O iPhone é a galinha dos ovos de ouro da Apple. O design minimalista e o cuidado com os detalhes, características de todos os eletrônicos da fabricante, são divisores de água na indústria de tecnologia, guiando e pautando os lançamentos da concorrência. Embora tenha um bom custo-benefício, os iPhones podem apresentar problemas tão comuns quanto os da concorrência, principalmente quando o assunto é bateria. Por isso, a iCaiu vai te ajudar com algumas alternativas quando o seu iPhone parar de carregar. Confira nossas dicas abaixo.
1 – Utilize um carregador com fio
Embora o wireless seja muito útil, o sinal enviado ao iPhone pode prejudicar o carregamento do aparelho, especialmente quando ocorrem interferências na comunicação entre os dois. Portanto, se estiver tentando carregar em uma fonte sem fio, vale a pena testar o carregamento da forma tradicional para se certificar que o defeito não está no aparelho.
2 – Porta de carregamento obstruída
Geralmente não nos preocupamos em fazer uma limpeza minuciosa nos aparelhos celulares, ainda que o levemos para todos os lugares, até para o banheiro! Se a sujeira da tela é a única a chamar sua atenção, comece a observar a quantidade de pó que invade a porta de carregamento do iPhone.
Embora a poeira pareça ser inofensiva e corriqueira, acredite, não é! Isso porque resíduos de pelos, fiapos de roupa e ouros, pode dificultar a conexão entre o aparelho e o cabo. Para tirar a dúvida e dar aquele talento no aparelho, o ideal é fazer a limpeza com uma escova de dente limpa e seca. Você vai se surpreender com a quantidade de sujeira que ocupa um espaço tão pequeno. Após limpar a entrada, basta conectá-lo novamente à fonte de energia. Se tudo voltar ao normal, esse era mesmo o problema.
3 – Será que o problema não é a tomada?
É comum nos desesperarmos quando a bateria está dando adeus e nada do celular carregar, não é? Mas o ideal para situações como esta é testar diferentes fontes de energia para entender se o problema é mesmo no celular. Se estiver carregando no computador, experimente mudar a entrada do USB.
4 – Acessório pirata
Não adianta comprar carregador pirata e depois reclamar do carregamento, hein? É importantíssimo para a saúde do celular e para a sua segurança, utilizar apenas acessórios originais, testados e certificados pela Apple.
Os acessórios não homologados não cortam a energia quando o aparelho termina de carregar, o que sobrecarrega a bateria e culmina em descargas elétricas.
Nos piores casos, os aparelhos, já superaquecidos, explodem, ferindo gravemente os usuários com queimaduras de 2º e 3º grau. Não vale a pena pagar pra ver.
5 – Restaure o aparelho
Se você já tentou limpar a entrada do carregador, não está usando um acessório pirata e já testou todas as fontes de energia possíveis, chegou a hora de restaurar o aparelho à configuração de fábrica nos ajustes. Mas faça o backup antes para não perder nada, hein? Quando o seu aparelho reiniciar, será como ligá-lo pela primeira vez.
Vai precisar de reparo?
Em alguns casos, a bateria está tão comprometida, que não há nenhuma medida paliativa eficaz. Se você já tentou todas as alternativas citadas acima, inclusive voltou o aparelho para as configurações de fábrica, e não funcionou, provavelmente você precisará da expertise de um técnico. Se este for o seu caso, basta levar seu aparelho em uma das 21 lojas da iCaiu em São Paulo e Rio de Janeiro. Faça uma simulação aqui!