Pela quinta vez consecutiva, o Swift Student Challenge, desafio anual da Apple, condecorou uma brasileira. Mas não apenas uma brasileira, mas a mesma brasileira dos anos anteriores, dá pra acreditar?! Para conquistar o primeiro lugar, a estudante Karina Tronkos, de 24 anos, enfrentou milhares de competidores, de diversas partes do mundo e ficou entre os 350 projetos selecionados.
O desafio de programação da Apple consistia em criar projetos de aplicativos com a linguagem Swift, desenvolvida pela companhia californiana. Em entrevista ao UOL Tilt, a estudante de Ciência da Computação da PUC – RJ afirmou que costuma desenvolver projetos focados na experiência do usuário, experiência que pode ter dado uma forcinha na competição.
O projeto vencedor tem como tema biomimética, área da ciência que volta os esforços à criação de soluções engajadas que ajudem a solucionar problemas atuais, unindo estética, funcionalidade e sustentabilidade. Entendeu? Pois é, um tema bem complexo.
LINK PARA EMBED DO INSTA DELA
Em entrevista ao portal, ela frisou que unir esses conceitos a uma experiência tecnológica interativa, didática e de até 3 minutos, foi seu grande desafio. Ah, detalhe: tudo isso em 2 semanas!
Antes da pandemia, o grande prêmio era ir à WWDC, conferência anual de desenvolvedores da Apple. Mas, com a pandemia, o evento passou a ser realizado de forma 100% remota. Quem sabe no próximo ano as coisas voltem ao normal e o grande vencedor tenha o prazer de participar desse evento super restrito e exclusivo, não é mesmo?
GRL Power!
A pentacampeã do desafio da Apple também quer incentivar outras mulheres a ingressarem na área. Para isso, Karina criou o perfil @Nina_Talks no Instagram. A ideia, é, segundo ela, mostrar que tecnologia não é um bicho de sete cabeças. Na página, ela compartilha com seus 97 mil seguidores, dicas sobre UX Design e conteúdos relacionados.