Quem nunca passou pelo sufoco de perder alguma coisa? Imagina então "perder" as fotos do celular, que são lembranças tão bacanas! Bate aquele desespero para tentar recuperar fotos do iPhone, não é?

Mas calma! Existem algumas maneiras de recuperar fotos que foram apagadas do aparelho. A seguir, mostraremos como você pode restaurar esses arquivos.

Aplicativo Fotos do iOS

A Apple, provavelmente devido à grande ocorrência de pessoas que deletam fotos sem querer, possui um aplicativo que armazena arquivos excluídos por um período de 30 dias.

No Fotos do iOS, que já vem instalado no iPhone, as fotos e os vídeos excluídos ficam armazenados. Na pasta, você encontra uma tag com contagem regressiva para chegar aos 30 dias.

Se estiverem dentro do prazo, você pode recuperar as fotos e os vídeos seguindo o caminho abaixo:

Entre no aplicativo Fotos > Dentro de Álbuns, procure pela pasta Apagados > No canto superior direito, pressione Selecionar.

Depois que você selecionar os arquivos que você quiser, toque em Recuperar, no canto inferior direito. Volte na sua galeria e as fotos estarão lá. Você conseguiu recuperar fotos do iPhone!

Caso já tenham se passado mais de 30 dias, existem outras maneiras para restaurar os arquivos. É o que você pode conferir a seguir.

Softwares para recuperar fotos do iPhone

Por vezes, não é possível recuperar os dados perdidos através somente do telefone. Por isso, separamos alguns softwares que podem ajudar você.

  • Disk Drill : a ferramenta consegue encontrar e recuperar arquivos que tenham sido excluídos, perdidos ou reformatados. Com o Disk Drill em execução, conecte o iPhone ao Mac.

O próprio software irá encontrar as pastas perdidas. Você seleciona as que quer e consegue recuperar fotos do iPhone.

  • EaseUS MobiSaver 7.6: com o software ativo, conecte o iPhone ao computador. Escolha o modo Recover from iOS Device e clique em Start.

Assim que você pré-visualizar as fotos, encontre as que foram perdidas, clicando na opção Somente exibir os itens excluídos, que aparece no canto superior direito.

Selecionadas as fotos que você quer, clique em Recuperar para exportar as imagens. As fotos ficam salvas no seu computador.

  • WinAVI iPhone data recovery: o diferencial do WinAVI é que ele organiza automaticamente os arquivos por ordem alfabética e por tamanho, facilitando a visualização das imagens perdidas.
  • Data Recovery : baixe o Photo Recovery, dentro do Wondershare, no computador, conecte o seu dispositivo e faça o escaneamento. Depois de pré-visualizar as imagens, selecione e recupere seus arquivos.

Backup

Backup é uma palavra em inglês que significa "cópia de segurança". Isso quer dizer que seus arquivos são salvos em sistemas secundários. É importante manter o backup sempre atualizado.

Quando você faz o backup, os dados atuais do dispositivo são substituídos pelos antigos. Por isso, lembre-se de salvar os arquivos novos em algum lugar antes de realizar essa ação.

  • iCloud: iCloud, automaticamente, faz backup dos dados mais importantes. Você pode restaurar as imagens, caso estejam no arquivo de backup disponível.

Para isso, faça o login com seu ID Apple no site do iCloud. Clique em Fotos. Quando as imagens aparecerem, basta baixar as que você deseja recuperar.

  • iTunes: com o iPhone conectado ao computador, abra o iTunes e clique no ícone do seu aparelho. Na tela, aparecerá a opção Resumo , na qual será possível fazer o backup.

Clicando na opção Restaurar backup, você consegue recuperar fotos do iPhone. Durante o procedimento, evite usar o aparelho.

  • DropBox: aplicativo Dropbox permite centralizar os arquivos em um único lugar e sincronizá-los com seus aparelhos. Você pode acessar os documentos em qualquer lugar, a qualquer hora.

Fazer um backup dos seus arquivos no DropBox, assim como no Google Drive , é uma forma segura de armazenar aquelas fotos que você não gostaria de perder.

Baixe o Dropbox no iPhone e clique em OK para ativar o upload da câmera. Assim, as fotos serão enviadas automaticamente para a pasta quando você tirar fotos.

Se as fotos já tiverem sido tiradas, selecione as que você deseja salvar e as envie ao Dropbox. É recomendado que você salve os arquivos no formato JPG.

O app não é a melhor solução de backup, pois exige que as configurações sejam feitas com antecedência, o que não ajuda muito quando você já perdeu as fotos. Porém é uma ferramenta bastante válida para que você não perca mais suas imagens.

Existe a opção gratuita e as versões Premium , com preço médio de RS 31,90 por mês. A qualidade do aplicativo é a mesma, muda apenas o espaço de armazenamento.

  • Google Fotos: a ferramenta é um serviço de armazenamento voltado para o backup de imagens, fotos e vídeos. O serviço é similar ao iCloud, mas oferece algumas vantagens.

O iCloud, por exemplo, além de estocar suas imagens, guarda também outros dados do telefone. Isso pode sobrecarregá-lo e fazer com que caibam menos fotos armazenadas.

Isso ajuda a resolver o problema de armazenamento cheio. Com os arquivos armazenados na nuvem, você pode liberar espaço na memória do seu celular. Você também pode compartilhar fotos com outros aparelhos que não sejam iOS.

Outro ponto é que o Google faz álbuns automáticos para separar suas fotos. Assim, você não precisa se preocupar em organizá-las por lugares.

Além de gratuito, o aplicativo do Google tem backup ilimitado. Você não precisa se preocupar em apagar imagens ou em tirar menos fotos para economizar espaço.

Isso é possível porque o app reduz um pouco o tamanho das imagens, mas, aos olhos de fotógrafos não profissionais, isso não interfere na qualidade da foto.

O Google Fotos é muito fácil de configurar. Basta baixar o aplicativo no celular, fazer login com uma conta Google e ativar a opção Backup e Sincronização.

Você pode, ainda, escolher a qualidade do upload que você deseja para seu backup. A alta qualidade permite vídeos em Full HD e fotos de 18 megapixels. A opção original mantém a resolução das fotos, mas limita o espaço a 15 GB no Google Drive.

Ufa! Esperamos que vocês tenham ficado mais aliviados ao lerem o texto e saberem que é possível, sim, recuperar fotos do iPhone. Fiquem ligados no blog da iCaiu! Buscamos sempre trazer novidades!

Leia também: 5 aplicativos para editar fotos no iPhone.