Com formato semelhante ao Microsoft Surface Duo, novo iPhone deve operar com duas telas independentes
RESUMO DA NOTÍCIA:
- Apple está testando um protótipo do iPhone dobrável e deve lançar aparelho em 2021
- Com design inspirado no Surface Duo, da Microsoft, Apple deve trabalhar com duas
telas independentes
- De acordo com o leaker Jon Prosser, Apple ainda não confia totalmente na tecnologia de telas dobráveis adotada por fabricantes como a Samsung
O iPhone dobrável está começando a sair do papel. Pelo menos, é o que garante o youtuber Jon Prosser, conhecido por adiantar lançamentos da Apple. De acordo com ele, um protótipo do iPhone dobrável em fase de testes vem circulando pelo campus da marca
— e com diferenças significativas em relação ao modelo da rival Samsung.
Os rumores indicam que a Apple aposta em um formato de smartphone similar ao do Surface Duo, lançado pela Microsoft. Desta forma, a marca dá preferência para dobradiças, e não para uma tela de fato dobrável. A Apple ainda estuda o desenvolvimento de um mecanismo que torne duas telas mais eficientes do que um display dobrável.
Na prática, o usuário do iPhone dobrável poderia “operar” com duas telas independentes. Isso pode facilitar a vida de desenvolvedores — para o lançamento do Galaxy Flip, por exemplo, a Samsung precisou adaptar centenas de apps e funções de navegação.
Ainda segundo Prosser, o novo smartphone criaria a ilusão de que há apenas um display, diferentemente do Surface Duo, que tem uma dobra aparente. Além disso, o protótipo do iPhone dobrável deve ser baseado no iPhone 11, que tem um construção em aço inoxidável.

Prosser ainda confirma que, internamente, a Apple acredita que adotar um formato semelhante ao Surface Duo é mais prático do que displays dobráveis. De acordo com a informação, a Apple ainda sente um certo receio com a tecnologia das rivais.
Oficialmente, a Apple não comentou o assunto. Os rumores de um iPhone dobrável não começaram agora e ganham força a cada novo lançamento da concorrência. Entre as fabricantes que garantiram seu modelo dobrável figuram Motorola, Huawei, Samsung e Microsoft. Já Google e Xiaomi planejam lançamentos para 2021.
Além das informações de Prosser, outra notícia vem reforçando os rumores de que a Apple planeja o lançamento do iPhone dobrável. O leaker Ice Universe afirmou na última
quinta-feira (11) que a Samsung Display, maior fabricante de telas OLED do mundo, vai
fornecer um “grande número” de displays dobráveis para a Apple.
Apesar da rivalidade no mercado de smartphones, Samsung e Apple são parceiras em diferentes níveis. Atualmente, a sul-coreana é a principal fornecedora de telas OLED para iPhones desde 2017.
Data de lançamento
Quem quiser ver o iPhone dobrável, vai precisar esperar até 2021. Além dos rumores de mercado, o youtuber Prosser deu indicações, pelo Twitter, de que o novo dispositivo da Apple está nos planos da companhia para o próximo ano.
Tudo começou quando o jornalista Gregory MacFadden escreveu que está “cada vez mais confiante em dizer que a Apple deveria fazer um celular dobrável”. Ele continuou dizendo que vem usando o Galazy Z Flip há quatro meses e se sente “bastante tranquilo da confiabilidade do aparelho”, sugerindo que a Apple criasse um dispositivo que une as qualidades do iPhone e do iPad.
Prosser respondeu à mensagem dizendo “É… sobre isso…”. Em seguida, MacFadden pediu a Prosser: “pisque duas vezes se a Apple estiver desenvolvendo um dobrável”, e o youtuber confirmou o rumor.

Durante a conversa, outro usuário chegou a questionar Prosser sobre a data de lançamento do iPhone dobrável. “Pisque duas vezes se estiver chegando neste ano”. Em resposta, recebeu um gif negando a informação.
Foi Prosser que adiantou o lançamento do novo iPhone SE e desde então o youtuber vem ganhando notoriedade com suas informações sobre a Apple.