Algumas reclamações recorrentes, como a duração da bateria e problemas nos aplicativos, são minimizadas se você otimizar seu iPhone. Separamos, a seguir, algumas dicas de como melhorar a performance do seu aparelho.

Atualize o iOS

A cada nova versão do iOS, recursos inéditos são incorporados, o que poderia tornar os aparelhos mais lentos. No entanto, as atualizações incluem correções de erros e otimização do desempenho.

Para verificar se o seu iPhone está atualizado, acesse Configurações do iOS > Geral > Atualizações de software.Os updates, além de consertarem bugs, incrementam a segurança do seu dispositivo.

Desabilite atualizações automáticas em segundo plano

Os iOS, a partir do iPhone 6S, são configurados para que suas atualizações sejam automáticas. Essas modificações periódicas tendem a sobrecarrega r o uso da internet e de recursos do dispositivo.

Aplicativos que rodam em segundo plano demandam mais bateria para manter as atividades constantes e, por rodarem vários processos ao mesmo tempo, fazem com que o aparelho fique mais lento.

A sincronização automática, com os chamados dados push, também drenam a bateria. Por isso, é interessante tirar a opção que sincroniza com o servidor automaticamente.

O modo automático é válido para não se esquecer de fazer a atualização, mas, para otimizar iPhone, é melhor plugar o aparelho na tomada e fazer as modificações manualmente.

Feche ou remova aplicativos

Quanto mais aplicativos estiverem abertos ao mesmo tempo, mais memória RAM seu aparelho vai consumir, fazendo com que ele fique mais lento e com que gaste bateria desnecessariamente, prejudicando a ideia de otimizar iPhone.

O ideal é, sempre que terminar de usar um aplicativo, fechá-lo para não ficar rodando sem justificativa. Se você não usa o aplicativo, desinstale-o.

Os aplicativos atuais ocupam muito espaço na memória, o que também faz com que o celular fique lento. Para otimizar iPhone, é importante dar prioridade aos aplicativos mais essenciais.

Remova também os widgets desnecessários. Aplicativos de previsão do tempo, de jornais e determinados tipos de calendário ocupam muito espaço e consomem memória e bateria.

Limpe cache e dados

O cache do browser, que é o recurso que permite que os navegadores de internet armazenem as páginas visitadas, quando cheio, faz o aparelho ficar mais lento.

Geralmente, o browser padrão da Apple é o Safari. Para otimizar iPhone, limpe periodicamente o cache, apagando históricos e rastros de navegação. Para isso, basta entrar em Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Limpar Cookies e Dados.

Existe a possibilidade, ainda, de contar com a ajuda de aplicativos, como o Clean Doctor. A versão disponível para iOS auxilia na limpeza de dados armazenados que são dispensáveis.

Desligue o GPS

A busca automática pelo GPS torna o sistema lento. Uma boa opção é escolher os apps que você quer que usem o GPS automaticamente e desabilitar a função nos demais.

Para tal configuração, siga os passos : Ajustes > Privacidade > Serviço de Localização. Neste item, escolha os apps que você não deseja que usem o GPS e desative o modo automático.

Desative efeitos visuais

Os efeitos visuais do iOS, apesar de divertidos e interessantes, podem deixar o aparelho mais lento. Efeitos de transparência e movimentos 3D são os que consomem mais espaço e bateria.

Papéis de parede animados também ajudam a drenar a bateria. Para desativar os efeitos, vá nas configurações de acessibilidade do iOS e ative as opções " Reduzir Movimento" e " Aumentar Contraste".

Redefina todos os ajustes de vez em quando

A redefinição na seção de ajustes é uma grande aliada para otimizar iPhone. De tempos em tempos, restaure os ajustes do aparelho para o modo original de fábrica.

Quando se usa o iOS com muitas preferências definidas, o aparelho pode se tornar sobrecarregado. Ao redefinir os ajustes, serão restauradas algumas definições de fábrica para melhorar o desempenho. As redefinições não apagam nada da memória nem alteram os arquivos armazenados.

Armazene fotos e vídeos no iCloud e no Google Photos

Apesar de ter uma memória maior do que muitos smartphones, o iPhone, quando sobrecarregado com fotos e vídeos, faz o sistema funcionar mais devagar.

O backup de arquivos com fotos, músicas e conteúdos em um computador ajuda você a limpar a memória do celular, deixando apenas algumas imagens mais importantes no aparelho.

Uma boa escolha é a utilização da Fototeca do iCloud. Com ela, você consegue liberar espaço no dispositivo e acessar suas imagens em qualquer lugar.

Para usar a Fototeca, entre no iCloud, na parte de fotos. Lá, selecione a opção " Otimizar no iPhone" para liberar espaço no dispositivo. Você pode armazenar quantas fotos e vídeos quiser, desde que tenha espaço disponível no seu iCloud para isso.

Otimize o iPhone economizando bateria

A pouca duração da bateria é uma das reclamações mais recorrentes entre os usuários do sistema iOS. Mas é possível otimizar iPhone economizando bateria. Temos algumas sugestões:

  1. Deixe a porcentagem ativa no topo da tela – Em atualizações da Apple, o ícone da bateria pode ser visto com a porcentagem da carga, e não só com a imagem gráfica. Essa habilitação do recurso " Nível de bateria" permite que você gerencie a bateria durante o dia, sabendo, com maior precisão, o quanto de bateria deve ser economizado.

  2. Confira o uso da bateria – Veja as informações sobre como sua bateria está sendo usada ao longo do dia. Essa é uma boa ferramenta para otimizar iPhone, já que fica bem mais fácil analisar como você pode melhorar o desempenho de cada app.

  3. Na opção "Uso de bateria" , é possível ver exatamente a proporção usada por cada aplicativo nas últimas 24 horas ou até mesmo na última semana.

  4. Habilite a função " Modo de pouca energia",que, geralmente, não fica ativada por padrão. Habilitando essa opção, o iPhone usa menos recursos , reservando menos energia para apps em segundo plano.

  5. Reinicie seu aparelho – Reiniciá-lo algumas vezes aumenta a expectativa de uso da bateria, além de fechar os aplicativos que não estão sendo utilizados, aumentando a velocidade do sistema.

  6. Deixe o iPhone virado para baixo – A partir do iOS 9, um recurso especial faz com que o iPhone reconheça quando há ou não luz no ambiente. Quando o sistema acredita que não há muita luz, ele subentende que é menos provável que você use o aparelho, e, então, diminui uso de recursos.

Comece, agora, a colocar essas dicas em prática para otimizar iPhone e garanta um melhor funcionamento do seu aparelho!

Leia também – 5 dicas e truques para iPhone: como aproveitar melhor o seu.