Saiba como usar o Apple Pay nas estações de trem do Rio de Janeiro

Com a tecnologia, usuários podem cadastrar o cartão de crédito no celular e pagar a tarifa do transporte ao aproximar o iPhone da catraca.

Publicado em: , por Thaís Augusto

SuperVia, empresa que administra os trilhos da cidade, libera pagamento por aproximação diretamente pelas catracas

Agora, passageiros das linhas de trem do Rio de Janeiro poderão substituir o bilhete pelo pagamento contactless, quando não há interação física entre o cliente com a maquininha de cartão. Isso significa que usuários do Apple Pay conseguem liberar o acesso ao embarque aproximando o smartphone (no caso de carteiras digitais) da catraca.

A novidade foi anunciada no final do mês de agosto pela SuperVia, empresa que administra as linhas de trem do Rio de Janeiro. Outros métodos de pagamento sem contato, como o Samsung Pay, Android Pay e cartões habilitados com a função contactless podem ser usados para o pagamento.

Neste primeiro momento, só cartões com a bandeira Visa cadastrados no Apple Pay conseguem substituir bilhetes. A tecnologia de pagamento por aproximação está presente em algumas estações da SuperVia desde 2018, mas, até então, usuários não podiam usar carteiras digitais. Eram aceitos apenas cartões de crédito, débito e pré-pago com a função contactless da bandeira Mastercard.

Com o recurso, usuários ganham mais agilidade e conveniência na rotina. Afinal, quem nunca esqueceu o cartão de embarque em casa ou correu para procurar um caixa eletrônico e sacar o dinheiro da passagem?

Quando chegar na estação de trem, o usuário só precisa aproximar o smartphone ou cartão de crédito da catraca. Em dispositivos móveis, a transação precisa ser confirmada com a impressão digital ou Face ID. O valor da tarifa é debitado automaticamente do limite de crédito ou da conta-corrente e não há cobranças de taxas adicionais.

A tecnologia tem potencial para diminuir filas, ao simplificar o embarque nas estações, e diminuir o contato das pessoas — num momento de distanciamento social. O pagamento por aproximação está presente em 36 estações de trem da SuperVia. Confira a lista:

  • Ramal Deodoro: Central do Brasil, Praça da Bandeira, São Cristóvão, Maracanã, Méier, Olímpica de Engenho de Dentro, Piedade, Cascadura, Madureira, Marechal Hermes e Deodoro;
  • Ramal Santa Cruz: Realengo, Mocidade/Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Campo Grande, Paciência e Santa Cruz;
  • Ramal Japeri: Ricardo de Albuquerque, Nilópolis, Edson Passos, Mesquita, Nova Iguaçu, Comendador Soares, Austin, Queimados e Engenheiro Pedreira;
  • Ramal Saracuruna: Bonsucesso, Penha Circular, Duque de Caxias, Gramacho, Jardim Primavera e Saracuruna;
  • Ramal Belford Roxo: Triagem, Coelho da Rocha e Belford Roxo.

No Rio de Janeiro, o preço do bilhete de trem é de R$ 4,70. Se quiser transitar entre trem, metrô ou ônibus, o usuário pode economizar com a integração, no valor de R$ 8,55.

Desde abril do ano passado, passageiros do MetrôRio também podem pagar a passagem com soluções de pagamento por aproximação. Caso seu cartão de crédito não tenha a função contactless, a dica é entrar em contato com o seu banco e solicitar uma nova via.

Dicas para usar o Apple Pay

Para configurar a carteira digital, o dispositivo precisa estar rodando a versão mais atual do sistema operacional. O Apple Pay pode ser habilitado no iPhone, iPad, Apple Watch ou Mac (para pagamentos online).

Se quiser usar o cartão em mais de um dispositivo, vai precisar adicionar os dados em cada um deles. Atualmente, o Apple Pay suporta cartões do Banco do Brasil (múltiplos e crédito Visa), Bradesco (crédito e débito Visa), Itaú e Porto Seguro.

Para usar a tecnologia no iPhone ou iPad, o usuário deve abrir o app Wallet e clicar no botão “Adicionar”. O próximo passo é o preenchimento de dados. Não se preocupe, o aplicativo sinaliza as informações necessárias.

Para usar o Apple Pay, é necessário adicionar cartões no app Wallet. Foto: Apple / Divulgação
Para usar o Apple Pay, é necessário adicionar cartões no app Wallet. Foto: Apple / Divulgação

Se quiser facilitar o processo, uma dica é “scannear” o cartão com a câmera do iPhone. Assim, as informações são preenchidas automaticamente e você só precisa confirmar a validade e o código de segurança. Quem preferir, pode escolher a opção “Inserir Cartão Manualmente”.

Toque no botão “Seguinte”, localizado no canto superior direito, e selecione como quer verificar o cartão de crédito. Para o Itaú, por exemplo, a confirmação acontece por aplicativo. Já o Banco do Brasil e Bradesco ativam o uso do cartão no Apple Pay por SMS.

Pronto! Comece a usar a sua carteira virtual. De acordo com a Apple, mais de 1 milhão de estabelecimentos no Brasil aceitam o pagamento por aproximação. Na hora de pagar, procure pelo adesivo NFC (Near Field Communication), tanto para compras físicas quanto onlines.

Procure pelo símbolo “Pagar com Pay” e comece a usar recurso para compras online. Foto: Apple / Divulgação
Procure pelo símbolo “Pagar com Pay” e comece a usar recurso para compras online. Foto: Apple / Divulgação

No caso do Apple Watch, as coisas mudam um pouco. Abra o app do relógio inteligente pelo iPhone e acesse a aba Meu Relógio. Em seguida, vá em Wallet e Apple Pay. Agora, adicione as informações do cartão — seguindo os mesmos passos do iPhone e iPad.

Para adicionar um cartão em modelos de Mac sem Touch ID integrado, o usuário deve acessar pelo iPhone o app Ajustes > Wallet, Apple Pay e ativar a opção “Permitir Pagamentos no Mac”.

Usuários também podem ativar Apple Pay no computador. Foto: Apple / Divulgação
Usuários também podem ativar Apple Pay no computador. Foto: Apple / Divulgação

Já em Macs com Touch ID, acesse Preferências do Sistema > Wallet e Apple Pay. Toque em “Adicionar Cartão” e siga o passo a passo. Quando estiver pronto pra comprar, procure pelo ícone do Apple Pay no site de vendas e, para confirmar a transação, coloque o dedo sob o Touch ID. Se o pagamento for confirmado, um “OK” aparecerá na tela.

Entre os sites que aceitam o Apple Pay estão Petlove, Evino, Ingresso.com e Hotel Urbano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Notícias

Todos os posts carregados