Problemas no áudio do seu iPhone? Saiba o que é e como resolver

iPhone com problema no áudio? Você já está se perguntando se é preciso reparo em placa? Relaxa, descubra como resolver o problema do seu iPhone sem áudio

Publicado em: , por Lucas Eliel

Mulher com as mãos na cabeça em frente a um macbook

Como um sinal percebido por um dos nossos cinco sentidos, o som é — sem sombra de dúvidas — uma das percepções mais importantes para o ser humano.

No processo evolutivo, acredita-se que o som tenha sido fundamental para a detectação do perigo, orientação, caça e comunicação.

E mesmo hoje, no auge da tecnologia, é praticamente impossível viver sem som. Eles, os sons, estão presentes nas nossas músicas, vídeos e games favoritos. Mas o que fazer quando o áudio do seu iPhone para de funcionar?

Para resolver esta questão, preparamos este conteúdo. Siga agora este passo a passo exclusivo e resolva o problema no áudio do seu iPhone!

1 – Confira os ajustes de áudio

Antes de mais nada, é preciso fazer duas verificações simples e que podem ser responsáveis pelo bloqueio do som do seu iPhone:

  1. Verifique a chave lateral: pode parecer algo bobo, mas a chave que fica na lateral do seu iPhone pode ter sido pressionada sem que você se desse conta, ocasionando o problema. Neste caso, apenas um toque e caso resolvido!;
  2. Verifique a função “Não Perturbe”: para desativar a função  “Não Perturbe” é muito simples: abra a Central de Controle e toque no ícone de lua. Pronto!
Mãos de um homem mexendo em um iPhone
Chave lateral e “Não Perturbe” podem ser a causa de iPhone sem volume.

2 – Faça um teste em um app com som

Que tal fazer um teste com um aplicativo com som? Então, clique no seu app de músicas favorito e escolha “aquela canção” para dar sorte.

mão de uma mulher segurando um iPhone 5 com vários aplicativos na tela
Clique em um app de música.

E aí, conseguiu ouvir? Caso negativo, siga para as próximas etapas!

3 – Limpe os receptores e alto-falantes

O próximo passo é retirar os protetores de tela, películas ou capas do seu aparelho. Observe se a abertura do alto-falante ou receptor estão sujos ou obstruídos.

Observe a abertura do alto-falante e receptor do seu iPhone.
Observe a abertura do alto-falante e receptor do seu iPhone.

Se precisar, faça uma limpeza muito cuidadosa, pois um pouco a mais de força e produtos errados podem prejudicar definitivamente o seu celular.

Quer saber a maneira certa de limpar o seu iPhone? Aprenda como limpar o seu iPhone da forma correta clicando aqui.

4 – Faça uma ligação

Agora, faça uma ligação com o seu iPhone. Eu sei, pode parecer antiquado em tempos que ninguém telefona, mas manda mensagens no WhatsApp. Mas faça isso agora, e coloque no viva-voz.

iPhone ao lado de um telefone vintage vermelho
Coisa do passado? Faça uma ligação e teste o som do seu iPhone.

Está ouvindo alguma coisa? Algum ruído?

Caso positivo, você pode estar com um problema na rede ou sinal. Neste caso, dê uma volta e tente de novo em um lugar com melhor sinal ; )

5 – Use um fone de ouvido

Conecte um fone de ouvido no seu iPhone e faça, mais uma vez, o teste com a reprodução de uma música ou vídeo.

mulher com roupa de academia ouvindo música no fone de seu iPhone
Tente ouvir uma música com o fone de ouvido conectado.

Funcionou? Caso positivo, alerta: isso significa que o problema pode ser a saída de som do seu celular.

6 – Desative o Bluetooth

Verifique se o seu aparelho está conectado a um dispositivo de som por meio do Bluetooth. Está?

mulher com camisa xadrez mexendo no iPhone
Bluetooth ligado pode estar por trás do IPhone sem som.

Se o seu bluetooth estiver ligado, desligue agora mesmo, pois o áudio do seu aparelho deve estar sendo reproduzido em outro lugar. Faça o teste novamente.

7 – Reinicie o seu iPhone

Se você seguiu todo o nosso passo a passo, resta agora uma alternativa: reiniciar o seu celular. Sem perda de tempo, reinicie o seu iPhone.

Homem segurando um iPhone 5 em frente a um macbook
Os problemas de som persistem? Reinicie o seu iPhone.

Agora que o seu iPhone ligou novamente, tente mais uma vez reproduzir algum som. E aí, deu certo? Parabéns!

Mas, se você seguiu todas as nossas orientações acima e, mesmo assim, continua com problemas de áudio no seu iPhone, o problema pode ser no auricular ou na placa lógica do aparelho. Muitos iPhones 7 e 7 Plus apresentam problemas no áudio dessa natureza conforme noticiado pelo Cnaltech aqui. Mas fique calmo, nem tudo está perdido. Com a realização da troca do auricular ou realizando um reparo em placa, o iPhone volta a funcionar normalmente.

Se esse é o seu caso, entre em contato agora mesmo com a equipe da iCaiu. Somos uma Assistência Técnica Apple Especializada e trabalhamos com o melhor conserto de iPhones com problema de som com agilidade, qualidade e melhor custo-benefício.

Conte com a gente sempre!

Mais Notícias

Todos os posts carregados