RCS: que tecnologia é essa e por que o Android quer integrar mensagens com iMessage da Apple?

Google quer criar adoção geral do protocolo RCS; serviço é uma versão mais completa do […]

Publicado em: , por Lucas Eliel

Google quer criar adoção geral do protocolo RCS; serviço é uma versão mais completa do SMS, com envio de fotos, vídeos, notas e mais.

Você já deve ter ouvido o termo protocolo RCS (Rich Communications Services) por aí. Sabe o que significa? Em linhas gerais, trata-se de uma evolução do SMS, que inclui o envio de fotos, vídeos e notas, entre outros. Pois é este serviço que a Google está tentando implementar por meio de uma adoção geral, e não é de hoje.

Mais de 88 operadoras de telefone já aderiram ao novo padrão que, por hora, ainda não está disponível para iPhones – apenas para celulares do Android. O que quer dizer que aquele amigo que tem um Samsung pode até te mandar uma mensagem, mas não vai chegar ao seu iPhone : ( 

…Ao menos, por enquanto.

Sem integração, troca de mensagens entre usuários do Android e do iOS ainda precisa ser cara a cara. Imagem: Pexels.

Venho do futuro para te avisar que esta conexão está mais próxima do que você imagina.  Recentemente, Hiroshi Lockheimer, o vice-presidente sênior do Android, mandou uma mensagem curiosa no Twitter. “Estamos dispostos a ajudar aqueles que ainda não têm o recurso RCS”, escreveu.

É claro que foi uma indireta para a Apple, que está sendo convidada para conversar com a Google sobre a funcionalidade de mensagens.

Talvez você se pergunte por que o protocolo RCS é tão importante se aplicativos como o nosso queridinho WhatsApp já entregam todas essas funcionalidades, não é mesmo? Talvez você não saiba, mas o WhatsApp não faz tanto sucesso no exterior, como no Brasil.

Nos Estados Unidos, por exemplo, milhões de pessoas ainda preferem se comunicar por meio SMS ou o iMessage.

Dá uma olhada nesses números:

  • O WhatsApp já tem mais de 2 bilhões de usuários em 180 países. Mas, nos EUA, menos de 20% das pessoas usam o app, conforme dados da empresa de pesquisas Pew Research Center;
  • Na China, o aplicativo de mensagens mais utilizado e o WeChat, com mais de 1,2 bilhão de usuários ativos, de acordo com o Statista;
  • Enquanto isso, no Brasil 99% dos dispositivos móveis têm o WhatsApp instalado, segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Agora, com um olhar global, a expectativa do líder da Android de uma integração RCS com a Apple faz mais sentido, concorda?

Queridinho dos brasileiros, WhatsApp não é unanimidade no mundo. Imagem: Pixabay

Como você já sabe, apenas dispositivos Apple podem se comunicar via iMessage, o que inclusive faz com que milhares de usuários do Android esperem que o app seja lançado em seu sistema operacional. 

Inclusive, este é um dos motivos que levam muita gente a desejar comprar um iPhone novo ou mesmo comprar um iPhone seminovo; para mais informações sobre isso, clique aqui.

Por hora, o protocolo RCS já está ativo no Brasil com as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo;  No país desde 2019, a tecnologia já está disponível nos principais aplicativos para Android, o que inclui a solução nativa do próprio Google.

E aí, você acha que a integração das mensagens RCS e iMessage da Apple tem futuro?

Compartilhe este conteúdo com os seus amigos e amigas e se inscreva na newsletter da iCaiu. Assim, você fica por dentro do melhor conteúdo sobre o Universo Apple. Até mais!

Mais Notícias

Todos os posts carregados