É normal ficar preocupado quando a tela do iPhone quebra. Afinal, dependendo do dano, o prejuízo, além de estético, pode ser funcional, fazendo com que o aparelho fique temporariamente inutilizado.

Porém, se tomadas as medidas corretas, o reparo do celular pode ser feito rapidamente e com segurança.

Antes de trocar a tela do iPhone

Alguns cuidados básicos devem ser tomados antes de trocar a tela do iPhone. Assim, você evita a possibilidade de agravar o problema e economiza tempo e dinheiro.

  • Verifique se o que quebrou foi a tela ou apenas a película de proteção:

Para proteger a tela do iPhone em quedas mais bruscas, é recomendável usar um protetor de fibra de vidro. Uma película de qualidade evita que a tela sofra grandes prejuízos.

A película nano shield, por exemplo, não quebra ao receber fortes impactos. Ela possui uma camada de auto reparo, que recompõe pequenos riscos instantes depois do dano.

Se você não tiver certeza de como fazer a verificação do que foi danificado na queda, peça ajuda para um profissional de confiança.

  • Faça um backup do iPhone

Dependendo da queda, algumas funções do aparelho podem ser danificadas. Mesmo que suas imagens e seus arquivos estejam armazenados no iCloud, tente salvá-los em algum outro lugar através do backup.

  • Anote seu número do IMEI

Se você optar por levar seu aparelho em uma assistência técnica da Apple ou enviar o telefone para a empresa, você precisa ter, em mãos, o número do seu IMEI.

O IMEI é um código de identificação único de cada iPhone. Ele pode ser encontrado no próprio celular e na caixa do aparelho. É interessante você salvar o seu para casos de perda, dano ou roubo.

  • Escolha um local adequado para consertar a tela do iPhone

Essa parte é importantíssima. Se a manutenção não for feita de forma correta, é possível que seu celular sofra problemas ainda maiores.

Apesar de, hoje, existirem vários tutoriais mostrando como você mesmo pode fazer a manutenção do seu iPhone, procure ajuda profissional.

A tarefa pode parecer simples, mas, se feita de maneira errada e com as peças indevidas, pode causar danos irreversíveis.

Fizemos um comparativo dos lugares possíveis para trocar sua tela do iPhone. Confira a seguir.

Garantia X Empresa autorizada X Assistência técnica especializada

Existem três formas corretas de trocar a tela do iPhone. Lembrando que trocar sozinho em casa não é uma boa solução , viu? Vamos conhecer essas possibilidades.

Garantia Apple

A garantia Apple não cobre danos causados por contato com líquido, problemas causados por violações, acidentes e mau uso. Geralmente, a queda do aparelho não é coberta pela garantia.

Se o defeito for causado por um problema de fabricação, será realizado o reparo, respaldado pelo Código de Defesa do Consumidor. Alguns outros serviços podem ser realizados com a Apple.

Todos os reparos feitos pela empresa possuem garantia e são realizados sempre com peças originais. A maior desvantagem é o preço. Por ser um produto oficial, acaba saindo mais caro.

Caso você opte pela Apple, basta procurar a loja mais próxima ou entrar em contato com a empresa e verificar as condições da garantia e da efetivação do serviço.

Empresa oficial ou autorizada

Quando a tela do iPhone não pode ser reparada pela garantia, a troca através das assistências se torna inevitável.

As assistências autorizadas são realizadas por empresas parceiras cujos funcionários foram treinados pela empresa principal. Neste caso, significa que os profissionais da terceirizada foram treinados pela Apple.

As exigências feitas pelas companhias e que devem ser seguidas pelas autorizadas podem refletir nos custos do serviço. As peças devem ser originais e os preços são tabelados.

Pode ser que você tenha dificuldade em achar determinado tipo de peça para troca no suporte Apple ou na empresa oficial ou autorizada. Isso acontece porque, para a criadora dos iPhones, é mais negócio, dependendo do modelo, que você troque o aparelho.

Pode parecer mentira, mas dependendo do reparo, a substituição pode custar quase um outro aparelho, exemplo: a partir do iPhone 8, cujo as traseiras são de vidro, qualquer trincado neste pode  até dobrar o custo pois são enquadrados como outros danos ao invés de uma simples troca de tela. Confira na tabela:

Tabela de preços dos consertos feitos pela Apple.

Na assistência autorizada, o problema precisa passar por uma análise, podendo demorar mais tempo para a liberação do serviço. Enquanto isso, na especializada, os testes são mais práticos, levando menos tempo.

Aqui, na iCaiu, por exemplo, é possível agendar para realizar o reparo. Ele é feito na hora e você pode acompanhar o técnico durante o procedimento.

Assistência técnica especializada

A assistência especializada é feita por um profissional especialista. Apesar de não serem oficiais, também podem prestar um serviço de qualidade e com um preço mais acessível.

Geralmente, a especializada possui preços inferiores aos da assistência oficial, tornando-se um grande atrativo na hora de trocar a tela do iPhone.

Assistência técnica invalida a garantia Apple?

Essa é uma pergunta muito comum que faz com que algumas pessoas pensem duas vezes antes de trocar a tela do iPhone em uma loja oficial.

Recentemente, a Apple adotou uma política de aceitar consertos feitos fora de suas lojas oficiais, contanto que o aparelho passe por uma inspeção realizada por um avaliador da empresa.

Porém, se a troca da bateria, por exemplo, for feita fora da Apple, a loja oficial cancela automaticamente a garantia.

Desde 2017, existe uma proposta chamada "Ato do Direito de Reparo" (Right to Repair, em inglês). A proposta de lei busca oferecer mais opções de conserto dos aparelhos, fazendo com que as empresas disponibilizem peças oficiais para reparos fora da matriz.

Entretanto, a regra ainda não é válida no Brasil e, por enquanto, só aceita nos Estados Unidos.

Por que devo escolher a iCaiu para trocar a tela do iPhone?

Como vimos, a assistência técnica especializada é o melhor custo benefício, além de o conserto ser mais rápido e com menos burocracia.

A iCaiu, além de usar tecnologia própria de telas remanufaturadas para garantir qualidade no serviço, trabalha com horário marcado e realiza a troca da tela do iPhone, com segurança, em menos de uma hora!

E mais, a garantia da iCaiu para baterias pode chegar a 6 meses e a garantia das telas chega a até 1 ano.

Muitas assistências são rápidas, mas não garantem um serviço com integridade. Na iCaiu, a rapidez no atendimento não compromete a qualidade do conserto.

Caso queira, você pode acompanhar a troca da tela do iPhone na iCaiu. É rápido e você pode conhecer um pouco mais sobre a empresa. Ficaremos felizes em conhecer você também!

Leia também no blog da iCaiu: Assistência autorizada ou especializada: qual é a melhor opção?