A Apple liberou o iOS 13.5, quinto grande upgrade do sistema operacional utilizado em iPhones. Entre as principais mudanças, estão otimizações e atualizações no Face ID, FaceTime, correção de bugs e a disponibilização de um aplicativo desenvolvido em conjunto com o Google que notifica o usuário sobre a exposição à Covid-19.
Ficou curioso? Confira agora mais novidades do iOS 13.5 e o que esperar das próximas atualizações.
Face ID
O Face ID está realmente atualizado com o iOS 13.5. Não só por ser a sua última atualização, mas também por estar antenado com o que está ocorrendo no mundo.
O sistema de reconhecimento facial do iPhone consegue agora reconhecer mais facilmente o rosto do dono do celular, ainda que este esteja usando uma máscara de proteção. É o que dizem: novos problemas requerem sempre novas soluções.
API de Notificação de Exposição à Covid-19
Ainda sobre o novo Coronavírus, o iOS 13.5 também disponibiliza um API desenvolvido pela Apple, em conjunto com o Google, que notifica o usuário sobre o risco de exposição ao novo vírus no local onde ele está.
Funciona assim: por meio desse API, agências públicas ligadas à saúde poderão rastrear mais facilmente pessoas infectadas, bem como comunicar usuários próximos de que há infectados nas proximidades de onde ele estiver.
É importante frisar que o usuário do iPhone poderá habilitar e desabilitar o API quando quiser.
FaceTime
O FaceTime, app de chamadas de vídeo e chamadas de áudio da Apple, também foi levemente melhorado. A partir dessa atualização, o usuário tem a possibilidade de não mais permitir que a tela de vídeo mude de tamanho quando houver a interação de um participante.
Apple Music
Novidade para quem é assinante deste serviço de streming da Apple: o Apple Music, agora, possui uma maior interação com o Instagram, permitindo que o usuário compartilhe as músicas diretamente nos stories da rede social de imagens.
O que esperar das próximas atualizações do iOS?
A versão 14 já está em fase Beta, ou seja, ainda em fase de desenvolvimento. Mas, tem notícia boa: todos os iPhones, a partir do 6S, 6S Plus e SE de 1ª geração, receberão essa nova atualização.
Confira as novidades:
- App Clips: será possível isolar minifunções de aplicativos maiores — desde que esse pedacinho tenha até 10 Mb — para usar. Por exemplo: usar apenas a função rádio do Spotfy. Isso será possível através de QR Codes.
- Siri Atualizada: a assistente pessoal da Apple virá ainda mais “inteligente”. A promessa é que a nossa querida Siri consiga traduzir de forma mais correta palavras e frases para qualquer idioma.
- Apple Maps: serão adicionadas as funções “olhe ao redor”, “Favoritos e Guias” e “Sugestões da Siri”, para que o usuário conheça, se programe e receba dicas a partir de sua geolocalização.
- Outras novidades: pode-se esperar, também, uma maior interação dos apps com os widgets (bem próximo do que já acontece com os Androids), além de biblioteca de aplicativos.
E você? O que mais espera das próximas atualizações da Apple?
Para ficar bem informado sobre tudo o que rola no universo Apple, assine agora a nossa newsletter.