dormir. Por isso, a necessidade de monitorar sono é cada vez maior para descobrir qual o problema e como resolvê-lo.

Rotinas cheias, dias corridos, alimentação inadequada. Tudo isso afeta o corpo e impede um descanso de qualidade. Pensando nisso, aplicativos de monitorar sono foram desenvolvidos para gerar relatórios sobre as características do sono do usuário.

Uma das ferramentas mais conhecidas é a Hora de Dormir, que já vem instalada nos iPhones. Você define um horário para dormir e o celular avisa quando der a hora.

Nesse aplicativo, você pode observar os dias em que dormiu no horário estipulado e quantas horas** de sono teve**, já que o app também apita na hora de acordar.

Além desse recurso, vários outros mais modernos foram desenvolvidos para monitorar sono. Listamos os principais benefícios de você baixá-los e quais são os mais indicados.

Benefícios

Com várias opções gratuitas para monitorar sono por meio do iPhone, é possível usar os aplicativos para auxiliar você na análise de possíveis problemas na hora do dormir.

As ferramentas não substituem o médico na avaliação mais profunda, já que não monitoram o cérebro, e sim movimentos noturnos na cama. Em alguns casos, é necessário ter um acompanhamento médico e fazer um exame de polissonografia, que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral durante o sono.

A alta tecnologia permite rastrear com precisão aspectos sonoros utilizados na hora de fazer uma avaliação, como batimentos cardíacos, ronco e fala noturna.

Monitorar sono traz efeitos positivos na medida em que torna os usuários mais conscientes sobre a qualidade de seu próprio sono, ajudando na escolha de hábitos mais saudáveis.

Separamos alguns dos aplicativos mais utilizados para monitorar sono. Conheça um pouco de cada um a seguir.

Ferramentas para monitorar sono

  1. Não Perturbe

Através da função Não Perturbe ,o usuário pode desativar notificações. Ela pode ser usada em situações e locais específicos e programada para quando deve encerrar seu funcionamento.

O Não Perturbe Durante Hora de Dormir silencia as notificações durante a noite. Ele reduz o brilho da tela e volta às configurações normais quando o iPhone é desbloqueado.

Ainda é possível configurar alertas prioritários , que permitem receber informações importantes das pessoas e dos locais escolhidos por você, mesmo quando o Não Perturbe estiver ativado.

2.   Sleep Cycle alarm clock

Disponível desde a versão iOS 8, o aplicativo monitora o sono através de seus movimentos corporais durante a noite.

Por meio de sensores , a ferramenta utiliza o microfone ou o acelerômetro do iPhone para medir, de forma precisa, em qual fase do sono o usuário está.

O microfone do celular deve ficar o tempo todo ativo. Assim, ele pode gravar e acompanhar o som dos movimentos na cama. O iPhone pode ficar em um criado mudo ou até mesmo no chão.

A tecnologia demorou cerca de dois anos de pesquisa para conseguir chegar na fase atual. O app ignora quaisquer sons que não sejam os dos movimentos gerados por sua cama.

Posicionando o iPhone perto da cama, o monitoramento permite encontrar um momento ideal para acordar o usuário. Com uma margem de 30 minutos a partir do que a ferramenta entende como sono leve , o aplicativo entende que você está próximo de acordar e despertar.

A versão mais nova permite que dois iPhones pareadospossam usar o Sleep Cycle ao mesmo tempo e cada dispositivo consegue distinguir de quem vem o som.

Para melhorar a função de monitorar sono, a ferramenta ainda centraliza números e anotações (como consumo de cafeína e bebidas alcoólicas) em gráficos e estatísticas.

O aplicativo possui um plano gratuito na Apple Store , com funcionalidades de monitorar sono mais básicas, e assinaturas que chegam até US$ 29,99 ao ano.

3.   Beddit Sleep Monitor

O Beddit divulga uma pontuação de sono para o usuário todas as noites. O app acompanha o descanso medindo frequência cardíaca, respiração e roncos, além de umidade e temperatura local.

Além da ferramenta, a empresa também lançou o Beddit 3 Sleep Monitor, que consiste em uma faixa colocada entre o colchão e o lençol que rastreia cada movimento do usuário.

Quando conectado ao iPhone, o microfone é acionado e é possível detectar se a pessoa está roncando e, ainda, se ela sofre de algum problema relacionado à apneia.

4.    Sleep Better

O aplicativo, disponível na Apple Store, é também chamado de Alarme Inteligente.Ele monitora e acompanha os ciclos de sono do usuário, relacionando-os com alimentação e exercícios físicos.

O app também relaciona os dados com as fases da lua e acompanha informações sobre humor, sonhos e pesadelos. Dessa forma, é possível compreender melhor as fases de sono leve, profundo e até mesmo o tempo que o usuário passa acordado durante a noite.

O registro das atividades é armazenado na conta Runstatic, que pode ser sincronizada ao Apple Health. Se quiser ainda acompanhar todas as variáveis que podem afetar o sono, o usuário pode usar também o app Steps.

5.    Pillow Automatic Sleep Tracker

O Pillow é um dispositivo de tecnologia exclusivo da Apple disponível a partir do iOS 10. Com opções avançadas de monitorar sono, ele avalia a rotina de sono de forma mais compreensiva.  O app pode ser utilizado tanto nos dispositivos iOS quanto no Apple Watch. Os algoritmos são avançados e, por isso, fornecem informações mais completas sobre as características do sono do usuário e sobre os benefícios de melhorar a qualidade do descanso.   A ferramenta mais simples é gratuita e a versão Premium mais completa custa US$ 4,99.

Hora de dormir

Como vimos, ter um aplicativo de monitorar sono pode ajudar muito na qualidade do descanso noturno. A Apple, além de ter ferramentas de monitoramento, possui dispositivos para ajudar você a relaxar na hora de dormir.

Todos os aplicativos listados abaixo foram desenvolvidos para exibir músicas relaxantes para você ouvir ao se deitar para dormir:

Relax Melodies: Sleep Sounds



Meditation & Relaxation Music



Sons de dormir tranquilizantes



Deep Relax Sleep Music



Free Relaxing Nature Sounds and SPA Music

    Além de auxiliar o usuário a monitorar sono, a Apple tem investido mais em ferramentas para melhorar a qualidade do sono de seus clientes e, consequentemente, melhorar a saúde e o bem-estar deles.

    Baixe agora algum dos aplicativos citados no texto e comece a perceber as mudanças positivas que acontecem em sua vida ao monitorar sono. E fiquem ligados nos _posts_ da [iCaiu](https://blog.icaiu.com.br/)! Damos dicas sobre os produtos da Apple e sobre as novidades que facilitam a vida dos usuários.

Leia também: Conheça 4 aplicativos de saúde que você precisa ter noseu iPhone