Vem aí o iOS 14! Fique por dentro de tudo que a atualização traz para o iPhone

A Apple anunciou as novidades do iOS 14, próximo sistema operacional da marca. Com atualização, usuários têm uma Siri mais inteligente e apps redesenhados.

Publicado em: , por Thaís Augusto

Mãos de homem tatuado mexendo num teclado de mac com um iPhone 11 cheio de apps do iOS 14

Usuários poderão assistir vídeos em segundo plano, mandar áudios via Siri e checar quando apps tentam acessar câmera ou microfone sem autorização

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Apple anunciou novidades do iOS 14, próximo sistema operacional da marca
  • O redesign de aplicativos é aposta da gigante de Cupertino
  • Com a atualização do iOS, usuários poderão mandar mensagem de áudio via Siri

Novos widgets para aplicativos, uma Siri (ainda) mais inteligente e atualização do app Casa, que promete conectar seus acessórios inteligentes ao iPhone — assim, você controla tudo com um toque. As novidades do iOS 14 foram anunciadas pela Apple durante o keynote 100% digital do Worldwide Developers Conference (WWDC), evento de abertura que antecipa a conferência para desenvolvedores de setembro, famosa pelo lançamento dos novos iPhones.

Neste ano, entretanto, a Apple já confirmou que o WWDC será empurrado para outubro — como informamos aqui junto com as novidades que devem ser anunciadas — em razão da pandemia do novo Coronavírus que acabou atrasando a entrega de fornecedores da marca. Enquanto isso, desenvolvedores podem aproveitar a versão beta do novo iOS para encontrar pequenas falhas a serem corrigidas e “segredos” escondidos no código do sistema operacional.

Conheça todas as novidades da prévia do iOS 14:

App Clips

O Clips mostra uma versão simplificada de aplicativos ao permitir o download de um “cartão” para que o usuário use as principais funcionalidades do app sem a necessidade de baixá-lo por completo. Isso significa que dá pra chamar um carro, comprar comida ou alugar uma bike com mais facilidade.

Pelo Clips, será possível logar automaticamente e realizar pagamentos pelo Apple Pay.

Aplicativo Clips do iOS 14 permite que usuários usem principais funcionalidades de apps sem a necessidade de download
Clips permite que usuários usem principais funcionalidades de apps sem a necessidade de download. Foto: Apple

Widgets na Tela de Início

Os widgets funcionam como atalhos — usuários podem adicioná-los na Tela de Início do aparelho para acessar rapidamente os apps. Para a atualização iOS, a Apple decidiu redesenhar completamente os elementos, priorizando informações úteis.

Dá pra escolher o tamanho do widget e até adicionar um Conjunto Inteligente, criado automaticamente com base nos apps que você mais usa.

Biblioteca de aplicativos

Aqui, a proposta é permitir que usuários organizem todos os apps em uma visualização simples e fácil de navegar. Com a biblioteca, os apps são organizados por categorias ou frequência de uso.

Safari

Mas inteligente, o navegador vai disponibilizar relatórios de privacidade para que usuários saibam como os sites lidam com seus dados. O Safari também vai alertar usuários sobre senhas salvas e não seguras — com técnicas de criptografia, a Apple consegue verificar se sua credencial foi comprometida em um vazamento de dados.

Siri

A assistente virtual mais famosa do mundo está com uma nova aparência: apostando num visual mais compacto, a Apple quer que usuários conversem com a Siri sem perder o foco no que estão fazendo.

Com o iOS 14, usuários poderão enviar mensagens de voz para amigos e familiares usando a Siri. Além disso, a assistente será aprimorada para saber “20x mais fatos do que há três anos”.

Novo iOS 14 traz novo design da Siri que deixa a assistente virtual mais compacta
Novo design da Siri deixa assistente virtual mais compacta. Foto: Apple

AirPods

No iOS 14, usuários podem alternar a conexão do AirPods entre dispositivos sem precisar conectá-los manualmente. Eles também recebem notificações de bateria fraca para saber exatamente quando carregar os fones de ouvido sem fio.

