Adeus sujeira: aprenda a limpar o seu iPhone e fique livre dos germes e vírus

Talvez você não saiba, mas a tela do seu celular pode ser um mundo invisível, lar doce lar de uma população grande e indesejada de germes, bactérias e vírus

Publicado em: , por Lucas Eliel

Como Limpar o iPhone para evitar bactérias e vírus

Talvez você não saiba, mas a tela do seu celular pode ser um mundo invisível, lar doce lar de uma população grande e indesejada. Segundo uma pesquisa realizada pela Devry Metrocamp, em Campinas (SP), um aparelho celular pode carregar mais de 23 mil fungos e bactérias. Mas por que isso ocorre?

O estudo Global Mobile Consumer Survey, realizado pela consultoria Deloitte, pode ser a chave para esta questão. Os pesquisadores constataram que os brasileiros desbloqueiam o aparelho de celular, em média, 78 vezes ao dia. Ou seja: são 78 oportunidades que os microorganismos têm para passar, dos nossos dedos, para um admirável mundo novo. No caso, o nosso iPhone.

Tudo piora ao observar estes seres de perto. Entre as 74 amostras estudadas pela Devry Metrocamp, foram encontrados bolores, leveduras e coliformes fecais, sem falar do microrganismo predominante: a bactéria Staphylococcus aureus, que marca presença em 43% dos objetos. Microrganismos que, além de nojentos, podem ser nocivos a nossa saúde.

Diante destes dados, deu ainda mais vontade de limpar bem as mãos e os celulares, não é mesmo? Então, confira agora um guia completo de como limpar e manter o iPhone limpo e higienizado.

1 – Prepare o seu material

Água oxigenada? Álcool em gel? Esponja de aço? Nada disso: deixe limpa-vidros, produtos de limpeza de casa ou de escritório para seus devidos fins.

Para limpar o seu iPhone, você vai precisar de:

  • Dois panos macios e sem fiapos. Podem ser aqueles panos que vêm em caixas de óculos de grau ou de sol e que as vezes, por anos, são deixados de lado;
  • Álcool isopropílico 70%. Recomendado pela própria Apple, o álcool isopropílico 70% é ideal para limpar componentes eletrônicos, já que a sua porcentagem de água é menor do que 1%. Isso elimina o risco de oxidação das peças.

2 – Prepare-se

  • Lave as mãos com água e sabão. Se for possível, também utilize álcool em gel; 
  • Com as mãos já limpas e secas, desconecte todos os cabos do seu iPhone;
  • Desligue o aparelho; 
  • Retire a capa, se houver; 
  • Coloque o aparelho em uma superfície limpa e segura.

3 – Mão na massa

Com as mãos já limpas, coloque o material (também higienizado) junto ao aparelho. Agora, inicie a limpeza do seu iPhone seguindo as nossas dicas:

  • Umedeça um dos panos com uma pequena quantidade de álcool isopropílico 70%;
  • De preferência, manipule o aparelho com os braços firmes, junto ao corpo, ou apoiados à superfície onde o material está. Este é um cuidado simples, mas que pode evitar uma queda desnecessária;
  • Com o pano umedecido, limpe o seu aparelho. Faça movimentos leves e circulares, sem “pesar a mão”;
  • Limpe o aparelho por inteiro, mas evite umedecer demais as aberturas;
  • Feito isso, separe o pano para lavar ou descartar, fora de sua área de trabalho;
  • Se possível, lave as suas mãos novamente ou higienize com álcool em gel;
  • Com o outro pano, ainda limpo e seco, cubra cada superfície do seu aparelho. Absorva todos os excessos, também com movimentos leves e circulares, e… Pronto!

Viu como é fácil limpar e manter o seu iPhone limpo e higienizado? Faça o mesmo procedimento com a sua capinha, OK?

Aqui vai uma dica final: lenços com álcool isopropílico 70% ou lenços desinfetantes Clorox também podem ser utilizados para limpeza de produtos da Apple. Portanto, se optar por um destes materiais, lembre-se de seguir o nosso passo a passo.

Por fim, vale destacar que este trabalho não vai te custar mais do que alguns minutos. Então por que não fazer isso, pelo menos, duas vezes por semana?

Assine nossa newsletter e fique por dentro de dicas e novidades do universo Apple.

Mais Notícias

Todos os posts carregados