A Apple estreou recentemente no mercado de etiquetas inteligentes com a chegada dos AirTags, dispositivo que tem como mote encontrar objetos perdidos. Vendidas separadamente por R$ 369,00 ou R$1.249,00 em um pacote com 4, a Apple ressalta seu uso em mochilas, malas, pastas e afins, e reforça que a finalidade é ajudar o usuário a encontrar coisas perdidas, não localizar pessoas.
O dispositivo conta com conexões via Bluetooth, UWB e NFC. Cada uma delas dispõe de funções distintas: busca precisa, localização por proximidade ou modo perdido, recurso já disponível em outros eletrônicos da Apple.
Os AirTags são acessórios muito úteis, especialmente na rotina dos mais distraídos que vivem perdendo as chaves ou a carteira. No anúncio do dispositivo em seu site, a Apple destaca a funcionalidade do aparelho.
“Com o AirTag, esquecer onde deixou a carteira não é mais motivo de desespero. Ele tem um alto-falante integrado que emite um bipe para ajudar. Basta acessar a nova aba Itens no app Buscar ou dizer ‘E aí, Siri, encontra minha carteira’. Se o objeto estiver por perto — embaixo do sofá ou em outro cômodo — você só precisa seguir o som para achar o que o que procura”.
Discreto, o brinquedinho da Apple lembra um chaveiro. O disco mede 31,9mm de diâmetro e pesa apenas 11 gramas. O dispositivo é alimentado por uma bateria que dura cerca de um ano, de acordo com a fabricante, mas pode ser trocada facilmente quando a carga esgotar.
Como Funciona?
Caso você esqueça sua carteira, por exemplo, em um local mais distante, como na academia ou na praia, os outros usuários aparelhos da Apple, que formam a rede global do app Buscar, te ajudam a encontrar seu AirTag.
“O AirTag envia um sinal seguro de Bluetooth que pode ser detectado por aparelhos próximos na rede do app Buscar. Esses aparelhos enviam a localização do seu AirTag para o iCloud. Basta abrir o app Buscar para ver onde seu objeto está no mapa. Todo o processo é anônimo e criptografado para proteger sua privacidade. E eficiente para você não se preocupar com a bateria ou o uso de dados”, explica a fabricante.
E a Privacidade?
Esse é um dos pilares da Apple, portanto, toda a comunicação entre os aparelhos é feita anonimamente para proteger sua privacidade. Só você consegue ver onde seu AirTag está. Seus dados e histórico de localização não são armazenados. Com criptografia de ponta a ponta, nem mesmo a Apple tem acesso à localização do acessório e à identidade do aparelho que ajudou a encontrá-lo.
Gostou desse artigo? Continue acompanhando o universo da Apple aqui no blog da iCaiu.