Você desbloqueia seu iPhone e parece estar tudo bem. Mas, ao tentar abrir um aplicativo, ele não funciona e você recebe o seguinte aviso: "iPhone buscando rede". O que fazer?

São vários os motivos que podem levar a aparecer essa mensagem e também o recado de que o iPhone está "Sem serviço" na tela do seu celular.

Neste post, vamos explicar o que querem dizer essas mensagens, por que elas aparecem e como resolver. Vamos lá?

O que significa "iPhone buscando rede"?

O aviso "iPhone buscando rede" ou "Sem serviço" aparece quando o aparelho não consegue captar nenhum sinal da internet e de rede.

A notificação, que surge no canto superior esquerdo, pode indicar que seus dados móveis mensais tenham ultrapassado o limite do seu plano ou que o Wi-Fi não está conectando.

Como o iPhone precisa da internet para a maioria de suas funções, é natural que a gente queira resolver o problema o mais rápido possível. Vamos mostrar como fazer isso. Confira no tópico seguir.

Possíveis causas e soluções

Alguns problemas são mais fáceis de resolver, enquanto outros exigem um pouco mais de técnica para serem descobertos. É o que vamos mostrar agora!

O cartão do iPhone

O cartão que contém o número de telefone que usamos, que é conhecido como chip, pode causar alguns problemas que acarretem iPhone buscando rede ou sinal. Veja a seguir.

Problemas no chip

Se seu chip estiver com problema e o iPhone não conseguir reconhecê-lo , mensagens como "Sem serviço" e "Buscando rede" vão aparecer na tela.

Pode ser que o chip tenha sido danificado na hora da troca de celular, por exemplo. Um corte errado pode invalidar o sistema de leitura do cartão.

Os chips mais novos e os específicos para iPhone já saem de fábrica com o formato correto. Os nanochips da Apple são menores do que os chips dos smartphones de outras marcas.

Se você quiser usar seu chip antigo, vai ser necessário cortá-lo. O ideal é que você leve em alguma loja que já tem experiência nesse tipo de serviço para não danificar seu cartão.

Geralmente, os próprios funcionários da loja avisam que pode ser que o cartão SIM pare de funcionar. Se isso acontecer, você precisará comprar um novo na sua operadora para resgatar seu número.

O aparelho sofreu uma queda

Se o aparelho sofre uma queda, isso pode danificá-lo internamente, ainda que os sinais não sejam visíveis externamente.

Se os pinos do chip estiverem amassados, a leitura do cartão não poderá ser realizada, o que faz com que o cartão não seja mais reconhecido pelo telefone.

O slot sujo também pode causar esse erro na leitura. Por isso, tente limpá-lo com um pano seco e teste o chip novamente.

Se você tiver um iPhone Xs Max, é possível usar o outro slot, já que ele possui a função Dual Chip.

Se esse for o problema, a melhor solução é procurar uma loja especializada ou autorizada para fazer o reparo. Não tente fazer em casa para não danificar ainda mais a peça.

Falha da rede

Existem alguns motivos pelos quais a rede não funciona, que vão desde problemas na conexão até erro na leitura dela. Vamos conferir a seguir.

Erro na conexão

A falha na rede pode ser causada por diversos motivos. O mais simples de resolver é quando a mensagem "iPhone buscando rede" aparece porque o GPS está desligado.

O GPS não é diretamente ligado à rede de conexão, mas ele pode ajudar a reconhecer o chip. Para ver se esse é o seu problema, basta ativar o GPS.

A busca automática da rede pode falhar se o sinal no local em que você está for fraco. O iPhone sempre procura o sinal mais forte e, por causa disso, às vezes não consegue se conectar.

Coloque o aparelho para fazer a busca manual da rede, clicando em Ajustes > Operadora > Desligar busca automática.

Pode ser também que você esteja fora da área de cobertura. Para verificar, habilite os dados móveis. Se ainda não der certo, será preciso olhar as configurações avançadas.

Depois de tentar todas as opções anteriores, você deve dar um hard reset no iPhone. O hard reset nada mais é do que a formatação de aparelhos portáteis, como o celular.

Apagar os dados e restaurar os padrões de fábrica pode fazer com que não apareça mais a mensagem "iPhone buscando rede".

Com o chip inserido no aparelho, vá em Ajustes > Geral > Redefinir > Apagar conteúdo e ajustes e finalize a formatação.

Vale lembrar que, com essa formatação, você apaga todos os seus dados. Por isso, lembre-se de, antes de formatar, fazer um backup dos seus arquivos.

Rede protegida

Como sabemos, a maioria das redes Wi-Fi possui uma senha de segurança que deve ser inserida na primeira vez em que usamos aquela rede. A partir daí, a senha fica salva no celular.

Apesar de ser algo simples, muitas pessoas não se dão conta de que a rede pode ter tido a senha alterada.

Para conferir, vá em Configurações > Wi-Fi. Se a rede de conexão estiver com um cadeado, peça a senha atualizada para a pessoa responsável pela internet do local.

Bloqueio da operadora

Apesar de ser o motivo menos provável devido ao qual aparece o aviso "iPhone buscando rede", é possível que a operadora seja a causa do problema.

Todos os aparelhos vendidos no Brasil desde 2010, obrigatoriamente, segundo a Anatel, devem vir desbloqueados da loja.

Pode ser que seu aparelho tenha sido bloqueado por falta de uso ou excesso de tempo inativo, principalmente se o plano for pré-pago. Essas regras variam de acordo com a operadora.

Se o seu plano não estiver ativo, entre em contato com sua operadora para revalidá-lo ou, se quiser mudar de empresa, peça sua portabilidade.

Para fazer os ajustes do chip com a operadora, entre em Ajustes > Geral > Sobre. Se for possível, tente inserir um chip de outra operadora para verificar se o problema é realmente com a sua empresa de telefonia.

iOS desatualizado

O aparelho não atualizado pode gerar alguns defeitos temporários. A Apple procura sempre atualizar o sistema iOS justamente para tentar reparar erros das versões anteriores.

Pode ser que seu chip não esteja sendo reconhecido porque o aparelho está desatualizado e, pelo mesmo motivo, pode ser que o iPhone não esteja encontrando rede.

Uma solução rápida para quando você perceber seu iPhone buscando rede é atualizar o aparelho.

Para isso, basta ir em Ajustes > Geral > Atualização de Software > Transferir e Instalar > Senha > Instalar agora.

Problemas no reconhecimento do IMEI

O IMEI , que é o código de identificação único de cada iPhone, é conectado à placa lógica do chip. Se houver um erro no CI (Circuito Integrado), chamado de baseband, essa leitura não poderá ser feita.

Se algum dano for causado a essa placa, o IMEI não vai aparecer. Para a operadora, quer dizer que sua rede não existe para o celular.

Se você clicar em Ajustes > Geral > Sobre ou digitar *#06# no teclado de chamadas e o número do IMEI aparecer, é porque não há problema no registro.

Agora que você já sabe o que fazer quando aparecerem as mensagens " iPhone buscando rede" ou " Sem serviço", acompanhe as postagens do blog  iCaiue fique ligado nas dicas para melhorar o desempenho do seu iPhone. Entre no nosso blog para saber também o que fazer quando o iPhone não reconhece ochip.