Como um sinal percebido por um dos nossos cinco sentidos, o som é — sem sombra de dúvidas — uma das percepções mais importantes para o ser humano.
No processo evolutivo, acredita-se que o som tenha sido fundamental para a detectação do perigo, orientação, caça e comunicação.
E mesmo hoje, no auge da tecnologia, é praticamente impossível viver sem som. Eles, os sons, estão presentes nas nossas músicas, vídeos e games favoritos. Mas o que fazer quando problemas no áudio do seu iPhone aparecem?
Para resolver esta questão, preparamos este conteúdo. Siga agora este passo a passo exclusivo e resolva o problema no áudio do seu iPhone!
1 – Confira os ajustes de áudio
Antes de mais nada, é preciso fazer duas verificações simples e que podem ser responsáveis pelo bloqueio do som do seu iPhone:
- Verifique a chave lateral: pode parecer algo bobo, mas a chave que fica na lateral do seu iPhone pode ter sido pressionada sem que você se desse conta, ocasionando o problema. Neste caso, apenas um toque e caso resolvido!;
- Verifique a função “Não Perturbe”: para desativar a função “Não Perturbe” é muito simples: abra a Central de Controle e toque no ícone de lua. Pronto!

2 – Faça um teste em um app com som
Que tal fazer um teste com um aplicativo com som? Então, clique no seu app de músicas favorito e escolha “aquela canção” para dar sorte.

E aí, conseguiu ouvir? Caso negativo, siga para as próximas etapas!
3 – Limpe os receptores e alto-falantes
O próximo passo é retirar os protetores de tela, películas ou capas do seu aparelho. Observe se a abertura do alto-falante ou receptor estão sujos ou obstruídos.

Se precisar, faça uma limpeza muito cuidadosa, pois um pouco a mais de força e produtos errados podem prejudicar definitivamente o seu celular.
Quer saber a maneira certa de limpar o seu iPhone? Aprenda como limpar o seu iPhone da forma correta clicando aqui.
4 – Faça uma ligação
Agora, faça uma ligação com o seu iPhone. Eu sei, pode parecer antiquado em tempos que ninguém telefona, mas manda mensagens no WhatsApp. Mas faça isso agora, e coloque no viva-voz.

Está ouvindo alguma coisa? Algum ruído?
Caso positivo, você pode estar com um problema na rede ou sinal. Neste caso, dê uma volta e tente de novo em um lugar com melhor sinal ; )
5 – Use um fone de ouvido
Conecte um fone de ouvido no seu iPhone e faça, mais uma vez, o teste com a reprodução de uma música ou vídeo.

Funcionou? Caso positivo, alerta: isso significa que o problema pode ser a saída de som do seu celular.
6 – Desative o Bluetooth
Verifique se o seu aparelho está conectado a um dispositivo de som por meio do Bluetooth. Está?

Se o seu bluetooth estiver ligado, desligue agora mesmo, pois o áudio do seu aparelho deve estar sendo reproduzido em outro lugar. Faça o teste novamente.
7 – Reinicie o seu iPhone
Se você seguiu todo o nosso passo a passo, resta agora uma alternativa: reiniciar o seu celular. Sem perda de tempo, reinicie o seu iPhone.

Agora que o seu iPhone ligou novamente, tente mais uma vez reproduzir algum som. E aí, deu certo? Parabéns!
Mas, se você seguiu todas as nossas orientações acima e, mesmo assim, continua com problemas de áudio no seu iPhone, o problema pode ser no auricular ou na placa lógica do aparelho. Muitos iPhones 7 e 7 Plus apresentam problemas no áudio dessa natureza conforme noticiado pelo Cnaltech aqui. Mas fique calmo, nem tudo está perdido. Com a realização da troca do auricular ou realizando um reparo em placa, o iPhone volta a funcionar normalmente.
Se esse é o seu caso, entre em contato agora mesmo com a equipe da iCaiu. Somos uma Assistência Técnica Apple Especializada e trabalhamos com o melhor conserto de iPhones com problema de som com agilidade, qualidade e melhor custo-benefício.
Conte com a gente sempre!