Imagine que o seu celular foi roubado. E agora? O que fazer? Nessas horas, ter um bom seguro para celular faz toda a diferença, não é mesmo? Afinal, além de roubos e furtos, o seu aparelho está sujeito também a outros riscos, como quebras acidentais e oxidação, por exemplo.

Mas, como esse serviço funciona? Se você ainda não tem muito conhecimento sobre esse assunto, acompanhe o nosso artigo e tire suas dúvidas!

Neste post, vamos explicar para que servem os seguros para celular, além de apresentar algumas questões que você precisa avaliar antes de contratar uma seguradora.

Qual é a finalidade doa seguros para celular?

Além do automóvel e da residência, agora você também tem que colocar o celular no seguro?

Não obrigatoriamente, claro. Mas essa é, certamente, uma medida capaz de evitar uma série de aborrecimentos, especialmente se o seu aparelho custou alguns milhares de reais. Olhando por esse prisma, não parece uma má ideia, concorda?

O seguro para celular é uma opção viável, se você quer proteger o seu smartphone e evitar maiores prejuízos.

Em geral, as coberturas de seguro para celular incluem:

  • roubo ou furto: nesse caso, é necessário apresentar o boletim de ocorrência e a nota fiscal e o seguro não cobre a perda do aparelho;
  • quebra acidental: incluindo quebra da tela, descargas elétricas e outros riscos que não sejam ocasionados por negligência do dono;
  • oxidação: problema que ocorre quando algum líquido é derramado sobre o aparelho ou por exposição à maresia ou vapor;
  • chamadas não autorizadas: nos casos em que o celular é roubado e utilizado para realizar ligações, o seguro garante um valor determinado de ressarcimento dessas chamadas.

O que você precisa saber antes de contratar esse serviço?

Antes de contratar um seguro para celular, você deve cumprir os seguintes passos:

1. Verifique a cobertura oferecida

Nem todas as seguradoras cobrem todos os riscos citados acima. Alguns serviços são limitados à cobertura de roubo e furto qualificado. Portanto, observe com atenção o que está previsto no contrato e recorra à opção que mais atenda às suas necessidades.

2. Pesquise sobre a reputação da empresa

Isso mesmo. Tente descobrir o máximo possível de informações sobre a reputação da seguradora que você pretende contratar. Consulte a opinião dos consumidores, verifique o índice de reclamações e cheque se a empresa é fiscalizada pela Susep, órgão responsável pelo mercado de seguros.

A própria operadora da sua linha pode oferecer um plano de seguro para o celular. Mas antes de efetivar a contratação, pergunte qual é a seguradora parceira e pesquise a reputação dela.

3. Compare valores e taxas

Não contrate a primeira seguradora que você consultar. Compare os preços e avalie se os valores correspondem à cobertura oferecida. Em geral, o valor do seguro para celular é calculado com base no preço do aparelho, chegando a 25% de seu valor, assim como a taxa de franquia, que também gira em torno dessa porcentagem.

4. Veja se há período de carência

Informe-se também se há um período de carência a ser cumprido. Alguns planos determinam um prazo inicial de 30 dias, sem que o consumidor possa acionar a apólice.

5. Confira o tipo de indenização

Observe o que está previsto no contrato em relação à indenização e avalie qual a melhor opção para o seu caso. Alguns planos oferecem a reposição do aparelho, enquanto outros fazem o reembolso do valor do celular ou dos gastos com o conserto.

Atenção! De todos os problemas que foram mencionados neste post, o que ocorre com mais frequência é a quebra de tela. A boa notícia é que existem assistências técnicas, como a iCaiu, que oferecem garantia estendida na compra de itens de segurança, como películas de alta qualidade, entenda como a iCaiu+ já esta ajudando seus clientes.

Agora que você já sabe qual é a utilidade dos seguros para celular e quais os pontos que devem ser analisados antes de contratar um plano, avalie se essa alternativa pode te trazer praticidade e conforto.

E não se esqueça de dividir essas informações com outras pessoas! Compartilhe nosso post nas suas redes sociais!