Comprou um iPhone e recebeu uma mandioca?

Cada vez ouvimos mais sobre pessoas que compram iPhones e recebem pedras, latas e até mandioca. Saiba como se precaver desses e outros riscos.

Publicado em: , por Raphael Renucci

Comprou iPhone mas ganhou uma mandioca iPim

Isso pode soar estranho e até mesmo um grande absurdo, mas não se engane, isso é uma realidade que muitas pessoas acabam se deparando.

Imagina a seguinte situação, você economiza seu dinheiro suado para comprar aquele smartphone dos seus sonhos. Um iPhone. O aparelho é o sonho de consumo de muitas pessoas ao redor do mundo e no Brasil isso não é diferente. Porém o preço de um iPhone é bem salgado e mais caro do que outros aparelhos no mercado.

Então você tem a ótima ideia de buscar um iPhone seminovo com um precinho mais camarada para comprar e acaba encontrando um super bacana naquele classificado online. Sem pensar duas vezes você clica em comprar, vai até o carrinho, preenche todas as informações e sim, o iPhone agora é seu! A única coisa que você precisa fazer é esperar alguns dias para ele chegar e finalmente você tem em mãos um presente que você deu a si mesmo. Algo mais do que justo e merecido.

Só que nem sempre essa história acaba bem. Pelo contrário, são muitos os relatos de pessoas que compraram iPhones em sites de pouca credibilidade, em classificados online e, por incrível que pareça, até mesmo em sites conhecidos de empresas com ótima reputação que receberam depois de alguns dias qualquer coisa menos um iPhone. Há casos de pessoas que recebem de pedras, a garrafas de leite e até mesmo batatas ou mandiocas! Sim, você ouviu isso direito, uma mandioca com preço de iPhone.

Renato comprou um iPhone e recebeu uma mandioca no lugar. Fonte: G1

Recentemente foi noticiado em vários sites e programas de TV a história do carioca Renato César Romualdo de Menezes que adquiriu um celular no site das Casas Bahia e recebeu em casa uma caixa de celular parcialmente aberta com uma mandioca dentro – história completa aqui. Nesse caso o problema muito provavelmente foi durante a entrega do produto, mas quando estamos comprando de outras pessoas para pagarmos um preço melhor, muitas vezes quem está do outro lado do computador é um golpista que intencionalmente pega o dinheiro das pessoas e ao invés de enviar o iPhone, acaba enviando qualquer coisa em seu lugar.

Além do caso do Renato, ainda mais recentemente, ficamos sabendo da Camila Morgana Dalberti da Rosa de Santa Catarina que, segundo matéria na Exame, passou por situação similar. Comprou um celular em um classificado online muito conhecido e recebeu em sua casa, adivinhem… molho de tomate!

O que fazer para não cair em golpe

O que então você deve fazer para não cair em um golpe como esses? Bem, as respostas podem parecer óbvias, mas nem sempre nos lembramos de seguir esses conselhos.

1. Credibilidade do site

A primeira coisa a ser observada é a credibilidade do site que está anunciando o iPhone. É um site conhecido, que já tenha atendido muitos clientes, que possua uma reputação boa tanto em redes sociais quanto no Reclame Aqui? Se a sua resposta for não, temos o primeiro sinal vermelho. Fuja dessa enrascada.

2. Credibilidade do vendedor

Além da credibilidade do site, no caso de um classificado online ou até mesmo um marketplace que vemos hoje em dia dentro de grandes sites de e-commerce, é muito importante que você averigue a credibilidade da pessoa ou loja que está ofertando aquele aparelho. Outras pessoas que já compraram desse vendedor recomendam ele ou ela? Quantas vendas positivas essa pessoa já realizou? Há quanto tempo essa pessoa tem uma conta no classificado online? Olhando para esses pontos você conseguirá identificar possíveis candidatos a golpistas para evitar.

3. Preço

Aquele ditado de que quando a esmola é demais o santo desconfia é uma verdade absoluta. O preço está muito bom para ser verdade? Muito provavelmente é porque não é verdade. Desconfie sempre de iPhones anunciados com preços muito abaixo do mercado. Isso é um grande indicativo de se tratar de um golpe.

O que fazer então? Só vou poder comprar um iPhone caro em uma loja?

Perca o medo na hora de comprar o seu iPhone seminovo. iCaiu, um Universo de Soluções Apple

Muita calma nessa hora. Nem tudo está perdido! Pensando nesse tipo de situação, a iCaiu lançou o primeiro e único marketplace de iPhones seminovos do país! Nele quem quer vender seu aparelho consegue encontrar quem queira comprá-lo, do mesmo jeito que ocorre em um classificado online, mas como toda a intermediação é feita pela iCaiu, nós conseguimos oferecer a mesma segurança, comodidade e garantia que você encontra em uma loja ou operadora.

Na iCaiu Store, você só encontra aparelhos que foram avaliados por nossos técnicos assegurando a melhor qualidade possível para um seminovo. Nós só permitimos aparelhos em bom estado e com procedência serem anunciados em nosso marketplace garantindo assim que você que quer comprar um iPhone seminovo, tenha certeza de que está fazendo um ótimo negócio.

Por intermediarmos o processo de compra e venda, as pessoas que querem vender seus aparelhos conseguem vendê-los por mais, do mesmo jeito em que aqueles que buscam uma boa oferta irão encontrar aqui.

Como não há necessidade de encontros entre estranhos, eliminamos os riscos de assaltos tão comuns quanto os golpes da mandioca no lugar do iPhone.

Além disso, como somos também uma assistência técnica especializada Apple, nós podemos oferecer a maior garantia em um seminovo no mercado. 6 meses enquanto outras lojas oferecem no máximo 3.

Outro ponto a ser destacado é a facilidade no pagamento, onde você compra seu iPhone pagando em até 10 vezes!

Portanto, existe uma luz no fim do túnel e ela se chama iCaiu Store.

Agora você já sabe o que fazer para não cair em golpes. Não corra mais riscos, compre seu novo iPhone na iCaiu e fique tranquilo.

Mais Notícias

Todos os posts carregados