Compras online: 3 dicas eficazes para evitar armadilhas online

Atente-se para estes tópicos antes de fornecer seus dados na internet.

Publicado em: , por Bia Lemos

Em um passado não tão distante, muitas pessoas preferiam deixar de comprar um determinado produto do que arriscar em uma compra online. Felizmente, com o passar do tempo os e-commerces se fortaleceram e turbinaram a segurança para atrair essa parcela mais cautelosa de consumidores. Hoje, as vendas online de pequenas e grandes varejistas representam uma boa fatia do mercado, mas ainda assim existem riscos. 

Já pensou na dor de cabeça de comprar um iPhone e receber um tijolo no lugar? Pois é, muita gente enfrenta problemas do tipo — ainda que situações como essa tenham ficado mais raras graças às tecnologias que nos permitem verificar a procedência dos sites. A boa notícia é que existem dicas simples que podem ser adotadas no dia a dia para evitar fraudes. Separamos as principais para você!

Certificado de Segurança

Essa é uma das dicas mais fáceis da nossa lista! Ao acessar o site em que pretende fazer uma compra, verifique se há um cadeado na barra de endereços, ele indica que a página utiliza criptografia para proteger dados valiosos como números de documento e de cartões de crédito. Se o site não possuir o ícone, não arrisque!

Reputação

Reclame Aqui iCaiu

Se você pretende fazer compras pela primeira vez em um site e não conhece nada sobre a loja, calma! Nossa dica é que você faça uma busca pela página no Reclame Aqui, antes de fechar a compra. O Reclame Aqui é um portal que reúne queixas de consumidores insatisfeitos sobre produtos e serviços oferecidos por empresas dos mais variados portes. Basta digitar o nome da loja na barra de pesquisa e ler os comentários de clientes como você. O mais legal é que neste portal você encontra o índice de reputação da empresa, além das taxas de resolução.

Se a sua intenção for abrir uma reclamação em um órgão oficial, pode visitar o Portal do Consumidor, um serviço público e gratuito que permite a interlocução entre clientes e empresas.

Preço

Descontos inacreditáveis? Cuidado, o barato sai caro. Já pensou como seria incrível se a Apple anunciasse os novos iPhones por preço de custo? Pois é, mas isso provavelmente nunca vai acontecer, então por que um revendedor adotaria essa postura?

Se já está de olho em um produto e está apenas esperando promoções relâmpago para garantir o seu, vale a pena monitorar o valor em uma extensão confiável, como o Buscapé, que compara os valores do mesmo produto em várias lojas. 

E se mesmo após comparar os preços os descontos ainda não forem suficientes, você pode se interessar por um seminovo da Apple vendido no site da iCaiu. Todos os aparelhos são rigorosamente avaliados e chegam ao consumidor em excelente estado de conservação, pode confiar.

Mais Notícias

Todos os posts carregados