Se você possui mais de um dos dispositivos iOS móveis da Apple — o iPod Touch, iPhone, iPad e Apple Watch — ou você mora em uma casa onde existem várias gerações dos produtos presentes, então, em um momento ou outro você já se perguntou qual carregador da Apple pode usar? “Devo jogar fora aquele pequeno de alguns anos atrás e comprar um cabo Lightning, ou posso mantê-lo como um adicional?”

Depois de alguns anos, todos nós inevitavelmente acabamos com uma gaveta cheia de cabos brancos e carregadores USB brancos da Apple.

Porém, os dispositivos móveis da Apple que antes usavam um cabo de 30 pinos começaram a mudar para o atual cabo do conector Lightning em 2012. Confira a seguir qual a melhor opção!

Afinal, o que é o cabo Lightning?

O cabo Lightning é o conector de oito pinos da Apple. É muito menor e de forma oval, e parece ser do mesmo tamanho que um micro USB.

É mais adequado para os dispositivos da Apple, já que ele se encaixa melhor, e deve se tornar mais fácil de se conectar, e, portanto, mais confiável do que o anterior.

Confira a seguir as principais vantagens do cabo Lightning:

Aparelhos mais finos

O antigo cabo possuía 30 pinos, o Lightning tem apenas oito pinos de sinal — e isso significa que é muito menor, o que ajuda a Apple a fazer dispositivos superfinos. É um pouco maior do que um micro USB Conector, mas apenas por pouco.

Conexão em ambos os lados do conector

O cabo possui um processador que pode saber em que direção você conectou, e esse processador então reencaminha os sinais elétricos para que ele funcione corretamente.

Assim funciona em qualquer direção, então você não precisa olhar para ver qual lado está correto.

Maior durabilidade

O clássico cabo de 30 pinos usado no iPhone 4s e anteriormente certamente não era o cabo mais durável que existia, mas o cabo Lightning introduzido ao lado do iPhone 5 em 2012 provou ser um dos acessórios com uma durabilidade aprimorada.

Como funciona o cabo Lightning?

O cabo Lightning é um padrão de 8 pinos, mas cada cabo possui 16 pinos. Desta forma, sempre haverá 8 pinos para se conectar aos contatos, de qualquer forma que você a conecte.

Em cada lado do cabo Lightning existem pinos numerados 1-8 que são simétricos, o que significa que o pino 1 na parte superior é para alimentação USB e o 8 na parte inferior possui a mesma função. Você virou o plug e o pino de energia está no mesmo lugar.

A Apple apontou que os conectores Lightning utilizam apenas os pinos necessários para aplicações e acessórios específicos.

O resultado de tudo isso é que os cabos Lightning podem ser conectados, como quiser, e tem espaço para crescer no futuro. Mas a complexidade do Lightning pode explicar a presença do chip de autenticação dentro do cabo.

Confira algumas características do cabo Lightning:

  • garantia de 100% de compatibilidade com qualquer dispositivo Apple;
  • compatibilidade perfeita e com 1 metro de tamanho;
  • qualidade superior — projetado para atender praticamente todos os casos;
  • durabilidade excepcional — conector original de 8 pinos com uma vida útil imensa;
  • design reversível, ultracompacto, leve e facilmente enrolável;
  • sincronização e carregamento com velocidade. Se você precisa transferir dados ou carregar a bateria — simplesmente alcance este cabo e faça tudo.

Importante verificar se o cabo possui a certificação MFi que é a abreviação em inglês de “feito para iPhone / iPad / Apple Watch”. É o nome do programa de licenciamento da Apple. Quando o produto tem o “MFi”, ele permite que o usuário saiba que seu dispositivo possui o selo oficial da Apple para aprovação e funcionará perfeitamente com um aparelho da marca.

Quer ficar por dentro de todas as atualizações de segurança da Apple? Siga-nos no Facebook e no Linkedin agora mesmo!