Não sabe a letra da música? Sussurre para o Google Assistente

Agora o app te ajuda a achar aquela música quase impossível de ser encontrada

Publicado em: , por Bia Lemos

Sabe aquela música chiclete que você está cantarolando há dias, mas não sabe a letra, nem quem canta…enfim, nada para procurá-la? A Google lançou recentemente a ferramenta “Hum to Search” para acabar com esse tipo de situação. Dotada de inteligência artificial e machine learning – o sistema fica mais inteligente conforme é usado – a nova função adicionada ao Google Assistente compreende seus sussurros enigmáticos.

Para desvendar a charada basta abrir o aplicativo em um smartphone com sistema operacional iOS ou Android e dar o seguinte comando: “ok, Google, que música é esta?”. Aí é só soltar a voz por 10 ou 15 segundos.  Feito isso, a plataforma vai te apresentar as canções que correspondem aos seus assovios.

100 milhões de buscas por mês

Para os usuários nunca foi tão fácil desvendar o enigma da música misteriosa. Mas para os desenvolvedores, não foi tão tranquilo assim, inúmeros testes foram feitos antes da função ser definitivamente lançada.

 A novidade foi apresentada em outubro durante o evento de tecnologia da empresa, o Search On. No vídeo de apresentação, a vice-presidente da Google, Aparna Chennapragada, explicou um pouco mais sobre a nova aposta da gigante.

“Acredite ou não, as pessoas perguntam, mensalmente, ‘que música é essa’ cerca de 100 milhões de vezes ao Google. Usamos machine learning para combinar o seu sussurro ou assovio à canção que você procura. Esperamos que você se divirta com a ferramenta”, finaliza.

(vídeo curto sobre a nova ferramenta)

https://searchon.withgoogle.com/

(vídeo completo sobre o evento)

Como funciona

Como explicado no começo deste texto, a ferramenta utiliza inteligência artificial. Essa tecnologia é responsável por extrair um fragmento da melodia de uma canção completa.  Para garantir que todos (ou quase todos) os sussurros sejam entendidos, o banco de dados do app é constantemente atualizado.  Não precisa saber nem mesmo um único verso da música, os engenheiros da Google trabalharam duro nisso para que o usuário obtenha êxito na busca, sabendo o mínimo.  Chegou o seu momento, já pode estrear a função!

Mais Notícias

Todos os posts carregados