Assistência autorizada ou especializada? Saiba qual a melhor opção para você!

Antes de entregar seu smartphone a um técnico, há pontos cruciais a serem analisados e que te ajudarão a tomar a melhor decisão

Publicado em: , por Bia Lemos

Geralmente quando um aparelho eletrônico quebra, iniciamos uma rápida busca para saber como consertá-lo. É nessa fase que surge sempre a mesma dúvida: optar pela assistência técnica autorizada ou especializada? Antes de bater o martelo é preciso estar ciente das diferenças básicas entre elas. 

Um dos pontos a ser levado em consideração é que nos estabelecimentos autorizados da Apple, há profissionais da fabricante que realizam os procedimentos.  Mas não para por aí, há muita coisa a ser colocada na balança.  Se você quer saber quais, leia abaixo os itens que separamos para facilitar sua decisão. 

Assistência técnica autorizada

São os estabelecimentos que possuem vínculos contratuais com a fabricante para fornecer serviços de manutenção e reparo. Os técnicos são treinados pela Apple e seguem as regras adotadas pela empresa. 

Estes locais adquirem peças originais de fábrica. Caso você queira trocar o display do seu iPhone, por exemplo, a tela danificada será substituída por uma idêntica e com o mesmo padrão de qualidade.

Embora o custo seja alto, a grande vantagem é contar com a assistência de técnicos certificados e treinados pela Apple, que dominam as tecnologias empregadas em cada modelo.

Assistência técnica especializada

Como o próprio nome sugere, as assistências especializadas são os locais que possuem expertise no conserto de produtos de determinadas marcas, mas ao contrário das autorizadas, esses profissionais não têm nenhuma conexão com a fabricante, portanto, não têm obrigação de seguir parâmetros pré-determinados, trabalhando com mais liberdade e com técnicas que podem variar de acordo com o profissional. 

Quando bem escolhida, o cliente pode obter resultados muito satisfatórios, semelhantes aos entregues pelas assistências autorizadas. A agilidade no reparo e o valor investido são os grandes diferenciais destes estabelecimentos

Custo x Benefício

Se você procura qualidade e não está disposto a ficar muito tempo sem seu iPhone e nem desembolsar uma fortuna para consertá-lo, as assistências especializadas são mais indicadas. Nelas, o tempo de reparo é consideravelmente menor, e os preços, atrativos, já que estes locais não dependem de componentes fornecidos pela Apple e possuem precificação diferente da indicada pelo fabricante, que varia de acordo com o dano do aparelho.

Se você optar por uma autorizada, provavelmente ficará sem seu smartphone por mais tempo. Isso porque os aparelhos costumam passar por uma triagem para que os técnicos verifiquem a origem do problema. O processo costuma ser demorado e burocrático. Também será necessário desembolsar uma boa quantia. 

De acordo com informações da Apple, os reparos em telas de iPhones fora da garantia não saem por menos de R$979,00 para os modelos 5C, 5S e SE. Em modelos mais atuais, como os iPhones 11, 11Pro e 11Pro Max, os custos variam de R$ 1.519,00 A R$2.500,00.

Reparos em aparelhos antigos

Todos os anos, a Apple, assim como suas concorrentes, lança novos smartphones, dotados da mais recente tecnologia do mercado. Por isso, é comum que as empresas autorizadas pela fabricante estipulem um limite para dar suporte ao seu aparelho. A intenção é clara: dar um empurrãozinho para você comprar um mais recente (e caro).

Por isso, se você possui um iPhone mais antigo e que já foi até descontinuado, vai ser mais difícil encontrar um local que o conserte, pois com o passar dos anos, até as opções de peças no mercado ficam escassas.  A solução é partir para uma especializada, onde você tem mais chances de recuperar seu aparelho. Se essa for a sua escolha, saiba que a iCaiu pode te ajudar a resolver esse dilema. Quer saber mais? Entre em contato conosco clicando aqui.

Garantia 

Um dos receios em levar um aparelho para arrumar na assistência especializada é perder a garantia. Há alguns anos, a anulação era certeira caso o usuário levasse seu iPhone e outros produtos da Apple em um estabelecimento não autorizado, mas a empresa reviu sua política e agora permite que seus clientes optem por assistências especializadas, sem prejudicar a garantia.

Caso você precise acionar esse recurso, a Apple realizará uma inspeção para investigar se o problema foi causado por um reparo mal feito ou se é um defeito de fabricação. Por isso, não arrisque, escolha apenas locais confiáveis e profissionais qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Notícias

Todos os posts carregados