Você sabe o que é obsolescência programada e como isso pode afetar o seu consumo? Atualmente, com as rápidas mudanças tecnológicas e com o surgimento constante de novas necessidades, somos cada vez mais estimulados a trocar os nossos aparelhos por outros mais novos.

O que normalmente ouvimos das empresas é que os novos aparelhos terão mais funções, resolverão mais problemas e tornarão a nossa vida mais prática. Mas, cuidado, isso nem sempre é verdade!

Hoje em dia, existe uma estratégia chamada obsolescência programada ou planejada. Isso ocorre quando, propositalmente, as empresas fazem com que os produtos tenham uma vida útil curta. Quer saber mais sobre isso? Continue lendo este artigo, que vamos contar!

O que é obsolescência programada?

A obsolescência programada é um modo de produção que faz com que um aparelho tenha a sua vida útil mais curta. Essa prática é utilizada estrategicamente para aumentar o número de vendas de determinando produto.

Muitas empresas utilizam como justificativa o rápido avanço da tecnologia e criam estratégias de marketing para apoiar a troca de um aparelho eletrônico por um mais novo. Por isso, somos bombardeados com o rápido surgimento de outros produtos no mercado, substituindo aquele que já ficou “obsoleto”.

Muitas vezes, o problema poderia ser resolvido de forma simples, como saber a hora de trocar a bateria ou outras formas de o seu aparelho ficar em ótimo estado novamente!

Há algumas outras formas de provocar a obsolescência do produto. Às vezes, uma simples mudança de peças acaba fazendo com que um aparelho seja incompatível com o anterior, dificultando o conserto. Os casos de obsolescência programada que conseguimos observar facilmente ocorrem mais com os eletrônicos em geral.

O que acontece muito com iPhones, tablets e celulares de forma geral é desconsiderarmos o conserto, que pode valer muito a pena. Alguns truques podem ser bastante úteis quando você estiver pensando que o seu aparelho não serve mais. Pode até mesmo ser o caso de liberar memória no seu iPhone, por exemplo, e ele já terá desempenho muito melhor!

Qual é o impacto da obsolescência no consumo?

Nós já contamos que a obsolescência estimula o consumo, mas como acontece?

Um exemplo disso ocorre quando vemos as pessoas comprando por impulso sem que haja uma necessidade real. E a desvalorização de um produto mais antigo faz com que enxerguem o produto novo muito melhor, útil e funcional, e o produto anterior como ultrapassado.

A obsolescência pode ocorrer de forma programada quando é planejada pelo fabricante, a partir de questões técnicas que obrigam a uma nova compra. Mas também pode ocorrer de forma psicológica: quando você começa a olhar para o seu produto e o enxerga como velho e ultrapassado, mesmo que ele ainda desempenhe bem as suas funções.

Esses exemplos são estratégias para aumentar o consumo. A obsolescência programada pode tornar um produto inútil, estimulando assim que as pessoas façam novas compras.

Contudo, em alguns casos, você pode contornar esse problema aprendendo a aumentar a durabilidade e melhorar o desempenho do seu aparelho. Essa é a importância de saber quando consertar, em vez de simplesmente descartar e comprar um novo produto.

Quais prejuízos a obsolescência programada pode causar?

A desvantagem da obsolescência programada é que esse estímulo excessivo do consumo faz com que haja um desperdício de recursos naturais. Além disso, acabamos por criar grande quantidade de lixo que, no caso dos eletrônicos, demora muito tempo para se decompor.

Você sabia que os equipamentos eletrônicos contêm materiais de difícil degradação? Possuem também substâncias poluentes e, ainda por cima, às vezes não existe um destino ecologicamente correto para esse lixo.

Neste texto procuramos explicar o que é obsolescência programada. Comentamos também como podemos evitá-la ao preservar mais os eletrônicos, aumentando a sua durabilidade e investindo em consertos.

E aí, você gostou do texto? Conseguiu entender mais sobre o que é a obsolescência programada? Então, deixe o seu comentário e acompanhe as próximas postagens do nosso blog!