Veja 5 dicas para aumentar a segurança do seu iPhone

Quer aprender como proteger o seu iPhone? Está em busca de maior privacidade e proteção? Então, descubra agora como aumentar a segurança do seu iPhone

Publicado em: , por Lucas Eliel

Pessoa segurando um iphone enquanto o MacBook mostra números na tela

Houve um tempo em que era preciso se preocupar com a segurança exclusivamente no ambiente físico. Impossível se sentir seguro nas ruas, especialmente à noite, em um País onde a violência urbana tem sido a causa da morte de milhares de jovens. Neste sentido, a falta de segurança na cidade é o principal fator de mortalidade dessa faixa etária.

Como se isso não bastasse, hoje temos medo da insegurança também no ambiente digital. Nunca antes, temas como “privacidade” e “proteção” estiveram tão em voga. A cada dia, pessoas mal-intencionadas criam novas formas de invadir sistemas e se tornam peritos na arte de roubar dados. E eles ele estão de olho no seu iPhone.

Neste sentido, você deve estar se perguntando: “como aumentar a segurança do meu iPhone?” ou “como proteger o meu iPhone”?

Felizmente, há alternativas que você pode tomar, ainda hoje, e aumentar a sua proteção, a sua privacidade, assim como a segurança do seu iPhone. Quer saber como? Então, vamos lá!

1 – Aposte em uma senha de acesso

Tudo bem que o código PIN, com quatro dígitos numéricos, já serve para bloquear o acesso de terceiros. Mas, que tal ir além e utilizar uma senha forte, combinando números, letras e símbolos?

Códigos de seis dígitos

Reforçamos que pode parecer simples, mas definir uma senha é uma das melhores alternativas para proteger o seu iPhone. Se você conta com Touch ID e Face ID, ótimo, mas vale a pena ter uma senha de seis dígitos; com ela, você tem um milhão de combinações possíveis.

Aposte em uma senha forte, combinando números, letras e símbolos. Foto: Pexels

Recurso extra: que tal ativar a opção “apagar dados”? Assim, após dez tentativas falhas de informar a senha o sistema já entende que alguém está tentando acessar os seus dados.

Para ativar esta opção, o caminho é simples: Definições>Touch ID e código> Solicitar: de imediato> Código.

2 –  Faça uma autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores funciona como uma segunda camada de segurança ao seu ID Apple. Esta ferramenta surgiu para barrar o acesso de outras pessoas a sua conta, ainda que estas saibam a sua senha.

Funciona assim: ao tentar iniciar uma sessão pela web ou em um aparelho novo, um código de verificação é enviado para todos os aparelhos que você registrar como confiáveis.

Depois, é necessário informar esse código, juntamente com a sua senha, para, só assim, acessar a conta. Quem não fornecer a senha ou o código de verificação não poderá entrar.

Após acessar a conta em um novo aparelho, não será preciso inserir um código de verificação, a menos que:

  1. Você não encerre a sessão por completo;
  2. Apague o aparelho;
  3. Ou precise mudar de senha por razões de segurança.

3 – Desative a pré-visualização de mensagens na tela de bloqueio

Você já deve saber que o iOS disponibilizou um recurso que permite a pré-visualização de mensagens de texto de apps como o WhatsApp na tela de bloqueio do seu iPhone.

Isto parece ótimo, não é? Facilita a sua vida, especialmente em se tratando de mensagens importantes que podem chegar a qualquer momento. Mas, ao mesmo tempo, você sabia que este recurso pode ser muito perigoso?

De repente, alguém te envia uma mensagem sigilosa, ou, quem sabe, envolvendo suas informações bancárias. Neste sentido, a pré-visualização pode ser uma armadilha se o seu celular estiver na linha de visão de alguém com más-intenções.

Pré-visualização de mensagens na tela de bloqueio pode ser perigosa. Foto: Pexels

Assim, na via das dúvidas, por que não tirar desativar esta função?

É simples: basta acessar a opção “Notificações”, no menu “Ajustes”. Depois, toque em “Mensagens”, deslize a tela e clique na opção “Mostrar Pré-visualizações” e desativar.

4 – Touch ID e Face ID

Agora que você já conferiu recursos simples, embora eficazes, para garantir a segurança do seu iPhone — juntamente com os seus dados, fotos e vídeos — vamos a duas ferramentas avançadas.

O Touch ID garante uma autenticação segura e intuitiva em um toque. Com ele, os dados da sua impressão digital são convertidos em representações matemáticas criptografadas que são usadas apenas pelo Secure Enclave do seu iPhone.

Vale destacar que o Touch ID analisa esses dados de forma inteligente, com alto nível de detalhamento e precisão.

Assim, o Touch ID cria uma representação matemática da sua impressão digital e a compara com os dados registrados para identificar a correspondência e desbloquear o seu iPhone apenas quando for você.

O Face ID atua de forma semelhante: com um simples olhar, traça seu mapa facial, o que garante que “caras de pau” não possam utilizar o seu smartphone com fins escusos.

5 – Rastreie e formate seu celular à distância com o Buscar iPhone

Só quem já passou por isso sabe o quanto dói ter um celular perdido ou, pior, roubado. Nestes casos, a perda vai além do prejuízo financeiro, já que o nosso smartphone se tornou um companheiro do dia a dia e carrega as nossas informações mais preciosas.

Diante disso, vale a pena utilizar uma ferramenta simples, mas eficaz: o recurso Buscar iPhone. Com ele — que é de fácil configuração e não interfere no funcionamento do seu celular — você pode ficar bem mais tranquilo.

Com o modo Buscar iPhone você tem a garantia de que, em uma situação de perda ou furto, poderá rastrear o seu aparelho a partir de computador qualquer computador ou dispositivo iOS.

Mais do que isso, você terá a localização exata do seu celular em um mapa. Se for preciso, com o Buscar iPhone você também pode formatar o seu aparelho à distância: a melhor proteção para os seus dados e informações, concorda?

Com fácil instalação, Buscar iPhone é o melhor recurso de segurança do iOS. Foto: Pexels

Não perca mais tempo: para ativar o Buscar iPhone, basta seguir este simples passo a passo: clique em Menu “Ajustes” > “iCloud” > “Buscar iPhone”; depois, é só ligar a chave de seleção na tela do recurso.

Viu só como é fácil proteger o seu iPhone? Siga as nossas dicas e fique tranquilo!

E agora que você já sabe como aumentar a sua privacidade e a segurança do seu iPhone, que tal compartilhar este conteúdo com os seus familiares e amigos?

Aproveite também para assinar a newsletter da iCaiu. É gratuito e você fica por dentro do melhor conteúdo sobre o Universo Apple!

Mais Notícias

Todos os posts carregados