O nosso iPhone fica com a gente praticamente em 99% do nosso tempo. Mas é nesse 1% que mora o perigo, concorda? Todos estamos sujeitos a perder o nosso grande amigo de todas as horas. Ou até pior: ninguém está livre de ser roubado.
Seja qual for o motivo, se você não sabe onde seu iPhone está, nós preparamos três dicas para que você consiga rastrear o aparelho e, quem sabe, encontrá-lo e evitar um prejuízo.
Prepare o seu GPS que o rastreamento já vai começar!
Dica 1: Ative o iCloud assim que comprá-lo
O iCloud é a ferramenta que permite que o seu iPhone seja rastreado onde quer que ele esteja. Esse recurso, entretanto, precisa ser ativado ANTES que ele seja roubado ou perdido.
O iCloud não só torna seu aparelho rastreável, como também livre do acesso de terceiros. A dica, portanto, é ativá-lo logo após a compra do aparelho.
Para ativá-lo, basta seguir esse passo a passo:
- Clique em Ajustes, seguido de (seu nome) e iCloud. Se o seu iOS for mais antigo, o caminho será Ajustes>iCloud.
- Após isso, selecione a opção “Buscar”.
- Por fim, clique em Buscar iPhone seguido de Enviar Última Localização. Em alguns casos, pode ser necessário iniciar a sessão com o seu ID Apple.
Dessa forma, seu iPhone é rastreável para possíveis contratempos. Esperamos que você não precise usá-lo nunca, mas a prevenção é sempre o melhor remédio.
Dica 2: Descubra como rastrear o seu iPhone perdido ou roubado
Se o seu aparelho, que já tinha o iCloud ativado, foi roubado ou perdido, rastreá-lo é uma tarefa bastante simples.
Basta iniciar uma sessão pelo link icloud.com/find em um computador ou pelo app Buscar iPhone (sim, esse app pode ser usado de outro aparelho com iOS).
Feito isso, clique em Buscar iPhone e selecione o aparelho que você procura. O link ou app te fornecerá a localização do aparelho no mapa.
O mais legal é que se ele estiver próximo você poderá acionar um som para localizá-lo mais facilmente. Isso é o fim do “perdi meu celular dentro de casa”.
Dica 3: Bloqueie o seu aparelho
O iCloud é uma ferramenta incrível, mas o seu rastreamento só funciona se o seu aparelho roubado ou perdido estiver conectado na internet. Sem conexão, o rastreamento acaba sendo impossível. Apesar disso, há outras maneiras de, ao menos, proteger os seus arquivos, documentos e imagens pessoais por meio do iCloud.
Uma das opções é ativar o Modo Perdido. Com isso, seu aparelho será bloqueado. Somente quem tiver o código enviado a você no momento da ativação do Modo Perdido é que consegue desbloqueá-lo. Além disso, quando o aparelho se conectar na internet novamente, você será imediatamente avisado.
A segunda opção é apagar o seu aparelho. Essa é uma alternativa mais extrema, já que tornará o seu iPhone irrastreável. Por outro lado, ao menos suas informações pessoais estarão totalmente a salvo.
Dica extra: em caso de roubo, faça um Boletim de Ocorrência e acione as autoridades
Por fim, e não menos importante, faça um Boletim de Ocorrência, principalmente em caso de roubo. Ainda que seu celular esteja rastreável, se você foi roubado não tente nunca buscá-lo sozinho. Não se sabe o que ou quem você encontrará. Por isso, faça um Boletim de Ocorrência e deixe que a polícia se encarregue do caso, combinado?
Afinal de contas, é possível comprar um outro celular, seja ele novo ou usado. Já a nossa vida é insubstituível : D
E se você curtiu esse conteúdo, compartilhe já com os seus amigos e amigas que também precisam saber como rastrear um iPhone perdido.
Para receber nossos próximos conteúdos, inscreva-se em nossa newsletter. Só com o Canal iCaiu você fica por dentro do melhor conteúdo sobre o Universo Apple em português. Até mais!