Entenda por que o Fortnite foi proibido pela Apple e o que está em jogo no tribunal

Confira por que o Fortnite foi excluído da loja de aplicativos App Store e entenda o que realmente está em jogo na batalha entre Epic Games e Apple

Publicado em: , por Lucas Eliel

Epic Games processa Apple por proibição de app Fortnit na App Store.

 Confira por que o Fortnite foi excluído da loja de aplicativos App Store e entenda o que realmente está em jogo na batalha entre Epic Games e Apple

Se você curte o Fortnite já deve ter percebido que a Apple — assim como também o Google, para usuários do Android — removeu o Fortnite de sua loja de aplicativos, o App Store. Mas por que isso aconteceu?

Tudo começou quando a Epic Games fez uma manobra em seus sistemas de pagamento, com o objetivo de driblar a porcentagem de 30% das compras padrão em suas lojas de aplicativos. Resultado: o jogo de sucesso foi excluído da App Store : /

Se você ainda não entendeu bem o que está acontecendo com o Fortnite e tudo o que está em jogo entre a Apple e a Epic Games, basta “dar o play” seguindo com a leitura deste conteúdo, beleza?

Como aconteceu?

Em sua última atualização do Fortnite, a Epic Games ofereceu a todos os jogadores um desconto de 20% na moeda do jogo V-bucks, mas com uma condição: o desconto apenas seria dado se a compra fosse feita diretamente com a própria Epic Games, ignorando o sistema de pagamento da Apple.

Em represália, a Apple removeu o Fortnite da App Store, deixando todos os novos jogadores do Fornite sem ter como instalar o jogo.

Fora do App Store, novos jogadores do Fortnite ficaram na mão. Foto: Pexels

Ao que tudo indica, a Epic Games já esperava por isso e publicou, em tempo, um vídeo zombando do famoso anúncio da Apple com o tema de 1984.

O que está em jogo?

Segundo documentos disponíveis através do sistema de registros judiciais dos EUA, a Epic Games entrou com uma ação contra o Google em um tribunal da Califórnia, assim como fez também contra a Apple.

Em suma, a reclamação é sobre o corte obrigatório de 30% que, tanto o Google como a Apple, tiram das vendas na Play Store e Apple Store, respectivamente.

Nem Android, nem iOS: Fortinet ficou fora da App Store e Play Store — principais lojas de aplicativos do mundo.
Nem Android, nem iOS: Fortinet ficou fora da App Store e Play Store — principais lojas de aplicativos do mundo.

O que a Epic quer?

Segundo declarações da própria Epic Games, a empresa quer mudar as lojas de aplicativos móveis para ser mais justo, não apenas para ela, mas para todos os desenvolvedores.

De fato, conforme documentos judiciais da Apple, a empresa declara que não está em busca de indenização ou acordo que a beneficie de forma direta. Diante disso, a desenvolvedora lançou uma campanha com foco nos direitos do consumidor, por meio da tag #freefortnite.

Epic Games lança teg #freefortnite.
Epic Games lança teg #freefortnite.

Vale destacar, porém, que uma eventual redução do corte de 30% feito pela Apple sem dúvida beneficiaria a Epic Games de forma direta.

Conforme declarado pela empresa em uma coletiva de imprensa, a desenvolvedora informou que os pagamentos diretos já ultrapassaram a casa dos US $ 1,6 bilhão (£ 1,2 bilhão) fora as compras feitas pelo iOS e o Google Play. Tá podendo, né?

Com Fortnite, Epic Games levanta mais de  US $ 1,6 bilhão (£ 1,2 bilhão)
Com Fortnite, Epic Games levanta mais de  US $ 1,6 bilhão (£ 1,2 bilhão)

O que a Apple diz?

A seguir, veja o comunicado da Apple:

“A Epic tem aplicativos na App Store há uma década e se beneficia do ecossistema da App Store — incluindo suas ferramentas, testes e distribuição que a Apple oferece a todos os desenvolvedores”, afirma.

“A Epic concordou com os termos e diretrizes da App Store livremente e estamos felizes por terem construído um negócio tão bem-sucedido na App Store. O fato de que seus interesses comerciais agora os levam a pressionar por um acordo especial não muda o fato de que essas diretrizes criam condições equitativas para todos os desenvolvedores e tornam a loja segura para todos os usuários”, complementa.

“Faremos todos os esforços para trabalhar com a Epic para resolver essas violações para que eles possam devolver o Fortnite à App Store.”, termina a nota da Apple.

Em comunicado, empresa de Steve Jobs declara que espera o Fortinet de volta à App Store.
Em comunicado, empresa de Steve Jobs declara que espera o Fortinet de volta à App Store.

E você, o que está achando desta batalha entre a Epic Games e a App Store? Compartilhe este conteúdo com os seus amigos que também curtem o Fortnite ; )

Fora da batalha entre as gigantes, jogador do Fortnite só quer se divertir.
Fora da batalha entre as gigantes, jogador do Fortnite só quer se divertir.

Se você curtiu esse post assim como outros do nosso canal, assine nossa newsletter e compartilhe com seus amigos e amigas!

Mais Notícias

Todos os posts carregados