Como utilizar o seu iPhone para monitorar a qualidade do sono?

Problemas para dormir são comuns entre as pessoas e o iPhone surge como uma das ferramentas para te ajudar a monitorar a qualidade do sono. Confira as dicas

Publicado em: , por Lucas Eliel

Mulher dormindo com iPhone na cama monitorando o sono

Dormir é uma atividade diária e mais do que necessária para a nossa vida. Entre os principais benefícios de uma boa noite de sono, estão a redução do estresse — já que, durante o sono, o nosso corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina —, sem falar que, segundo artigo publicado pelo Hospital Sírio-Libanês, dormir bem ainda contribui para a melhora do metabolismo, da disposição e até mesmo na prevenção de doenças crônicas.

Não por acaso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda oito horas de sono por noite. O que nem sempre é fácil, não é mesmo? Dormir pode parecer algo simples e natural para a maioria das pessoas, mas não deixa de ser um desafio e tanto para muita gente.

Principais distúrbios do sono

Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), a insônia  atinge 73 milhões de pessoas no País. Além disso, há pelo menos cinco distúrbios do sono que podem atrapalhar a sua noite. Dentre elas, vale destacar:

  • Síndrome das pernas inquietas (que pode te levar a um desejo incontrolável de mover as pernas);
  • Jet lag (afeta pessoas que viajam em fusos horários diversos);
  • Narcolepsia (Distúrbio crônico do sono que causa sonolência durante o dia);
  • Terror noturno (episódios de agitação, medo e gritos);
  • Apneia obstrutiva do sono (Obstrução intermitente do fluxo de ar durante o sono) e Sonambulismo (o ato de se levantar e caminhar durante o sono).

Como utilizar o iPhone para monitorar a qualidade do sono?

Para distúrbios graves do sono, não tem outro jeito: é preciso procurar um profissional de saúde, autoridade competente que pode te oferecer o melhor tratamento.

Por outro lado, como ponto de partida, você sabia que pode contar com o seu iPhone para monitorar a qualidade do sono?

A seguir, preparamos quatro dicas e uma informação importante. Confira:

1 – Não Perturbe

Pra começar, você pode utilizar a função “Não Perturbe”. Assim, você desativa aquelas notificações que podem chegar a cada momento, te atrapalhando dormir. Mas, não se preocupe, com esta função você ainda pode configurar alertas prioritários, que permitem receber informações de pessoas e locais importantes para você

Além disso, com o “Não Perturbe” você reduz o brilho da tela do seu iPhone, o que é muito importante já que a luz emitida pela tela pode trazer sérios prejuízos para o sono. De acordo com o Centro Médico Acadêmico da Universidade de Amsterdã, a  diminuição da exposição ao brilho das telas também pode evitar outros riscos de saúde relacionados ao sono.

iPhone ajuda usuários a monitorarem seu sono.

2 –  Beddit Sleep Monitor

O Beddit atua como um companheiro durante toda a noite: verifica a umidade e temperatura local e observa e analisa o seu descanso como um todo. Isso quer dizer que ele acompanha a sua frequência cardíaca, a sua respiração, e até os seus roncos!

Isso mesmo, quando conectado ao iPhone, e com o microfone acionado, o Beddit é capaz de detectar se você está roncando ou, até mesmo, se tem episódios de apneia.

Pra completar, a cada manhã o Beddit divulga a sua pontuação de sono, recurso ideal para que você faça o acompanhamento noite a noite. Assim, você pode testar o que está ou não funcionando e saberá a hora certa de pedir ajuda, se esse for o caso.

3 – Sleep++

O Sleep++ usa o Apple Watch e é o recurso ideal para fazer um acompanhamento mais a fundo do seu sono. Ou seja, das suas funções biológicas.

Além do mais, o Sleep++ te entrega um relatório do seu período de descanso e fala  — acredite se quiser —, se o seu coração descansou, ou não. Conte com ele para adicionar a sua análise de Descanso em seu Banco de Dados de Saúde e para ter acesso a notificações resumidas de sono matinal.

Entre outras funções, vale destacar que o Sleep++ possui modos de monitoramento manual e automático, faz uma integração precisa e compartilha o gráfico de descanso do usuário de modo seguro e privado.

4 – Sleep Better

Disponível na Apple Store, o aplicativo Sleep Better também é conhecido como um Alarme Inteligente. Isso porque o app é capaz de monitorar os seus ciclos de sono e relacioná-los com a sua alimentação e com os seus exercícios físicos.

Como se não fosse o bastante, o Sleep Better te dá a oportunidade de compreender melhor as fases do seu sono e identificar o tempo que, eventualmente, tiver interrupções do sono. Outro ponto interessante é que o app faz a relação dos dados com os ciclos da lua e não deixa de lado informações sobre humor, sonhos e pesadelos.

Pra finalizar, o Sleep Better armazena o seu registro de atividades na conta Runstatic, que pode ser sincronizada ao Apple Health. Fala a verdade: deu até vontade de dormir.

iPhone monitorando a qualidade do sono

Informação importante: Night Shift merece atenção

Já há algum tempo, fabricantes de gadgets têm optado por filtros de luz azul em seus produtos e sistemas operacionais. A Apple, por exemplo, inovou ao lançar o Night Shift no iOS 9.3. Com o recurso, a tela dos dispositivos deixa a tonalidade azulada no período noturno (ou no horário de preferência do usuário), e dá lugar a tons mais quentes.

De acordo com estudos, recursos como o Night Shift têm um impacto positivo sobre o sono, já que trabalham corretamente com as funções cerebrais. A ideia é evitar a luz azul em horário de repouso, já que a cor é mais associada ao dia e pode levar o usuário ao estado de vigília.

Por outro lado, um novo estudo da Universidade de Manchester levanta dúvida sobre o real efeito de recursos como o Night Shift. Conforme divulgado pelo The Guardian, o estudo, conduzido pelo Dr. Tim Brown publicado na revista científica Current Biology, sugere que a influência da luz de telas no ritmo circadiano e no sono está mais relacionada ao nível de brilho do que de fato a cores e tonalidades de luz emitidas por elas.

Dessa forma, considerando telas no mesmo nível de brilho, a luz azul pode trazer ainda mais benefício ao sono do que a amarela. Portanto, considere as possibilidades e opte pelo que for melhor para o seu caso.

Antes que você caia no sono, vai mais uma informação válida: a iCaiu é uma Assistência Técnica Especializada Apple e oferece serviços para os mais variados problemas. Para mais informações, basta entrar em contato.

Mais Notícias

Todos os posts carregados