Android ou iOS? Conheça as 5 funções em que o sistema da Apple se destaca

Os dois são ferozmente defendidos por públicos distintos, mas não há como negar que a maçã abre vantagem em pelo menos 5 critérios.

Publicado em: , por Bia Lemos

A disputa entre iOS e Android é tão clássica quando a do McDonald’s vs Burguer King. No campo da tecnologia, os dois sistemas são líderes absolutos e possuem públicos distintos. Assim, julgar um melhor do que o outro tem mais a ver com as preferências do usuário do que com o próprio software. Embora o critério seja muito pessoal, o iOS abre uma larga vantagem contra o oponente em alguns aspectos decisivos. Saiba quais.

  1. Usabilidade
Sistema iOS

A Apple consagrou sua marca prezando pelo minimalismo no design e na interface dos aparelhos, e na repetição para criar consistência na mensagem passada ao usuário. Na prática, é o que torna o iOS visualmente mais atrativo que os sistemas operacionais da concorrência. 

Enquanto o minimalismo se concentra em manter visível apenas o mais importante, a repetição cria familiaridade com todos os produtos da fabricante. Então, se você está acostumado com um iPhone, de qualquer geração, não terá que se adaptar à interface do iPad, iPod ou Apple Watch, a Apple pensou nisso por você e utiliza os mesmos aplicativos e funcionalidades em todos os seus produtos. Seguindo a mentalidade de que menos é mais, a maçã não permite que seus usuários customizem seus aparelhos como ocorre em outras fabricantes. Não é possível, por exemplo, baixar um novo teclado ou mudar a fonte. Tudo isso reforça a mensagem de sofisticação transmitida pela Apple.

  1. Segurança

A cada lançamento a Apple enrijece suas políticas de privacidade para garantir mais segurança aos usuários. Os aplicativos disponíveis na App Store, por exemplo, passam por análises rigorosas até serem disponibilizado para download. Tudo isso para impedir a ação de malwares. 

O navegador da Apple, o Safari, possui tecnologia antirrastreamento e é equipado com inteligência artificial para evitar anúncios que tenham como base os produtos que você pesquisou. Segundo a fabricante, o sistema identifica o conteúdo usado por terceiros para rastrear o usuário e separa essa informação de dados de navegação. Assim, o que você acessa, só diz respeito a você mesmo.  Esse recurso é padrão e não precisa ser ativado nas configurações.

  1. Apple CarPlay

O sistema de espelhamento de tela para centrais multimídia foi criado pela Apple em 2014 para diminuir os acidentes de trânsito causados pelo uso de smartphones na estrada. Você pode usar o Google Maps ou o Waze no Apple CarPlay e ouvir músicas. 

Esse sistema é concorrente direto do Android Auto, mas se destaca pelas inúmeras funções, e pelo design simplificado. Afinal, quem está no trânsito não pode e nem deve dividir a atenção com aparelhos eletrônicos.

  1. Aplicativos são lançados primeiro na App Store

Embora a Apple cobre uma taxa alta para desenvolvedores lançarem seus apps em sua loja de aplicativos, a App Store funciona como uma vitrine para ganhar mais atenção e atrair o maior número de downloads possível. Tudo isso graças à confiança que os usuários têm nas análises criteriosas que os apps são submetidos e à organização da loja de aplicativos, que evidencia as novidades da semana e os apps mais baixados. Geralmente os desenvolvedores lançam uma versão para Android em seguida. 

  1. Facilidade para troca e revenda 
iPhone

Vários celulares são equipados com Android, mas apenas a Apple com o iOS. Ou seja, quem utiliza o sistema operacional Android, usado pela Samsung, LG e Motorola, não se apega à marca, sendo difícil fidelizar o cliente. Já quem utiliza o iOS, dispõe de um sistema único que só equipa os aparelhos lançados pela maçã. Se o sistema agradar, dificilmente o usuário troca um iPhone pelo smartphone da concorrência.

Além disso, os iPhones recebem atualizações mesmo após anos de seu lançamento, o que facilita a revenda, pois os aparelhos demoram mais para cair na obsolescência.  Na iCaiu, por exemplo, você pode vender o seu iPhone antigo e garantir um seminovo, em ótimo estado de conservação, por um preço atraente. E aí, você é do time iOS ou Android?

Mais Notícias

Todos os posts carregados