Confira por que o Fortnite foi excluído da loja de aplicativos App Store e entenda o que realmente está em jogo na batalha entre Epic Games e Apple
Se você curte o Fortnite já deve ter percebido que a Apple — assim como também o Google, para usuários do Android — removeu o Fortnite de sua loja de aplicativos, o App Store. Mas por que isso aconteceu?
Tudo começou quando a Epic Games fez uma manobra em seus sistemas de pagamento, com o objetivo de driblar a porcentagem de 30% das compras padrão em suas lojas de aplicativos. Resultado: o jogo de sucesso foi excluído da App Store : /
Se você ainda não entendeu bem o que está acontecendo com o Fortnite e tudo o que está em jogo entre a Apple e a Epic Games, basta “dar o play” seguindo com a leitura deste conteúdo, beleza?
Como aconteceu?
Em sua última atualização do Fortnite, a Epic Games ofereceu a todos os jogadores um desconto de 20% na moeda do jogo V-bucks, mas com uma condição: o desconto apenas seria dado se a compra fosse feita diretamente com a própria Epic Games, ignorando o sistema de pagamento da Apple.
Em represália, a Apple removeu o Fortnite da App Store, deixando todos os novos jogadores do Fornite sem ter como instalar o jogo.
Ao que tudo indica, a Epic Games já esperava por isso e publicou, em tempo, um vídeo zombando do famoso anúncio da Apple com o tema de 1984.
O que está em jogo?
Segundo documentos disponíveis através do sistema de registros judiciais dos EUA, a Epic Games entrou com uma ação contra o Google em um tribunal da Califórnia, assim como fez também contra a Apple.
Em suma, a reclamação é sobre o corte obrigatório de 30% que, tanto o Google como a Apple, tiram das vendas na Play Store e Apple Store, respectivamente.
O que a Epic quer?
Segundo declarações da própria Epic Games, a empresa quer mudar as lojas de aplicativos móveis para ser mais justo, não apenas para ela, mas para todos os desenvolvedores.
De fato, conforme documentos judiciais da Apple, a empresa declara que não está em busca de indenização ou acordo que a beneficie de forma direta. Diante disso, a desenvolvedora lançou uma campanha com foco nos direitos do consumidor, por meio da tag #freefortnite.
Vale destacar, porém, que uma eventual redução do corte de 30% feito pela Apple sem dúvida beneficiaria a Epic Games de forma direta.
Conforme declarado pela empresa em uma coletiva de imprensa, a desenvolvedora informou que os pagamentos diretos já ultrapassaram a casa dos US $ 1,6 bilhão (£ 1,2 bilhão) fora as compras feitas pelo iOS e o Google Play. Tá podendo, né?
O que a Apple diz?
A seguir, veja o comunicado da Apple:
“A Epic tem aplicativos na App Store há uma década e se beneficia do ecossistema da App Store — incluindo suas ferramentas, testes e distribuição que a Apple oferece a todos os desenvolvedores”, afirma.
“A Epic concordou com os termos e diretrizes da App Store livremente e estamos felizes por terem construído um negócio tão bem-sucedido na App Store. O fato de que seus interesses comerciais agora os levam a pressionar por um acordo especial não muda o fato de que essas diretrizes criam condições equitativas para todos os desenvolvedores e tornam a loja segura para todos os usuários”, complementa.
“Faremos todos os esforços para trabalhar com a Epic para resolver essas violações para que eles possam devolver o Fortnite à App Store.”, termina a nota da Apple.
E você, o que está achando desta batalha entre a Epic Games e a App Store? Compartilhe este conteúdo com os seus amigos que também curtem o Fortnite ; )
Se você curtiu esse post assim como outros do nosso canal, assine nossa newsletter e compartilhe com seus amigos e amigas!