Mensagens

Em breve, usuários poderão fixar conversas no topo do app Mensagens. Na atualização do iOS, nomes mencionados no bate-papo passam a aparecer em destaque e usuários recebem até notificações quando alguém o citar na conversa.

Já para grupos, será possível incluir imagens ou Memojis como foto de perfil. O app Mensagens também vai agrupar respostas a um determinado comentário, facilitando a visualização da conversa. Outra funcionalidade permite que usuários respondam a mensagens específicas.

Apesar de não ser popular no Brasil, o aplicativo Mensagens é muito usado para troca de mensagens em países como os Estados Unidos. No exterior, o app funciona como o WhatsApp.

Chamadas compactas

Hoje, ao receber uma ligação, a interface da chamada ocupa a tela inteira do iPhone — o que pode ser um incômodo para muitos usuários. Na nova versão do iOS, a Apple criou um design compacto para que as chamadas apareçam como uma simples notificação.

Novo iOS 14 traz chamadas que não ocuparão mais a tela inteira do iPhone
Chamadas não ocuparão mais a tela inteira do iPhone. Foto: MacRumors / Reprodução

Mapas

Uma atualização do aplicativo vai permitir que usuários procurem rotas de ciclovias, ciclofaixas e estradas. O Mapas também vai sinalizar obstáculos como ruas movimentadas, vias íngremes, escadas e elevações. Já para os donos de carros elétricos, a Apple quer apontar locais para recarregar o veículo.

Está preparando uma viagem? O Mapas agora vem com um guia recheado de recomendações, incluindo lugares para comer, comprar ou visitar. A curadoria é realizada por editores da Apple e a promessa é de que o aplicativo seja atualizado com locais de todo o mundo.

Casa

No iOS 14, o aplicativo será atualizado com reconhecimento facial para que câmeras de vídeos conectadas ao iPhone consigam identificar pessoas que estão marcadas no app Fotos.

Já era possível conectar eletrodomésticos inteligentes com o Casa, como cafeteiras e máquinas de lavar, mas agora o aplicativo também sugere automações inteligentes como “ligar luzes ao chegar na residência”.

Picture in Picture (PiP)

O recurso permite a reprodução de vídeos em segundo plano enquanto o usuário navega por outro aplicativo. No caso do novo iOS, usuários poderão usar o PiP enquanto assistem um vídeo ou conversam pelo FaceTime — é o mesmo formato usado por WhatsApp, YouTube e Netflix.

Usuários do iOS 14 poderão assistir vídeos em segundo plano
Usuários do iOS 14 poderão assistir vídeos em segundo plano. Foto: Apple

Chaves do carro

Já falamos do novo aplicativo aqui. O CarKeys permite que usuários cadastrem chaves digitais no iPhone para destravar e ligar o carro usando apenas o smartphone.

O app também permite o compartilhamento temporário de chaves com outros usuários e os comandos pelo CarKey funcionam até cinco horas depois que a bateria do iPhone acabar.

Privacidade

Com a versão atualizada do iOS, o usuário consegue verificar as práticas de privacidade de cada app antes do download. Um novo indicador também informa se o app está usando o microfone ou câmera do usuário — para checar o histórico, basta entrar na Central de Controle.

A Apple também vai disponibilizar a opção de compartilhamento apenas da localização aproximada do usuário, “perfeito para apps de notícias locais ou previsão do tempo”, segundo a marca.

Quem recebe a atualização do iOS?

A nova versão do iOS deve chegar aos usuários entre os meses de setembro e dezembro deste ano, mas nem todos os iPhones serão compatíveis com a atualização. Segundo a Apple, o novo iOS 14 será disponibilizado para 16 modelos. Confira a lista:

  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 6s
  • iPhone 6s Plus
  • iPhone SE (1ª geração)
  • iPhone SE (2ª geração)
  • iPod touch (7ª geração)

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e assine nossa newsletter para receber em seu e-mail conteúdo de qualidade sobre o universo Apple.

Mais Notícias

Todos os posts carregados