Você sabe quem foi Steve Jobs? Normalmente, costumamos associar esse nome apenas à criação da Apple e ao iPhone, mas a trajetória desse empresário americano ultrapassou barreiras tecnológicas — e não foram poucas!

Se agora você também está curioso para saber mais sobre a vida de Steve Jobs, continue lendo e descubra coisas que você nem imaginava:

Filho adotivo

Nascido em Los Altos, Califórnia, Estados Unidos, o garoto foi adotado por um casal que residia em São Francisco. Seu pai biológico era sírio e, em uma temporada para estudos nos Estados Unidos, engravidou a sua mãe.

Sua família, tradicional, não aceitou a criança devido às divergências religiosas, entregando-a para adoção.

Primeiro contato com a tecnologia

Aos 14 anos, Jobs conseguiu um emprego de verão na HP. A oportunidade apareceu depois que ele entrou em contato com a empresa para pedir uma peça para um projeto de ciências que estava elaborando para a escola.

A conversa telefônica de 20 minutos resultou em um kit com várias peças e a vaga de emprego. Foi lá que ele conheceu Steve Wozniak, que mais tarde se tornaria seu sócio. Antes de fundar a Apple, ele ainda trabalhou por um tempo como técnico na Atari.

Fundação da Apple

Steve Wozniak era um “crânio” em informática. Juntos, ele e Steve Jobs iniciaram um projeto na casa de Jobs, construindo protótipos de produtos na garagem. Os dois amigos de adolescência, então, venderam alguns bens e decidiram apostar na ideia.

Diz a lenda que o primeiro produto lançado foi o Blue Box, um aparelho que “enganaria” telefones, permitindo ligações gratuitas (na verdade, Wozniak já reproduzia e vendia o dispositivo ilegalmente quando conheceu Jobs). Com isso, conseguiram dinheiro para pagar parte da faculdade e iniciar seus projetos.

Daí em diante, novidades foram sendo lançadas, o que fez com que a empresa crescesse 700% em apenas três anos. O Macintosh surgiu algum tempo depois e Steve Jobs foi sendo afastado gradativamente das decisões de sua própria empresa. Abatido, decidiu vender suas ações a abrir uma nova empresa com o dinheiro arrecadado: a NeXT.

Embora os computadores não tenham sido um grande sucesso da empresa, ela foi responsável pelo lançamento do NeXTSTEP, um software com interface gráfica que era, ao mesmo tempo, fácil de usar e esteticamente agradável. Não demorou muito para ele se tornar um produto de sucesso, fazendo com que a NeXT fosse comprada pela Apple e, assim, o seu fundador voltasse ao topo. Desde então, a Apple continua crescendo, sempre com seus designs peculiares e produtos inovadores.

Mudança no mercado tecnológico

Desde o Macintosh (primeiro computador com interface gráfica), em 1986, muitas foram as novidades que chegaram ao mercado pelas mãos da Apple.

Um dos produtos mais conhecidos hoje é o iPhone. Ele tem acesso aos melhores aplicativos, contam com o sistema iCloud Drive e já existem modelos que contam com sensor de impressão digital. Os concorrentes nunca conseguiram alcançá-lo nesse quesito da tecnologia.

Rivalidade com Bill Gates

O primeiro contato de Steve Jobs com Bill Gates foi em 1970, quando fundavam, respectivamente, a Apple e a Microsoft. Até meados dos anos 90, as empresas produziam itens que pareciam ser complementares e os proprietários mantinham uma boa relação.

Em 1988, entretanto, a Microsoft lançou um computador com interface gráfica, o que levou a Apple a processá-la e perder o processo. Entretanto, anos depois, com a retomada da direção por Steve Jobs, as empresas voltaram a se tornar parceiras.

De lá para cá, a Apple vem lançando diversas ferramentas que têm recebido destaque no mercado, acima de seus principais concorrentes, inclusive a Microsoft.

Morte natural

Steve Jobs era pescetariano, termo que indica o consumo de peixes e frutos do mar e alimentos de origem vegetal. Ele não comia qualquer outro tipo de carne.

Ao descobrir um câncer no pâncreas, quis experimentar tratamentos naturais antes de iniciar a quimioterapia. Os médicos acreditam que esse fator foi determinante para a sua morte, em 2011.

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais e mostre também aos seus amigos quem foi Steve Jobs.