App do SUS alerta sobre contágio do novo coronavírus pelo celular

O App Coronavírus – SUS alerta donos de Android e iPhone sobre possível contágio pela Covid-19 causado pela proximidade de pessoas que testaram positivo.

Publicado em: , por Raphael Renucci

Aplicativo Coronavírus - SUS

No final de julho, o Ministério da Saúde informou que os brasileiros contarão com uma tecnologia que alerta para o contágio pelo novo coronavírus através do app gratuito, Coronavírus – SUS. O app que já foi baixado por cerca de 10 milhões de pessoas, passou a oferecer essa função aos usuários de Android no dia 31/07 e deverá nos próximos dias ser disponibilizada para os donos de iPhone por meio de uma atualização.

Segundo o site Techtudo em seu artigo publicado no mesmo dia em que a nova função foi disponibilizada para Android, essa novidade é fruto de uma parceria entre as gigantes da tecnologia – e competidoras – Apple e Google. Essa parceria teve como proposito desenvolver uma forma para que os usuários pudessem ficar cientes de possíveis contatos com pessoas que testaram positivo para a Covid-19.

Aplicativo Coronavírus - SUS alerta para possível contágio pela Covid-19
Telas do recurso de notificação de exposição no app Coronavíru-SUS (Captura: Rui Maciel)

De acordo com o Ministério da Saúde, essa tecnologia “será um fator essencial da transição da população para a vida cotidiana e, ao mesmo tempo, auxilia a gerenciar o risco de novos surtos”.

Como o App realiza o rastreio de pessoas contaminadas

Primeiramente precisamos entender como um aparelho consegue identificar que esteve perto de outro aparelho. Para que isso seja possível, o chip de bluetooth presente nos celulares se comunica com os demais aparelhos ao seu redor fazendo com que este identifique a presença de outro celular. Desta forma, a tecnologia desenvolvida pelas duas empresas faz uma varredura e armazena o registro de todos os smartphones que chegaram perto do aparelho em um raio de até 2 metros pelo período de 5 minutos.

Vale ressaltar que esse sistema não guarda qualquer informação pessoal do dono do aparelho como nome ou número de telefone. Quando uma pessoa testa positivo, o app leva em consideração a informação – não identificável – para alertar todos os smartphones que a têm salva na memória de acordo com o Techtudo.

A partir daí, cabe ao Ministério da Saúde fazer o cruzamento entre o exame informado pela pessoa e os registros integrados da plataforma de vigilância (e-SUS Notifica) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

O ministério alerta, porém, que isso não significa que a pessoa que esteve próxima a outra que testou positivo para Covid-19 está automaticamente contaminada, mas que a medida é apenas uma forma de prevenção e alerta para que o usuário reforce os cuidados como o uso de máscara e higiene. Contudo, a pasta alerta para que caso o usuário comece a demonstrar sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, perda do paladar e oufato, ou falta de ar, que procure o serviço de saúde mais próximo.

Vale ressaltar que este recurso pode ser desativado pelos donos de smartphones a qualquer instante.

Segurança de dados e privacidade

Como mencionado anteriormente, o sistema criado pela Apple e pelo Google prioriza a privacidade dos usuários, não armazenando dados pessoais. Além disso, a tecnologia não utiliza informações de geolocalização o que torna impossível determinar as movimentações dos donos dos aparelhos.

Foto parceria logo Apple e logo Google sobre aplicativo Coronavírus - SUS
Apple e Google se unem em iniciativa contra a propagação do coronavírus — Foto: Divulgação/Apple

De acordo com o Techtudo, o aplicativo do SUS não acessa nenhuma informação pessoal como nome, CPF ou número de telefone, que ficam armazenados no aparelho do usuário de forma criptografada não permitindo a eventual interceptação de comunicações acessar o teor dos registros como ocorre, por exemplo, com as conversas do WhatsApp.

Essa novidade poderá contribuir muito para que nós possamos combater a disseminação da Covid-19 tal qual nos permitir ter um maior cuidado quanto à nossa saúde e segurança.

E você, já baixou o apicativo Coronavírus – SUS? Gostou dessa ótima iniciativa por parte da Apple e do Google? Compartilhe e converse com seus amigos e familiares. Juntos nós conseguiremos superar essa terrível crise sanitária que vivemos.

Mais Notícias

Todos os posts carregados