Se você tem um iPad, provavelmente o utiliza na horizontal. Isso porque o eletrônico é um computador de mão, mas com uma vantagem que vai além do peso e tamanho reduzidos: ele prioriza as imagens, não textos. É justamente por isso que a Apple deveria repensar em seu design e ergonomia.
O logo da maçã fica na posição vertical, o que confirma que ele foi projetado para ser majoritariamente utilizado no modo retrato. Entretanto, os conselhos dos usuários parecem ter surtido efeito recentemente, já que o iPadOS 14.5 exibirá o logo da Apple com o lado direito para cima quando o usuário ligar o tablet na orientação paisagem.
Com a readequação da rotina de trabalho longe dos escritórios, muitas pessoas fizeram mais videoconferências no último ano do que em toda a vida. A quarentena reforçou o incômodo dos usuários que preferem utilizar o iPad na vertical: a posição da câmera frontal. O resultado da disposição da câmera e do vídeo na tela é a impressão de um usuário mais cansado, evitando contato visual, o que não é muito agradável, né?
Sem direito à escolha!
Felizmente, a maioria dos apps permitem que os usuários escolham como navegar: em modo paisagem ou retrato. Mas em pleno 2021, ainda existem aplicativos que funcionam apenas na vertical. A Apple sempre foi muito exigente com os desenvolvedores para manter seu padrão de qualidade até mesmo em sua loja de aplicativos. Então não custaria nada se a maçã incluísse as duas orientações como requisitos obrigatórios, não é mesmo?