Programação para Todos: quais são os novos recursos anunciados pela Apple?

Saiba mais sobre o Programação para Todos e fique por dentro das atualizações do Projeto […]

Publicado em: , por Lucas Eliel

Saiba mais sobre o Programação para Todos e fique por dentro das atualizações do Projeto Escolar da Apple que beneficia crianças e jovens

Você já sabia que a Apple desenvolve um projeto para estudantes a partir de oito anos? O chamado Programação para Todos oferece uma introdução à programação usando a mesma linguagem dos desenvolvedores de apps profissionais. Tudo acontece por meio do Swift Playgrounds, um app que ensina a programar em um mundo de quebra-cabeças e personagens divertidos. 

Professores e pais de diversos países já utilizam os guias do Programação para Todos, que incluem atividades em sala de aula que ajudam os alunos a entender os conceitos por trás do código, além de exercícios digitais onde se pode praticar programação e solução de problemas.

Programação para Todos é inclusivo

Inclusivos, os guias do aluno possibilitam que cada um trabalhe no próprio ritmo e contam com com gráficos táteis que podem ser impressos em relevo braille; assim, até mesmo crianças com deficiências visuais podem navegar pelos quebra-cabeças de programação do Swift Playgrounds.

Programação para Todos tem premissa inclusiva. Imagem: Pixabay

Partindo da premissa de que todo aluno merece uma oportunidade de aprender a programar, os guias do professor servem para apoiar cada estudante em seu próprio nível de aprendizado.

Programa tem atualizações para professores e vai do primário à faculdade

Recentemente, a Apple revelou novos recursos para estudantes e educadores do ensino primário. Agora, há um novo guia de atividades para o ensino básico do Programação para Todos, que estende os recursos de programação do jardim de infância até a faculdade.

Entre as novidades, os educadores podem experimentar a nova atividade, chamada Design de apps inclusivos, com uma hora de duração; assim, podem se preparar para apresentar aos alunos o mundo da programação e do desenvolvimento de apps.

Além do mais, agora as atualizações do app Projeto Escolar incluem fichas de avaliação e permitem que os professores utilizem a ferramenta em seus próprios dispositivos,

Novos recursos facilitam o trabalho dos professores. Imagem: Pexels

Com as fichas, os professores podem elaborar questões para avaliar a compreensão, a reação e o engajamento dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem de forma descomplicada; espera-se que as atualizações deem aos educadores a capacidade de criar contas no app para os estudantes com pouco ou nenhum envolvimento da equipe de TI.

O que a Apple diz sobre o programa?

Nas palavras de Susan Prescott, vice-presidente da “Education and Enterprise Marketing da Apple”, “a programação e o design de apps são conhecimentos essenciais. Eles ajudam os estudantes a pensar de maneira crítica e criativa, mesmo que não se tornem desenvolvedores de apps”.

Prescott acrescenta que, ao oferecer recursos de programação para o jardim de infância até a faculdade, o projeto traz desafios de design de apps inclusivos e acessíveis. “Nossos recursos e material de apoio aos educadores ajudam os estudantes a se tornarem pessoas inovadoras no futuro, dos primeiros passos à criação do primeiro app”, afirma.

Do primário à faculdade, estudantes aprendem o passo a passo para construir apps. Imagem: Pixabay

De acordo com a nota divulgada pela Apple, “o ensino básico do currículo Programação para Todos ajuda educadores e famílias a apresentar a programação aos estudantes nos primeiros anos, quando começam a desenvolver o pensamento computacional”.

Programa visa a construção de apps para um futuro melhor

A ideia central do Programação para Todos é que as crianças e jovens possam debater, descobrir e jogar para desenvolver a base dos conceitos de programação a partir de temas como ciência, arte, música e educação física. 

A expectativa geral é que, com a nova aula da Apple, os educadores possam ajudar os alunos a trilhar um caminho de inovação, onde se possa transformar ideias em aplicativos inclusivos e acessíveis.

Crianças e jovens são convidados a construir um futuro melhor por meio da tecnologia. Imagem: Pexels

Espera-se também que, ao trabalhar com o app, os estudantes desenvolvam um olhar sensível para questões pertinentes da sociedade do presente e do futuro, criando protótipos e programando soluções criativas. Quem sabe, a nova geração de apps já está nas mãos dessas crianças e jovens. O que você acha?

Se você também estuda e trabalha com o seu iPhone e precisa de manutenção, clique aqui e confira as soluções da iCaiu, Assistência Apple Especializada.

Como acessar o guia Programação para Todos?

O ensino básico do Programação para Todos já está disponível de forma gratuita para famílias e educadores. Basta acessar: apple.co/code-early.

Por hora, o guia está disponível em inglês, holandês, francês, alemão, italiano, norueguês, espanhol e sueco. A Apple ainda não anunciou a data para o lançamento do guia em outros idiomas, que deve acontecer em breve.

A atividade de design de apps inclusivos já está disponível no Apple Teacher Learning Center. A versão beta do app Projeto Escolar já está disponível no AppleSeed para TI.
E, para você que curtiu este conteúdo, compartilhe agora mesmo com todos os seus amigos. Aproveite também para se inscrever em nossa newsletter e fique por dentro do melhor conteúdo sobre o Universo Apple com a iCaiu. Até mais!

Mais Notícias

Todos os posts carregados